Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: sistema de duas baterias

Re: sistema de duas baterias 09 Out. 2008 16:47 #21

  • chip
  • Avatar de chip
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • vamos tentar ajudarmo-nos
  •   
  • Mensagens: 379
  • Agradecimentos 1
asena escreveu:
Olhe para as "tripas" do seu carregador, e veja à saída do transformador e da rectificadora, quantos Volts lá abundam.

Provavelmente poderá usar a placa que faz o controlo de carga.

Veja lá o que acha por dentro da caixa, e diga-nos.

boas tardes

então é assim, na saída do rectificador tenho +-14V, quanto à placa de controlo tem 5 leds para indicação de carga da bateria, 3 ou 4 transistores e um Lm318 mais umas resistencias
um abraço

bem hajam

Re: sistema de duas baterias 09 Out. 2008 17:34 #22

  • asena
  • Avatar de asena
  • DESLIGADO
  •   
  • Mensagens: 86
  • Agradecimentos 1
Como o carro quando está a trabalhar, faz o alternador debitar mais de 13.5V, eu usari essa placa controladora para carregar essa bateria secundária.

Fica logo com um carregador para essa bateria, e não precisa de se ralar se ela está já carrega ou não. É tudo gerido automáticamente.
pelo menos assim presumo, pois pelo ampop e transistores, devem estar aí para fazer o corte da carga.

Assim, se o carro estiver a trabalhar,carrega-lhe a bateria. Se estiver parado não carrega. Vamos supor que a placa do carregador tem uma tensão mínima de funcionamento, e que esta se situa abaixo dos ~12.5V (carro desligado).
Cumprimentos,

António Sérgio Sena

Tlm.: +351.967.033.209
Fax.: +351.236.215.256

SENAengenharia - http://www.senaeng.com

- Soluções em Sistemas Electrónicos e de Microcontroladores.

- Formação em Microcontroladores PIC

.

Re: sistema de duas baterias 11 Out. 2008 11:24 #23

  • chip
  • Avatar de chip
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • vamos tentar ajudarmo-nos
  •   
  • Mensagens: 379
  • Agradecimentos 1
bons dias

estive a pesquizar e só encontro esquemas com alimentação a +- 18V.

será que não há no "bolso" um esquema sobre um controlador com alimentação a 13,5 V que desligue o carregamento quando a bateria está carregada com o dito sistema ampop?

já agora não danificava o carregador que eu tenho, até porque segundo "sondei" ele é manhoso (produto chines) e não tenho muita confiança no circuito. (julgo que não desliga o carregamneto)

se alguém me puder facultar um esquema engenhoso eu faria um para o meu sistema
um abraço

bem hajam
Última Edição: 11 Out. 2008 11:26 por chip.

Re: sistema de duas baterias 11 Out. 2008 22:09 #24

  • JPRR
  • Avatar de JPRR
  • DESLIGADO
  •   
  • Mensagens: 37
ora boas...
se calhar pode-se obter algum resultado positivo, sem ser necessario nenhum sistema complexo e comfuso para carregar uma bateria...
... vou dar uma sugestão... que para mim resolveria a situação de uma forma simples e barata...

....relembrando... se você tem um relé instalado no carro que, quando o motor do veiculo está a trabalhar esse relé liga e permite que o mesmo alternador carregue as duas baterias em simultaneo, mas em que, a maior parte das vezes a bateria de 100AH terá um diferencial de potencial inferior à bateria de 70AH,... eu sugeria que você limitásse essa corrente de carga da bateria de 100AH, para não descarregar de forma rápida a bateria de 70A, (quando por exemplo a bateria de 100 amperes está com uma carga muito baixa)
faça o seguinte:
... mantenha esse relé como está,.. mas em série (portanto no cabo que liga ao positivo da bateria de 100amperes) ponha uma resistencia de alta potência para limitar a sua carga, e pode-se fazer esta resistencia de uma forma simples,... com lampadas dos farois dianteiros dos automoveis e pode-se por uma, duas ou mais lampadas ligadas em paralelo... conforme a carga maxima que se queira que a bateria carregue
exemplo uma lampada de 12v 60w quando ligada de forma normal deixa passar uma corrente de 5 amperes (volts x amperes = potencia - ou seja - 12 x 5 = 60)
portanto usar uma só lampada no máximo carregaria 5 amperes hora, mas claro pode-se usar mais do que uma, ligadas em paralelo conforme a carga que se pretende aplicar na bateria de 100A depois seria tudo uma questão de ensaio
de forma a proteger as lampadas pode-se colocá-las numas caixa arejada e isolada

claro que isto é uma solução simples , existe outras por exemplo colocar outro alternador( se houver espaço) só para carregar a bateria de 100A,... há quem o faça por exemplo quem tem vários amplificadores de audio no carro neste caso um só alternador é insuficiente...

caro amigo isto foi só uma ideia minha, simples para o tentar ajudar, mas lembre-se nem sempre os sistemas mais complexos são os melhores... ;)
... só faltava alguem se lembrar controlar a carga da bateria por computador... :lol:

Re: sistema de duas baterias 12 Out. 2008 09:10 #25

  • chip
  • Avatar de chip
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • vamos tentar ajudarmo-nos
  •   
  • Mensagens: 379
  • Agradecimentos 1
BOAS JPRR

a sua solução acho-a pertinente e simples. obrigado pela dica

agora o que acha de um diodo. lembrei-me noutra altura de um diodo de potencia por ex. 50A, não sei em termos técnicos se é muito ou pouco. este ligado ao polo + da bateria depois do contacto do relé ou antes acho que é igual.
um abraço

bem hajam

Re: sistema de duas baterias 12 Out. 2008 14:17 #26

  • JPRR
  • Avatar de JPRR
  • DESLIGADO
  •   
  • Mensagens: 37
chip escreveu:
BOAS JPRR

agora o que acha de um diodo. lembrei-me noutra altura de um diodo de potencia por ex. 50A, não sei em termos técnicos se é muito ou pouco. este ligado ao polo + da bateria depois do contacto do relé ou antes acho que é igual.


... se bem estou a entender, esta a referir colocar um diodo no cabo (+) que carrega a bateria de 100Amperes? ... é isso?
se for isso não será solução,.... mas talvez colocar dois, ( convem ser diodos com uma amperagem superior à fonte) um para a bateria de 70A e outro para a bateria de 100A, sendo desnecessario neste caso o relé,... isto permite que o alternador carregue as duas baterias em simultaneo e quando este não está a trabalhar não haja um recuo de corrente de nenhuma bateria para a outra quando uma delas se apresentar com uma voltagem inferior devido a estar a ser usada a sua carga,... mas há aqui um problema é que usando diodos há uma quebra de tensão, cerca de 0.5 volt, penso que este valor pode variar de diodo para diodo
mas não há melhor como pôr isto em pratica porque nem sempre a teoria corresponde à realidade

um alternador quando está em funciomanento normalmente atinge uma voltagem na ordem dos 14 ou 15 volts...( o do meu carro quando em funcionamento tem uma voltagem de 14.5 volts e parado fica proximo dos 13volts, estes valores são retirados com um multimetro digital nos terminais da bateria tanto em funcionamento como em parado)
se você está inclinado pró lado dos diodos faça a experiencia
...talvez esta quebra de tensão dos diodos não seja muito significativa , verifique a voltagem da sua bateria quando o alternador está em funcionamento e quando este está parado e verifique a quebra de tensão com os diodos ligados e veja se as baterias recebem carga

o melhor é experimentar... colocar o plano em pratica,.. tenho quase a certeza que funciona... e digo porquê, tenho um familiar que tem uma embarcação que tem 3 (três) baterias, duas de 90Amperes(ligadas em paralelo) que destina-se à iluminação e ao motor de arranque, em que por meio de um grande interruptor pode comutar para uma, ou para a outra, ou para as duas permitindo assim que haja sempre uma carregada para acionar o motor, e a outra de 70 amperes alimenta a parte electronica (GPS, Radar,...)... esta tambem ligada em paralelo tem um diodo em que permite receber carga das outras baterias e do alternador mas não permite que mais nada consuma corrente desta bateria,... o mesmo alternador carrega as três baterias em simultaneo

espero ter ajudado nalguma coisa :)

Re: sistema de duas baterias 12 Out. 2008 20:02 #27

  • chip
  • Avatar de chip
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • vamos tentar ajudarmo-nos
  •   
  • Mensagens: 379
  • Agradecimentos 1
ver se percebi o raciocinio

uma vez que a bateria do veículo de 70A coloco aí um diodo de 75A?

a da celula como é de 100A coloco um diodo de 110A, é mais ou menos isso?
um abraço

bem hajam

Re: sistema de duas baterias 12 Out. 2008 21:35 #28

  • JPRR
  • Avatar de JPRR
  • DESLIGADO
  •   
  • Mensagens: 37
chip escreveu:
ver se percebi o raciocinio

uma vez que a bateria do veículo de 70A coloco aí um diodo de 75A?

a da celula como é de 100A coloco um diodo de 110A, é mais ou menos isso?


não,... quando falei em fonte queria eu dizer alternador,... se o seu alternador é de 60 amperes como atrás referiu, então seria aconselhavel colocar diodos de amperagem superior a 60 amperes como precaução,
se usar diodos de baixa amperagem podem-se danificar, se houver uma passagem de corrente superior àquela que é suportada pelos diodos, vão aquecer demasiado até à sua destruição

Re: sistema de duas baterias 13 Out. 2008 15:44 #29

  • chip
  • Avatar de chip
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • vamos tentar ajudarmo-nos
  •   
  • Mensagens: 379
  • Agradecimentos 1
supondo que o alternador é de 60A, ainda vou ter de confirmar, (talvez ir à citroen)

se bem entendi o amigo JPRR, então se colocar dois diodos de 65A:
um no cabo do alternador que vai à bateria do carro (70A) e outro diodo de 65A do cabo do alternador à bateria da célula(100A), minimizo as diferenças de potenciais, não é?
é tem razão nesse caso não preciso do relé.

é isso não é?
um abraço

bem hajam

Re: sistema de duas baterias 13 Out. 2008 18:36 #30

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8007
  • Agradecimentos 3178
Pode não ser assim tão simples .

No caso das lâmpadas:

O alternador a fornecer 15V , com lâmpada de 60W e bateria com tensão de 13V.

A diferença de tensão será de V= 15 – 13 =2 V
A lâmpada de 60W 12 V corresponde a 12 ohm.

A corrente seria de I =2V / 12 ohm = 0,166 A . E este é o valor inicial.

Carregar uma bateria de 100Ah com 0,166 A vai demorar um certo tempo.


Quanto aos diodos .

O problema não é só a capacidade de condução .
A queda de tensão vai ser bem mais importante pois o valor de 0,5V de tensão em modo de condução não me parece realista e muito menos para correntes que podem ser elevadas .

Conte com 1 a 2,2 V .

Se mais uma vez a bateria tiver uma tensão se 13V e com as quedas de tensão indicadas pode mesmo nem carregar dependendo do diodo que vai usar.
Por outro lado depende ainda do funcionamento do regulador do seu carro.

Acredito que existam outros sistemas com alternadores e reguladores diferentes possam trabalhar.

Tudo isto pode ser feito e verificado experimentando e medindo.

Por exemplo :

Experimente ligar um simples diodo rectificador de 3 ou 4 A com uma resistência de 1 ohm 5W em série , entre a saída do regulador e a bateria de 100 A.
Meça a corrente com o carro ao ralenti e acelerado .
Assim já pode ter uma ideia da corrente de carga que pode ter sem destruir o diodo .

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema