chip escreveu:BOAS JPRR
agora o que acha de um diodo. lembrei-me noutra altura de um diodo de potencia por ex. 50A, não sei em termos técnicos se é muito ou pouco. este ligado ao polo + da bateria depois do contacto do relé ou antes acho que é igual.
... se bem estou a entender, esta a referir colocar um diodo no cabo (+) que carrega a bateria de 100Amperes? ... é isso?
se for isso não será solução,.... mas talvez colocar dois, ( convem ser diodos com uma amperagem superior à fonte) um para a bateria de 70A e outro para a bateria de 100A, sendo desnecessario neste caso o relé,... isto permite que o alternador carregue as duas baterias em simultaneo e quando este não está a trabalhar não haja um recuo de corrente de nenhuma bateria para a outra quando uma delas se apresentar com uma voltagem inferior devido a estar a ser usada a sua carga,... mas há aqui um problema é que usando diodos há uma quebra de tensão, cerca de 0.5 volt, penso que este valor pode variar de diodo para diodo
mas não há melhor como pôr isto em pratica porque nem sempre a teoria corresponde à realidade
um alternador quando está em funciomanento normalmente atinge uma voltagem na ordem dos 14 ou 15 volts...( o do meu carro quando em funcionamento tem uma voltagem de 14.5 volts e parado fica proximo dos 13volts, estes valores são retirados com um multimetro digital nos terminais da bateria tanto em funcionamento como em parado)
se você está inclinado pró lado dos diodos faça a experiencia
...talvez esta quebra de tensão dos diodos não seja muito significativa , verifique a voltagem da sua bateria quando o alternador está em funcionamento e quando este está parado e verifique a quebra de tensão com os diodos ligados e veja se as baterias recebem carga
o melhor é experimentar... colocar o plano em pratica,.. tenho quase a certeza que funciona... e digo porquê, tenho um familiar que tem uma embarcação que tem 3 (três) baterias, duas de 90Amperes(ligadas em paralelo) que destina-se à iluminação e ao motor de arranque, em que por meio de um grande interruptor pode comutar para uma, ou para a outra, ou para as duas permitindo assim que haja sempre uma carregada para acionar o motor, e a outra de 70 amperes alimenta a parte electronica (GPS, Radar,...)... esta tambem ligada em paralelo tem um diodo em que permite receber carga das outras baterias e do alternador mas não permite que mais nada consuma corrente desta bateria,... o mesmo alternador carrega as três baterias em simultaneo
espero ter ajudado nalguma coisa