Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: Dúvidas com Osciloscópio

Dúvidas com Osciloscópio 28 Jun. 2008 17:49 #1

  • luciobrit
  • Avatar de luciobrit
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 7
Caros Colegas estou me preparando financeiramente para adquirir um osciloscópio só que estou com algumas dúvidas quanto a utilidade deste equipamento andei procurando por tutoriais cursos e dicas sobre este equipamento mais não tive muito êxito e ainda tenho algumas dúvidas aqui no Brasil existe 4 marcas de aparelhos qual seria a melhor: ICEL, MINIPA, INSTRUTHERM e MESCO tem um aqui de 20MHZ que esta na promoção sai por CR$ 850,00 Reais seria uma boa escolha um de 20MHZ ? onde posso encontrar informações deste equipamento pretendo usa-lo na bancada para reparos em eletronica geral. se você souber de alguma coisa comente por favor e obrigado!

Re: Dúvidas com Osciloscópio 08 Jul. 2008 22:44 #2

  • Gilseng
  • Avatar de Gilseng
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Caro colega,

uso um oscislocópio Minipa de 20MHz com 02 canais e até hoje nã ancotrei dispositivos para teste qual necessitasse de uma resolução de frequência maior que esta, creio que é mais que o suficiente (pelo menos para concertos de eletronicos em geral).

Abraços!

Re: Dúvidas com Osciloscópio 12 Jul. 2008 19:28 #3

  • luciobrit
  • Avatar de luciobrit
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 7
Caro colega Gilseng eu acabei de comprar um Icel os-21 de duplo traço e tambem de 20Mhz é bom saber que ele serve para a maioria das atividades em eletronica geral. só que se fosse um de 100Mhz seria melhor né eu acho.... como é o meu primeiro osciloscopio ainda não posso emitir uma opinião mais aprfundada pois estou treinando. obrigado pelo seu comentario!
Última Edição: 12 Jul. 2008 19:33 por luciobrit.

Re: Dúvidas com Osciloscópio 12 Jul. 2008 20:44 #4

  • Gilseng
  • Avatar de Gilseng
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Se tiver algo que o diga que o de 20Mhz não seja adequado me informe, pois tudo que já tive contato até hoje não passou dos 15Mhz, a não ser circuitos especiais de osciladores axtremamente preciso.

Abraços!!!

Gilseng

Re: Dúvidas com Osciloscópio 13 Jul. 2008 14:42 #5

  • luciobrit
  • Avatar de luciobrit
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 7
Ok Gilseng quem sou eu para discordar de você! como eu disse é meu primeiro osciloscópio e eu sou marinheiro de primeira viagem é que quando eu comprei este de 20Mhz o vendedor me disse que existem aplicações em que ate mesmo um de 100Mhz ainda é pouco mais não sei quais são elas para mim que estou começando agora acho que um de 20Mhz e duplo traço ja esta bom quem sabe no futuro eu adquira um de 250Mhz Digital etc... e por falar nisso eu ainda não consegui ver diferença nestes modelos: Minipa MO-1225 Mesco AO-1221 e esse que eu comprei Icel OS-21 sem mais um forte abraço!

Re: Dúvidas com Osciloscópio 30 Jul. 2008 21:46 #6

  • helioaraujo
  • Avatar de helioaraujo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • Hélio Araújo - Téc em Eletrônica
  •   
  • Mensagens: 19
Amigo o meu é um MINIPA MO-1225 não vejo nessidade de um melhor para consertar TV que é o meu caso.
Se tivesse dinheiro para comprar um com resolução maior também não compraria, pois ia gastar muito dinheiro e creio que seja sem necessidade, talvez meu conhecimento não seria o suficiente para explorar tudo que ele pode me ofereçer.
Para conserto de TV em oficina de eletrônica 10Mhz é o suficiente, veja na revista antena o livro do nosso amigo e técnico Jaime de Morais Filho - O uso do osciloscópio.
Das marcas citadas eu gosto mais da MINIPA, mas a escolha é sua todos funcionam.
Helio Araujo
Oswaldo Cruz-RJ-Brasil
Tec em Eletronica
Crea-RJ 871013658/TD
Última Edição: 30 Jul. 2008 21:48 por helioaraujo.

Re: Dúvidas com Osciloscópio 02 Ago. 2008 21:01 #7

  • luciobrit
  • Avatar de luciobrit
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 7
Ok Helio acho que temos o mesmo osciloscopio só que com nomes diferentes. acabei de comprar um OS-21 da Icel que é muito parecido com o MO-1225 da Minipa ambos de 20Mhz acho que esta bom para começar. depois quem sabe um de 100Mhz, comprei junto com ele um livro do eng. Arilson Bastos (Osciloscopio Técnicas de Utilização) e tambem um DVD com video curso sobre osciloscopios. já aprendi a medir tensões AC e DC e visualizar algumas formas de ondas mais estou apanhando para medir frequencias e estou tendo problemas com aquele terra que vem na ponta de prova que tambem é o mesmo do terceiro pino da tomada de força em algumas medidas não posso utiliza-lo pois o mesmo provoca curto circuito exemplo na parte primaria de fonte chaveada sera que um transformador isolador resolve isto? bem é muito bom poder trocar informações com quem tem experiencia no assunto pena que onde eu estou não tenha ninguem que tenha um osciloscopio.

Obrigado e Cumprimentos.

Re: Dúvidas com Osciloscópio-Medida de Freqüência 02 Ago. 2008 23:41 #8

  • helioaraujo
  • Avatar de helioaraujo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • Hélio Araújo - Téc em Eletrônica
  •   
  • Mensagens: 19
Medida de Freqüência com o osciloscópio:

As freqüências baixas tipo aquelas medida no vertical vc vai medir em ms

Encontre a forma de onda, veja o número de quadrículas que ocupa um ciclo completo e multiplique pela escala time/div. Ai vc vai encontrar um valor que é o período ai vc faz o seguinte:

1000/resultado encontrado=freqüência

No caso de freqüência alta, repita o mesmo procedimento mudando o valor ao invés de 1000 vai usar 1000000

1000000/resultado encontrado=freqüência

Obs: Os controles de ajuste fino do volt/div e time/div tem que esta na posição desligado.

Se tiver problema para entender entre em contato pelo telefone ou pelo email

Tel: (21)8815-3341
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
MSN: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Helio Araujo
Oswaldo Cruz-RJ-Brasil
Tec em Eletronica
Crea-RJ 871013658/TD

Re: Dúvidas com Osciloscópio-Aterramento 09 Ago. 2008 18:45 #9

  • luciobrit
  • Avatar de luciobrit
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 7
Obrigado Helio pelas respostas eu já entendi as medidas de frequencias. só que agora surgiu uma nova dúvida eu fiz um texto para enviar para o fabricante do osciloscopio e tentar tirar esta dúvida vou coloca-lo aqui se você ou alguem puder ajudar fico agradecido!

Gostaria se possível que você me tirasse uma dúvida com relação ao
Osciloscopio (OS-21) é em relação aquele aterramento da ponta de prova
que Também é o mesmo do terceiro pino da tomada de alimentação existe
Uma forte recomendação para que se aterre o terceiro pino da tomada de
Força o que por sua vez aterra a carcaça e também a garra jacaré que
Esta na ponta de prova. só que alguns circuitos não aceitam aterramento.
Como por exemplo, o estagio primário de uma fonte chaveada como proceder:
Num caso como este? Soltar o aterramento do osciloscópio pode provocar
Danos a componentes internos? Qual seria a técnica para se medir um
Circuito cujo o terra esteja potencialmente positivo em relação ao massa?
Aquela garra jacaré que esta na ponta de prova do osciloscópio leva terra
Para o circuito que se esta tentando visualizar uma forma de onda só que
Nem todos os circuitos aceitam esta condição! Ai como proceder para buscar
A referencia negativa para a ponta de prova. Fui orientado por um engenheiro
Eletrônico a soltar o aterramento do terceiro pino com risco de tomar choque
Elétrico se encostar na carcaça do osciloscópio a dúvida é soltar aquele
Aterramento pode danificar o equipamento, pois entrara um sinal positivo.
Pela ponta de prova e entrara um negativo do circuito que esta sendo visto
Só que em relação ao terra ele é positivo!

desculpe-me por esta dúvida tão simples. é que acabei de comprar o osciloscópio
e não estou querendo fazer experiências que possam danificá-lo.


Este é o texto que enviarei espero conseguir alguma ajuda.

Meu E-mail é Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Re: Dúvidas com Osciloscópio-Aterramento 09 Ago. 2008 19:06 #10

  • helioaraujo
  • Avatar de helioaraujo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • Hélio Araújo - Téc em Eletrônica
  •   
  • Mensagens: 19
Bom vamos lá,
Eu fiz uma rede de tomada na minha bancada e é de 3 pinos conforme a tomada o SCOP o pino grosso é o aterramento, coloquei uma vara de aterramento no piso da oficina e coloquei um conector nele, para testar fiz assim, peguei duas lâmpadas de 150W liguei em paralelo, uma das pontas ligada ao terra a outra vai ligada na fase a lâmpada tem que acender com o brilho normal se o aterramento estiver funcionando.
Além disso mandei fazer um transformador de 700W entrada AC 127V saida AC 127V ele tem por finalidade isolar a rede onde ligo meus instrumentos da rede onde ligo os aparelhos para conserto, uso esse processo a mais de 20 anos.
Não vejo necessidade de consultar a fábrica para isso, quanto a leitura da freqüência é importante vc saber mas na prática o que vai ter mesmo que observar é a forma de onda se está correta, familiarizar-se com elas e verificar a tensão. Fico feliz que vc entendeu como se lê a freqüência no SCOP muita gente por ai tem SCOP mas não sabe ler exatamente a freqüência.Se vc esta no Rio de Janeiro pode ligar para mim Res. (21)3359-0827 Oficina(21) 3473-7729 Celular (21)8815-3341
Boa sorte,
Hélio Araújo.'.
Helio Araujo
Oswaldo Cruz-RJ-Brasil
Tec em Eletronica
Crea-RJ 871013658/TD
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema