Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Inverter corrente eléctrica

Re: Inverter corrente eléctrica 09 Mar. 2008 00:16 #21

  • JPRR
  • Avatar de JPRR
  • DESLIGADO
  •   
  • Mensagens: 37
Última Edição: 06 Jan. 2017 17:32 por Rui.

Re: Inverter corrente eléctrica 09 Mar. 2008 01:07 #22

  • JPRR
  • Avatar de JPRR
  • DESLIGADO
  •   
  • Mensagens: 37
optei por fazer um esquema com 4 relés simples de modo a entenderes melhor (mas se quiseres podes usar apenas 2 relés, 1 para cada comando, tem que ser é relés de duplo contacto, ou seja é como se tivesses 2 reles num só)
neste esquema os relés trabalham aos pares dois para cada comando, um quando fecha liga a linha positiva o outro a linha negativa
portanto a ventoinha só trabalha quando ligas um dos comando
isso já não acontecia no esquema que tu desenhaste, quando desligasses o Relé a ventoinha mudava o sentido da rotação mas se quisesses desligar a ventoinha terias que desliga-la da bateria. tás a entender?

neste esquema os contactos que estão fechados quando o relé está em repouso não são usados

ter em atenção que só pode ser ligado um comando de cada vez, os dois em simultaneo provocaria curto circuito
seria recomendavel usares um fusivél

a bateria deve ter a mesma voltagem que as carcteristicas do motor da ventoina, por exemplo se a ventoinha trabalhar a doze volts, a bateria deve ser tambem de doze volts e se a alimentação dos relés forem tambem de doze volts podes alimenta-los a partir da mesma bateria, caso contrario terá de ter uma alimentação à parte adqueada à voltagem dos relés

percebeste?... ou tens duvida?

sempre às ordens

Re: Inverter corrente eléctrica 09 Mar. 2008 12:48 #23

  • JPRR
  • Avatar de JPRR
  • DESLIGADO
  •   
  • Mensagens: 37
estive a melhorar o esquema anterior que criei, só para complicar lol... :) tou a brincar...
este esquema tem a particularidade de evitar os curto-circuito ao clicar acidentalmente num comando quando estiver o outro em funcionamento.

... se usares a alimentação da mesma bateria para alimentar a ventoinha e os relés então podes usar este esquema, é o melhor e mais seguro. aqui já são usados os contactos 4 dos relés 1 e 3 que normalmente estáo fechados quando estes estão em repouso, assim o relé 1 quando se encontra em repouso alimenta a linha negativa dos relés do comando 2; e o relé 3 quando se encontra em repouso alimenta a linha negativa dos relés do comando1

repara que, por exemplo, se tiveres o comando 1 em funcionamento ao ligares o comando 2 (acidentalmente) antes de desligares o comando 1, nada acontece, porque a linha negativa dos relés 3 e 4 se encontra desligado no terminal 4 do relé 1, (estando este em funcionamento desliga o contacto dos terminais 3-4 e liga o terminais 3-5)... e a mesma coisa se passa se for ao contrário, se tiveres o comando 2 em funcionamanto e acidentalmente ligues o comando 1

espero que estejas a entender ;) :) :)
força aí com o teu projecto...

Última Edição: 06 Jan. 2017 17:32 por Rui.

Re: Inverter corrente eléctrica 09 Mar. 2008 16:15 #24

JPRR desde já deixa-me agradecer a tua ajuda... e a do admin... tem sido muito preciosas para eu ir compreendendo um pouco sobre a electrónica...

JPRR, não desfazendo do teu esquema, explica-me só uma coisa aqui no meu



1º No meu há risco de curto-circuito??
2º Visto que eu ligo os dois reles ao mesmo tempo, não corro risco de ficar corrente nos fios que vão dos reles para o motor e como a corrente depois é invertida, isso não causa problemas??

estas perguntas é só mesmo para eu compreender um pouco mais de electrónica...
Última Edição: 06 Jan. 2017 17:32 por Rui.

Re: Inverter corrente eléctrica 09 Mar. 2008 21:31 #25

  • JPRR
  • Avatar de JPRR
  • DESLIGADO
  •   
  • Mensagens: 37
tanto na 1ª pergunta como na 2ª não há qualquer risco daqueles que mensionas... :)

Re: Inverter corrente eléctrica 10 Mar. 2008 02:46 #26

visto que já aprendi graças a vocês como inverter a corrente de motores....

agora queria saber uma outra coisa.... regular a intensidade com que o motor ou ventoinha roda, ou seja regular a velocidade com que um motor roda... como posso fazer isso? segundo tive a pesquisar... a única maneira de fazer isso é com um Potenciómetro certo??

Re: Inverter corrente eléctrica 10 Mar. 2008 05:38 #27

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6413
  • Agradecimentos 1559
Aqui a questão é bastante mais complexa.
Existem vários tipos de motores, motores ac, motores dc, motores com ímanes, motores apenas com enrolamentos.
A simples colocação de uma resistência não é uma solução viável na maior parte dos casos.
ora vejamos.
Se for um motor de 12 V e consumir 1A, possivelmente funcionará com uma tensão de ente 8 e 12 volts, a queda de tensão é muito irregular e implica ter uma resistência que possa dissipar 12 w, ou seja, um potenciómetro de 12 W. isto não é viável.
Para se obter uma regulação eficaz existem semicondutores fabricados exactamente com essa finalidade. O TDA1151 é um deles.



existem outros processos, a divisão de tensão ou divisão de corrente não são eficazes na regulação de circuitos indutivos.
Última Edição: 06 Jan. 2017 17:33 por Rui.

Re: Inverter corrente eléctrica 10 Mar. 2008 22:12 #28

  • JPRR
  • Avatar de JPRR
  • DESLIGADO
  •   
  • Mensagens: 37
podes dizer que tipo de motor é que é?
é um motor corrente alternada ou é continua? é para ligar a uma bateria?
qual é a voltagem do motor?
qual é o seu consumo? em amperes, ou então a sua potencia em watts?
:)

Re: Inverter corrente eléctrica 11 Mar. 2008 00:29 #29

JPRR escreveu:
podes dizer que tipo de motor é que é?
é um motor corrente alternada ou é continua? é para ligar a uma bateria?
qual é a voltagem do motor?
qual é o seu consumo? em amperes, ou então a sua potencia em watts?
:)

eu do motor não tenho ainda características nenhumas... porque ainda estou a estudar o projecto...

a única coisa certa que tenho é que vai ser um motor que vai ligar a uma bateria de 12v....

Re: Inverter corrente eléctrica 13 Mar. 2008 00:34 #30

JPRR podes-me dar uma dica de como regular a velocidade da rotação de um motor ligado a uma bateria??? a única coisa certa no projecto é uma bateria de 12v o resto ainda não sei...

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema