Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Sugestões, informação e Criticas sobre o site e ou o fórum.

TÓPICO: Atualização do electronica PT e do Fórum

Atualização do electronica PT e do Fórum 11 Mar. 2023 01:33 #31

Olá Rui.

A logomarca à esquerda junto com o menu, a meu ver, fica mais atraente para o visitante. Veja um site com menu e logomarca juntos.
archive.org/
Perdoe os meus palpites, se eu estiver sendo chato.

Atualização do electronica PT e do Fórum 11 Mar. 2023 02:13 #32

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8005
  • Agradecimentos 3177
Parece-me todo o aspeto está mais apelativo.

A procura de esquemas está a ficar ***** e julgo vai facilitar bastante.

Vou dar mais umas dicas .
Seria possível ter algo como a estrutura do site com aspeto gráfico , em forma de árvore ou outra que possa ser melhor?

A ideia é ter uma visão por grandes temas e tornar mais fácil encontrar o que se pretende.
Exemplo : saber algo sobre normas como JEDEC ( exemplo escolhido a dedo ! ).

Outra dica seria que a pesquisa, dentro do site .indicasse áreas onde esse tema fosse referido.

Claro que sei que tem muito que trabalhar e isto, se considerar válido, terá o seu timming.

Atualização do electronica PT e do Fórum 11 Mar. 2023 08:23 #33

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1559
Há dois dias o logo estava à esquerda. Porque alterei??
1. O que procurei foi ter mais espaço em detrimento do espaço ocupado pelos menus mantendo a separação das várias categorias. Esse menu de topo horizontal não permitia isso, vão existir uns menus no topo mas os de navegação, os de conteúdo passam a abrir sempre na aba lateral.
2. Atualmente, mais de metade dos visitantes usam dispositivos móveis, o menu abre à esquerda permitindo clicar com a mão esquerda e usar a mão direita para selecionar o menu correspondente. Mas mesmo nos desktop, eu verifiquei aqui que abria o menu no icon à direita e tinha de deslocar o mouse para esquerda do outro lado do screen.
Estava a incomodar-me, parece os mac que se tem de deslocar o mouse para o topo esquerdo para fechar ou expandir a janela, isso incomoda e torna mais difícil a navegação utilização do site
Como está agora evita-se andar da esquerda para a direita com o mouse, o menu abre junto ao icon.

O exemplo enviado do archiver, tem poucos itens no menu de topo. Se formos verificar, há aqui menus com mais de 40 itens. Não cabem no topo, a única forma é ter uma barra lateral ou abrir um slider lateral. Mas, quando abrem em dispositivos móveis com larguras reduzidas, o logo desloca-se é uma ideia. Porém, quando em dispositivos com largura elevada eles têm um menu fixo, como existia aqui antes, quero evitar ter limitações no número de itens, eles não tem esse problema porque têm um número reduzido de menus (apenas 8). Mesmos nas áreas que foram atualizadas, os circuitos por exemplo, tem 10 itens, não cabem no menu de topo horizontal.

Meter o logo à esquerda tem uma solução simples, o menu em vez de abrir da esquerda abre da direita... vou ver as vantagens e desvantagens.

A pesquisa, tanto dos esquemas como do site, vai ser modificada, os itens passam a aparecer na janela de pesquisa (smart search), mas primeiro tenho de modificar o visual todo. As duas partes mais pequenas já estão concluídas, a pesquisa do site e dos esquemas vai ser diferente. O visual sitemap, para navegar por temas é uma boa ideia, logo que termine as alterações do layout vou ver isso.
Última Edição: 11 Mar. 2023 08:35 por Rui.

Atualização do electronica PT e do Fórum 13 Mar. 2023 12:33 #34

Rui escreveu:
Menu do fórum atualizado...
Parece-me estar tudo bem, se verificarem alguma falha digam-me, por favor.

Eu percebi que o botão "Início" fica sempre aceso, em qualquer opção escolhida. No print, veja que eu estou com a opção "Últimos Tópicos" e este botão não está aceso.

Capturar_2023-03-13.png

Atualização do electronica PT e do Fórum 13 Mar. 2023 13:05 #35

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1559
Essas tabs são de recurso até estar finalizada toda a migração. O fórum não está com todas a funcionalidades ativas assim como outras áreas do site que tenham vindo a atualizar progressivamente.

A pergunta é, porque não atualizar já tudo?
O problema é que, ao fazer as atualizações aparecem inúmeros ajustes e imprevistos, por isso estou a começar pelas áreas do site menos visualizadas para detetar os "bugs", a área em Inglês e os "circuitos", mantendo a base de funcionamento com algumas falhas não muito incomodas, espero.

É código muito antigo, foi originalmente desenvolvido com php4 já vamos no php 8.1. Só para termos uma noção, algumas funções tinham este aspeto
class topicos {
    function topicos() {
        echo 'topicos tv';
    }
}

Com esta nova versão a função e class não podem ter o mesmo nome e tem de ser alterado o código para tudo, e mais algumas coisas que não se estavam a prever, a única forma de atualizar é alterando em cada ficheiro manualmente.

Até a data e hora foram alterados, antes era Mês Dia Ano tinha de converter, agora é Dia Mês Ano (tenho de alterar manualmente m/d/Y para d/m/Y) em todos os ficheiros que solicitam a data.
Última Edição: 13 Mar. 2023 13:11 por Rui.

Atualização do electronica PT e do Fórum 13 Mar. 2023 13:35 #36

Para mim não tem problema nenhum. Estou sem dificuldades para acessar o site. De modo geral, está tudo funcional. B) B) B)

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema