Robótica

Robótica

Robótica é um ramo da tecnologia que engloba mecânica, electricidade, electrónica e processamento digital. A inteligência artificial (IA) é uma importante área de pesquisa da Ciência da Computação dedicada a encontrar métodos e ou dispositivos informáticos que possuam ou simulem a capacidade humana de resolver problemas, "pensar" ou, de forma ampla, ser "inteligente".
 
Numa primeira fase um robô tem de simular os cincos sentidos de um humano. Actualmente já temos tecnologia para criar os cinco sentidos do corpo humano num robô, conseguindo assim grande eficiência e sofisticação nos diversos projetos e finalidades que podem ajudar o ser humano em tarefas perigosas,

A visão:
A utilização de micro-câmaras é perfeita para "recriar" a visão humana, conseguindo assim grande desempenho na identificação de pessoas, objectos, obstáculos, animais, áreas adjacentes , e muitas outras situações para as quais a visão é necessária.
A Audição:
Os micro-microfones são bastante eficientes, com pequenos circuitos amplificadores podemos tornar o robô sensível a ruídos e até identificar e separar por categorias conseguindo assim que o robô tome medidas adequadas para cada situação.
O olfato:
Detector de fumo e gás, existem centenas de dispositivos destes no mercado que podem ser adaptados ao robô com relativa facilidade, conseguimos assim criar um robô apto para serviços de detecção ol.fativa
O paladar:
Detectores de químicos, permitem-nos detectar diferentes quimicos e suas caracteristicas, este tipo de circuito electrónico é complexo, requer conhecimento tanto na área como na eletrônica, como da área que se pretende verificar.
O tacto:
Existem pequenos circuitos que ligados a partes metálicas do robô o torna sensível ao tacto, basta que se toque nele e o robô executa uma determinado função.
 
Existem áreas fundamentais, movimento, capacidade ou não de recarga energética, métodos de processamento. É utópico conseguirmos um robô generalista, um robô à imagem do ser humano actual. O processamento de dados e o seu tratamento são a base de todo o canceito, a electrónica digital, os processadores e os circuitos digitais, são fundamentais se tivermos um dispositivo robótico com muitas variáveis, a sua importência diminui em situações mais simples, em que determinado conjunto de condições determinam um outro conjunto de funções especificas e consequentes. Os motores passo a passo e servos, são muito importantes em sistemas robóticos que necessitam de movimento.
 

Servo Mecânismos

Os servos ou servomecanismos são muito utilizados em sistemas de Rádio-Controle usados em modelismo e em sistemas de polarização (V - H) de Antenas Parabólicas, embora com características físicas pouco satisfatórias quanto à fixação e ligação mecânica de sua saída de movimento, mesmo assim seu funcionamento é idêntico aos de Aeromodelismo.  
 
 
 

Detector sensor de cor

Para melhorar a sensibilidade dos circuitos é colocado em frente de cada LDR um filtro, esse filtro é composto por um vidro de cada uma das respectivas cores, as LDR são montadas num tubo cilindrico. O circuito tem a capacidade de detectar 8 cores diferentes.

 

detector de cor

 

 
Circuitos: