Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: Dúvidas com Osciloscópio

Re: Dúvidas com Osciloscópio-Aterramento 09 Ago. 2008 19:12 #11

  • helioaraujo
  • Avatar de helioaraujo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • Hélio Araújo - Téc em Eletrônica
  •   
  • Mensagens: 19
Obs: A vara de aterramento e conector, vc compra na casa de material de construção, procure comprar uma vara de aterramento de cobre com 2 metros e o conector, o fio que vai ligado do conector para sua tomada deve ter a mesma bitola dos fios fase e neutro:
Ex: Fio fase 4mm
Fio neutro 4mm
Fio de aterramento 4mm

Testar se o aterramento funciona:

Pegue duas lâmpadas de 150W e ligue em paralelo 150W//150W=300W

Para testar: Uma ponta na haste de aterramento e outra na fase, o brilho da lâmpada deve ser normal

Para ver o brilho da lâmpada normal: ligue um lado da lâmpada na fase e outro lado no neutro


Hélio Araújo.'.
Helio Araujo
Oswaldo Cruz-RJ-Brasil
Tec em Eletronica
Crea-RJ 871013658/TD

Re: Dúvidas com Osciloscópio-Aterramento 09 Ago. 2008 19:17 #12

  • helioaraujo
  • Avatar de helioaraujo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • Hélio Araújo - Téc em Eletrônica
  •   
  • Mensagens: 19
Nota: No conector BNC vc tem a ponta que é desmontável, segure no corpo e puxe a ponta a ponta sai, veja ai.
Quando se vai medir o terra deve ser usado próximo do ponto onde vc vai medir, mas sinceramente eu uso aquele conector de terra do SCOP e fiz um cabo com uma garra jacaré e ligo ele no chassi da TV lógico obedecendo o terra quente e o terra frio.
Ex: Terra quente primário da fonte
Terra frio secundário da fonte

Boa sorte,
Hélio Araújo.'.
Helio Araujo
Oswaldo Cruz-RJ-Brasil
Tec em Eletronica
Crea-RJ 871013658/TD

Uma Solução Para o Aterramento! 31 Ago. 2008 19:10 #13

  • luciobrit
  • Avatar de luciobrit
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 7
Eu vou colocar uma resposta aqui em respeito as mais de 940 visitas que este tópico
teve até agora. bem caros colegas eu consegui resolver de uma certa forma este problema
do aterramento da ponta de prova que também é o aterramento do 3º pino da tomada
de força! comprei um estabilizador isolador de rede só para o osciloscopio. ai sim
foi possivel visualizar com segurança as formas de ondas no estagio primário
de uma fonte chaveada onde o terra é hot ou seja é um terra quente não possui
isolamento da rede eletrica estou fazendo este relato afim de ajudar quem também
precise.

Re: Uma Solução Para o Aterramento! 31 Ago. 2008 22:08 #14

  • helioaraujo
  • Avatar de helioaraujo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • Hélio Araújo - Téc em Eletrônica
  •   
  • Mensagens: 19
Fico grato, amigo

Aqui eu fiz o aterramento através de uma vara de cobre apropriada para esse fim, nela tem um conector onde liguei um fio condutor que é ligado a minha bancada de trabalho, tenho uma régua onde os instrumentos estão todos ligados nessa régua e devidamente aterrados.
Antes eu tinha um transformador de isolamento 110VCA/110VCA e uso Scop e lâmpada série em um carrinho e também uso esse transformador no carrinho, meu Scop e Lâmpada Série são ligadas a esse transformador.
Helio Araujo
Oswaldo Cruz-RJ-Brasil
Tec em Eletronica
Crea-RJ 871013658/TD

Re: Uma Solução Para o Aterramento! 14 Set. 2008 14:29 #15

  • luciobrit
  • Avatar de luciobrit
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 7
Obrigado Caro Colega helio! aqui eu consegui resolver o problema colocando um (MIE) Modulo Isolador Estabilizado. agora tem uma outra curiosidade pairando sobre a minha cabeça! eu medi com um multimetro digital a tensão da rede de 110V aqui de casa e encontrei 127V ai troquei o Multimetro pelo Osciloscopio e essa mesma tensão passou a ser de 300Vpp sera que é isso mesmo?

Abraços.

Re: Dúvidas com Osciloscópio 14 Set. 2008 15:28 #16

  • helioaraujo
  • Avatar de helioaraujo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • Hélio Araújo - Téc em Eletrônica
  •   
  • Mensagens: 19
Uso um MINIPA MO1225 DE 20Mhz duplo traço não vejo necessidade de um com resposta vertical maior que 20Mhz para consertos da maioria dos aparelhos usuais em eletrônica, como TV, Som e outros.
Claro que um com resposta vertical de100Mhz seria de maior sensibilidade, para vc ver um sinal de um unidade óptica pick-up seria melhor, mas veja depende da disposição em investir e quanto vc tem disponível no banco.
O que observo também é a nossa falta de conhecimento técnico, quem conserta TV e similares tem uma certa limitação de conhecimento em eletrônica, não é meu intuito milindrar ninguém mas é o que penso. Talvez se tivesse um SCOP com resposta vertical de 100Mhz por exemplo e tivesse a função DELAY TIME e outras funções mais específicas talvez não soubesse nem mesmo usar, por isso o de 20Mhz é a FIAT UNO e atende bem nossas necessidade. Se alguém le o livro sobre O OSCILOSCÓPIO do nosso colega Jaime Morais Filho vai ver que ele recomenda um de 10Mhz para o serviço de manutenção que fazemos. Quanto ao colega que disse que mediu a tensão AC com o DMM e encontrou 127VCA e com o SCOP encontrou 300Vpp eu vou medir com o meu para ver se isso procede nunca houvi ninguém falar sobre isso.

Abraços a todos os colegas,
Helio Araujo
Oswaldo Cruz-RJ-Brasil
Tec em Eletronica
Crea-RJ 871013658/TD

Re: Uma Solução Para o Aterramento! 15 Set. 2008 01:53 #17

  • Gilseng
  • Avatar de Gilseng
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Olá amigo luciobrit, em resposta, tive um "problema" parecido quando realizei uma medição com o multímetro e não deu o rms compatível com o osciloscópio. Para solucionar tente

1. observe a escala de divisão de tensão que está usando geralmente 10V/Div
2. Observe se a ponta de prova está multiplicada por 10 (X10 na ponta)
3. Veja se não há falhas na contagem
4. verifique se o sinal está para alternado ou contínuo pois componentes CC danificarão a medida
5. Use o calibrador do osciloscópio para ver se a onda realmente é quadrada, pois variações capacitivas na ponta de prova danificará o teste, se esta onda der uma crista mais arredondada, troque a ponta de prova e a teste em outro canal ou em outro aparelho.

Caso não resolva, poste novamente.

att.; gilson
Última Edição: 15 Set. 2008 01:56 por Gilseng.

Re: Uma Solução Para o Aterramento! 20 Set. 2008 20:37 #18

  • luciobrit
  • Avatar de luciobrit
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 7
Olá caro colega Gilseng! muito importante todas as dicas que você deu, mais eu já tinha seguido elas. eu passei o scanner em uma pagina de um livro que tenho que fala só de osciloscopios e especialmente sobre essa medida de 117 volts ac que resulta em mais de 330VPP só que infelizmente não vou poder postar aqui pois fere leis de direitos autorais. mais o que o colega engenheiro eletronico fala na materia e o que eu realmente estou visualizando aqui! só fiquei espantado com os valores. 330Vpp gostaria de saber se mais alguem que tenha osciloscopio tambem teve a curiosidade de medir a tensão da tomada de casa e obteve tais valores. um forte abraço e obrigado pela resposta.

Re: Uma Solução Para o Aterramento! 24 Set. 2008 23:16 #19

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8008
  • Agradecimentos 3178
Esse valor é normal.

O valor lido pelo voltímetro é valor eficaz.

No osciloscópio vai ter não o valor eficaz mas sim a forma de onda do sinal .

As relações são estas :

Vp= 1,41 Vrms Vo= 1,41 *127= 164,97 (1,41 corresponde a raiz quadrada de 2)

Vpp= 2* Vp = 2* 164,97= 329,94

Re: Uma Solução Para o Aterramento! 05 Out. 2008 19:23 #20

  • luciobrit
  • Avatar de luciobrit
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 7
ok caro colega tudo entendido! eu não tenho conhecimentos tecnicos suficiente para discordar,você
provavelmente tem razão e esta semana um outro colega me mandou esta resposta: ( É normal esta medida,
porque a tensão de pico da rede elétrica é 41 % maior que a tensão eficaz.
Por exemplo na rede de 110 V, o pico chega a 150 V e na rede de 220 V o
pico chega a 300 V.) como sou novato com o osciloscopio toda informação é bem vinda abraços e obrigado
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema