Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: sistema de duas baterias

sistema de duas baterias 27 Set. 2008 17:36 #1

  • chip
  • Avatar de chip
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • vamos tentar ajudarmo-nos
  •   
  • Mensagens: 379
  • Agradecimentos 1
tenho uma bateria de 70A para o motor e electricidade da viatura, e tenho uma segunda bateria para o habitaculo de autocaravana de 100A, descarga lenta, fiz sistema por rele em que quando o carro está desligado as baterias estão separadas, quando ponho o carro a trabalhar o alternador carrega as duas ao mesmo tempo.
questão, existe algum inconveniente nisto em termos de carga?, julgo que o alternador é de 60A (citroen berlingo 2000HDI) será que é? se sim aguenta o carregamento? se não qual a melhor solução?
gostaria a opinião de profissional
um abraço

bem hajam

Re: sistema de duas baterias 27 Set. 2008 20:24 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8007
  • Agradecimentos 3178
No que diz respeito ao alternador julgo que não terá problema pois o sistema de carga protege quer o alternador quer a bateria.


O problema coloca-se se o seu sistema coloca as baterias em paralelo directamente quando estão a carregar.

Pense se por exemplo tem uma das baterias carregada e outra descarregada.
Quando as coloca a carregar em paralelo o que vai acontecer é que ,para alem da carga do alternador , a bateria carregada vai carregar a descaregada.
Isto ,se não tiver qualquer outro proceso de controlo vai descarregar a bateria mais carregada sobre a descaregada.
Como esssas baterias tem capacidades elevadas as correntes podem ser muito elevadas e como tal ter problemas quer das baterias quer das outras partes electricas.

Por outro lado como as barterias são de capacidades diferentes e mesmo que as tensões fossem exactamente iguais o facto é que a de maior capacidade vai sobrepor o seu estado de carga .

Ao fim de certo tempo a bateria de menor capacidade ficará carregada .
Mas o sistema de carga vai pensar que o conjunto das duas baterias ainda não está e vai continuar a fornecer a carga máxima que for possivel.
Isto pode sobrecarregar a bateria de menor capacidade .

Tendo em mente o dito atrás pode ver este pdf que lhe indica como pode tentar compensar alguns desses efeitos.

rds.yahoo.com/_ylt=A0oGkyI9lN5IgRQAPaxXNyoA;_ylu=X3oDMTByZ3RtN3J1BHNlYwNzcgRwb3MDMgRjb2xvA3NrMQR2dGlkAw--/SIG=...rytender.com/includes/languages/english/resources/Connecting_Batteries_and_Chargers_in_Series_and_Parallel.pdf
Última Edição: 27 Set. 2008 20:33 por zurca1599.

Re: sistema de duas baterias 28 Set. 2008 11:13 #3

  • chip
  • Avatar de chip
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • vamos tentar ajudarmo-nos
  •   
  • Mensagens: 379
  • Agradecimentos 1
bom dia

o amigo zurca fala num aspecto que desde sempre me preocupou, mas que quando eu falava sobre este problema com engenheiros electrotecnicos este dixiam para não me preocupar.

assim já somos dois a ter a mesma opinião levando a que eu tente outra solução, como por exe. manter o rele e colocar dois diodos de 100A, um ligado ao fio positivo que vem do alternador á bateria 1 e outro diodo ligado ao positivo do alternador que liga á bateria 2.

ou então isolar as baterias, manter a do motor só para o que o construtor do veiculo a desenhou, ligar um carregador de baterias 12v input (ligado á saída do rele) e 13,8v output ligado a 2º bateria, o problema é se existe este aparelho no mercado.(já fiz pesquisas nesse sentido e ainda nada)

o que os amigos do Forum acham da ideia?
qual a melhor solução? existirá outra?
um abraço

bem hajam

Re: sistema de duas baterias 29 Set. 2008 04:05 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8007
  • Agradecimentos 3178
Note que a informação que indiquei não é apenas minha.
Por exemplo alguns fabricantes como a Shimastu nos seus dados tecnicos dizem:

"
But connecting different specification batteries (or batteries manufactured by different manufacturer) in serial or parallel is prohibitied .
"

A solução dos diodos tem o problema da queda de tensão nos mesmos o que pode perturbar completamente a carga correcta da baretia m salvo se alterasse o circuito controlador.

Na minha opinião a melhor solução seria usar um carregador externo como disse .
Estes existem para venta em casas de peças para automóveis , de baterias ou mesmo em casas de electronica entre outras

Aqui vai alguma informação.


www.aquarionet.com/catalogo/detalhes_produto.php?id=28668

Ou este:

ferramentasjones.com/index.php?INICIAR=P

CARREGADOR DE BATERIAS DE 12 VOLTS PARA BATERIAS DE 26Ah-200Ah da Einhell .
Ref. : 330012
Preço: 39.90€

Entre no site e pesquise por "carregador"

Última Edição: 29 Set. 2008 04:54 por zurca1599.

Re: sistema de duas baterias 29 Set. 2008 16:53 #5

  • chip
  • Avatar de chip
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • vamos tentar ajudarmo-nos
  •   
  • Mensagens: 379
  • Agradecimentos 1
mais uma vez obrigado pela ajuda e toda a informação facultada.
acontece é que, carregador de baterias já tenho, entrada a 220V e saída a 12V por sinal bem mais caro do que o amigo informa

eu queria era um carregador de baterias mas com entrada de 12V e saida 12V não sei onde encontrar isto
um abraço

bem hajam

Re: sistema de duas baterias 30 Set. 2008 22:42 #6

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8007
  • Agradecimentos 3178
chip escreveu:
mais uma vez obrigado pela ajuda e toda a informação facultada.
acontece é que, carregador de baterias já tenho, entrada a 220V e saída a 12V por sinal bem mais caro do que o amigo informa

eu queria era um carregador de baterias mas com entrada de 12V e saida 12V não sei onde encontrar isto

Não sei se existe algo desse tipo.

Existem conversores Dc DC ajuatáveis.Mas as correntes são limitadas.

Veja estes por exemplo:

www.floeth-electronic.com/Products/DC_DC_Converters/DC_DC_Converters-Industrial/DC_DC_Converters-Automive/DC_DC_Converters-High_isolatio/commercial.html


OPT wide input range ; Vout adjustable 1A-5A single


Existem também conversores Dc Ac como estes.

www.aquarionet.com/catalogo/listaprodutos.php?cat=141&sessao=1&show=115&p=1



Provavelmente só fazendo o circuito que precisa.
Última Edição: 01 Out. 2008 19:25 por zurca1599.

Re: sistema de duas baterias 30 Set. 2008 23:02 #7

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Permitam-me entrar no vosso tópico, embora alguma das respostas sejam soluções engenhosas, meti aqui o neurónio nº2 a funcionar , ( só tenho dois).

Ora se temos duas baterias que com o carro em funcionamento pode prejudicar, porque não carregar isto de forma independente, temos unicamente de aproveitar o sinal de pulsos do alternador e carregar a segunda bateria, carrega menos, demora mais tempo, julgo que neste caso é pouco importante, o importante será carregar a bateria com o veículo em funcionamento ou andamento.

A carga da segunda bateria pode ser feita de diversas formas, pode ter um inverter e carregar, se é uma autocaravana possivelmente terá um inversor que produz energia para auto-caravana quando está parada, porque não ligar o carregador de 220 na caravana e carregar a bateria comutando a segunda bateria para a primeira, o inversor tem limitação de carga e o carregador também, vai demorar a carregar mas vai carregando.

Não sei bem se este meu neurónio nº2 está a funcionar bem, mas parece-me que com apenas um comutador ( comutando a entrada do inversor da segunda para a primeira bateria e com o carregador) as coisas funcionam.

Corrijam-se se estou a ver isto mal.

Re: sistema de duas baterias 01 Out. 2008 10:40 #8

  • chip
  • Avatar de chip
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • vamos tentar ajudarmo-nos
  •   
  • Mensagens: 379
  • Agradecimentos 1
um abraço

bem hajam
Última Edição: 01 Out. 2008 10:57 por chip. Motivo: engano

Re: sistema de duas baterias 01 Out. 2008 10:44 #9

  • chip
  • Avatar de chip
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • vamos tentar ajudarmo-nos
  •   
  • Mensagens: 379
  • Agradecimentos 1
boas tardes

mais uma vez obrigado pela a ajuda

analisem estes carregadores e vejam por favor qual o que se enquadra melhor no que eu pretendo

cumprimentos[/quote]

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: carregador.rar
Tamanho do Ficheiro: 85492
um abraço

bem hajam
Última Edição: 01 Out. 2008 11:00 por chip.

Re: sistema de duas baterias 01 Out. 2008 10:52 #10

  • chip
  • Avatar de chip
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • vamos tentar ajudarmo-nos
  •   
  • Mensagens: 379
  • Agradecimentos 1
admin escreveu:
Permitam-me entrar no vosso tópico, embora alguma das respostas sejam soluções engenhosas, meti aqui o neurónio nº2 a funcionar , ( só tenho dois).

Ora se temos duas baterias que com o carro em funcionamento pode prejudicar, porque não carregar isto de forma independente, temos unicamente de aproveitar o sinal de pulsos do alternador e carregar a segunda bateria, carrega menos, demora mais tempo, julgo que neste caso é pouco importante, o importante será carregar a bateria com o veículo em funcionamento ou andamento.

A carga da segunda bateria pode ser feita de diversas formas, pode ter um inverter e carregar, se é uma autocaravana possivelmente terá um inversor que produz energia para auto-caravana quando está parada, porque não ligar o carregador de 220 na caravana e carregar a bateria comutando a segunda bateria para a primeira, o inversor tem limitação de carga e o carregador também, vai demorar a carregar mas vai carregando.

Não sei bem se este meu neurónio nº2 está a funcionar bem, mas parece-me que com apenas um comutador ( comutando a entrada do inversor da segunda para a primeira bateria e com o carregador) as coisas funcionam.

Corrijam-se se estou a ver isto mal.

boas amigo

obrigado pela ajuda

o problema aqui é que a bateria do carro esteja sempre separada quando estiver parado, para não correr o risco de descarregar na hora de ir embora.
os consumos na "célula" por vezes é bastante: somar bomba de água ,luzes à noite, TV,e mais uns pózinhos, eheheh

cumprimentos
um abraço

bem hajam
Última Edição: 01 Out. 2008 10:55 por chip.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema