Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Inverter corrente eléctrica

Re: Inverter corrente eléctrica 13 Mar. 2008 19:31 #31

Boas eu tambem percebo pouco disto mas se tiveres 2 reles de 2 circuitos e 3 posiçoes consegues façilmente fazer isso ligas um interuptor em cada rele e facilmente o poes a rodar para o sentido que quiseres

se quiseres eu posso fazer-te um esquema ou explicar-te melhor

cump

Re: Inverter corrente eléctrica 13 Mar. 2008 22:06 #32

  • JPRR
  • Avatar de JPRR
  • DESLIGADO
  •   
  • Mensagens: 37
tens um esquema já apresentado pelo admin que funciona para 12v e correntes + ou - de 1 ampére :)

Re: Inverter corrente eléctrica 13 Mar. 2008 22:59 #33

JPRR escreveu:
tens um esquema já apresentado pelo admin que funciona para 12v e correntes + ou - de 1 ampére :)

sinceramente não percebi muito bem o esquema.... :blush: ta la coisas no esquema que não percebo....

o que eu pretendo é fazer um motor rodar com forme a velocidade que eu queira... Tipo um carrinho telecomandado a bateria... podes-me explicar os factores que tenho de ter em conta?? e indicar os componentes mais adequados a minha questão... s.f.f

Re: Inverter corrente eléctrica 13 Mar. 2008 23:00 #34

jaksimao escreveu:
Boas eu tambem percebo pouco disto mas se tiveres 2 reles de 2 circuitos e 3 posiçoes consegues façilmente fazer isso ligas um interuptor em cada rele e facilmente o poes a rodar para o sentido que quiseres

se quiseres eu posso fazer-te um esquema ou explicar-te melhor

cump

sim poderes por em esquema agradecia.... obrigado

Re: Inverter corrente eléctrica 15 Mar. 2008 20:55 #35

para variares a velocidade e o sentido de rotação tens de variar a tençao do motor a solução mais rapida é comprares um daqueles tranformadores pequenos de 12v eles tem um variador de tensão que vai de 1,5v a 12v ou seja quanto mais tensão mais rapido o motor roda. mas tens de ter atençao a corrente que o motor consome não pode ser superior a que o transformador dá mas se é um motor de um carro telecomandado da prefeitamente

em motores de corrente continua para variares a veloçidade do motor basta variares a tensão
em motores de corente alterna tens de variar a frequençia mas isso ja é mais compliado


quanto ao esquema dos reles eu vou arranjar um programa no pc para fazer o boneco e depois coloco no site

Re: Também tenho uma dúvida !! 05 Set. 2008 05:02 #36

  • Marcela
  • Avatar de Marcela
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Eu preciso inverter a polaridade de um trilho para que meu trem possa andar automaticamente de um lado para o outro, ou seja, ele precisa ( quando o sistema estiver ligado) andar para um lado e na ponta do caminho encontrar um interruptor, e ao tocá-lo a polaridade do trilho seiria invertida.
Com isso, eu procurei montar um sistema de forma que, quando ligado, a corrente passasse pelo centro do contato reversível do relé e continuasse pelo terminal normalmente fechado. Quando o trem chegasse a outra extremidade, o interruptor estilo porta de campainha seria acionado fazendo com que passasse corrente pelo terminal normalmente aberto e assim o relé seria impulsionado a fechar o circuito, o que faria que os polos do trilho fossem invertidos e ele andasse para o caminho oposto.
Entretanto isso não ocorre quando eu monto o circuito abaixo:

Eu não tenho praticamente nenhum conhecimento de eletrónica, assim peço mesmo que se possível me ajudem !

Ao analisar a minha descrição me surgiu uma dúvida sobre o funcionamento do relé. Uma vez que o relé recebe corrente, ele já liga o circuito ao normalmente aberto? Por isso que o circuito que descrevi não funciona?

Última Edição: 06 Jan. 2017 17:37 por Rui.

Eu também tenho uma dúvida ! 05 Set. 2008 05:04 #37

  • Marcela
  • Avatar de Marcela
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Eu preciso inverter a polaridade de um trilho para que meu trem possa andar automaticamente de um lado para o outro, ou seja, ele precisa ( quando o sistema estiver ligado) andar para um lado e na ponta do caminho encontrar um interruptor, e ao tocá-lo a polaridade do trilho seiria invertida.
Com isso, eu procurei montar um sistema de forma que, quando ligado, a corrente passasse pelo centro do contato reversível do relé e continuasse pelo terminal normalmente fechado. Quando o trem chegasse a outra extremidade, o interruptor estilo porta de campainha seria acionado fazendo com que passasse corrente pelo terminal normalmente aberto e assim o relé seria impulsionado a fechar o circuito, o que faria que os polos do trilho fossem invertidos e ele andasse para o caminho oposto.
Entretanto isso não ocorre quando eu monto o circuito abaixo:


Eu não tenho praticamente nenhum conhecimento de eletrónica, assim peço mesmo que se possível me ajudem !

Ao analisar a minha descrição me surgiu uma dúvida sobre o funcionamento do relé. Uma vez que o relé recebe corrente, ele já liga o circuito ao normalmente aberto? Por isso que o circuito que descrevi não funciona?
Última Edição: 06 Jan. 2017 17:38 por Rui.

Re: Eu também tenho uma dúvida ! 08 Set. 2008 02:16 #38

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6413
  • Agradecimentos 1559
O circuito que colocou funciona, no entanto existem 2 contactos, quando o trem chega aio contacto inverte, mas volta ao inicial, tem de ser um contacto permanente tipo passa fica para um lado, passa em sentido inverso fica para o outro.

De outra forma o circuito não se mantém, verifique se o relé actua quando pressiona o interruptor.
Se funcionar, o interruptor tem de se manter.

Re: Eu também tenho uma dúvida ! 20 Out. 2008 11:06 #39

  • OHM
  • Avatar de OHM
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • tecnico de electronica e telecomunicações
  •   
  • Mensagens: 31
ola a todos!! este circuito nao faz o que voce pretende (alias este circuito nem funciona), segundo o que percebi voce quer que qundo um dos interruptores sejam activados de mantenham nessa posição ate nova ordem. para isso precisa de um biestavel.o que o biestavel faz é muito simples quando ele recebe um impulso mantem ligao ate receber outro impulso este ultimo fará com o circuito se desligue.
Se por acso ainda nao encontrou a soluçao para este problema eu posso fazer um circuito para o que pretende aguardo a sua resposta!!

Re: Eu também tenho uma dúvida ! 20 Out. 2008 12:57 #40

  • djalma milan
  • Avatar de djalma milan
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • DJALMA MILAN--TÉCNICO EM ELETRÔNICA
  •   
  • Mensagens: 1537
  • Agradecimentos 1
Segue a instrução ,eu só acrecento que a chave existe,é do tipo que quando tocada ,muda de posição e
fica,quando ele é precionada ,vai pora outra posição e fica ligada ,só com um novo toque ,ela vai para outra posição,fica desligada.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema