Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Sugestões, informação e Criticas sobre o site e ou o fórum.

TÓPICO: Atualização do electronica PT e do Fórum

Atualização do electronica PT e do Fórum 04 Mar. 2023 23:08 #21

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1558
Bem... esta área dos downloads está a dar-me trabalho... o código é de 2007, parece estar tudo bem, mas apenas os downloads estão a funcionar para não deixar o site parado.

Vou ter de criar um cópia e trabalhar noutro espaço para resolver uma série de problemas de código.

Até lá ficamos sem a possibilidade de enviar esquemas.

Em relação às sugestões, algumas já são filtradas nas pesquisas, por exemplo, muitos utilizadores digitavam "esquema qualquer coisa" ora esquema são todos.
estes são os filtros ativos nas pesquisas de esquemas, alguns são de aprendizes de "ácaro" a utilizar bugs de há 15 anos.

'/','!','&','*','<','font','color','=','#','FF0000','>','font', 'class','=',';','(','//',')','http','HTTP',':','?','%A0','ESQUEMA','esquem','CAIXA','AMPLIFICADA','SOM','DICAS', 'DEFEITO', 'DICA', 'CLASS', 'TV ', ' LA', 'WWW','esquemas', 'SS', 'DEFEITOS', '�' );

Note-se as pesquisas de dicas na área dos esquemas. Essa pesquisa também vai ser melhorada, vai dar uma percentagem de probabilidades mesmo com termos semelhantes.

Por exemplo, em tempos tentei remover a parte da pesquisa do KV, ou kv-. Verifiquei que em alguns casos existiam muitos resultados. Há aqui um outro problema, se bem se lembram, no inicio era comum virem ao fórum pedir um esquema porque não encontravam nas pesquisas. Se tinha o chassis não colocava vários modelos com o mesmo chassis deixando apenas a indicação que o modelo tinha o chassi correspondente. Em muitos casos, tive de permitir outros modelos do mesmo chassis porque verifiquei que nas pesquisas nunca conseguiam encontrar o esquema. Agora +e raro alguém chegar ao fórum pedir algo que já está nos downloads. Mas alguns desses filtros são uma boa ideia.
Primeiro vou ter de resolver o berbicacho dos downloads, ou melhor, dos uploads que parece ser só mas é mais complexo.
Amanhã vou estar de volta desta trilha partida.

Atualização do electronica PT e do Fórum 06 Mar. 2023 10:13 #22

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1558
Foi atualizado o envio de ficheiros que estava inativo, já se pode enviar esquemas em:
Enviar esquemas
Última Edição: 06 Mar. 2023 10:14 por Rui.

Atualização do electronica PT e do Fórum 07 Mar. 2023 02:12 #23

Queria sugerir algo que vejo há bastante tempo.
O índice das páginas, conforme se vê no print, não poderia também ser colocado no topo? Às vezes, é preciso rolar a página para chegar ao índice.
E no mesmo assunto, se fosse possível colocar aquela seta no fim de página para voltar rapidamente para o início, ajudaria bastante.

InkedCapturar_LI.jpg

Atualização do electronica PT e do Fórum 07 Mar. 2023 13:44 #24

  • RuiP
  • Avatar de RuiP
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos
  • pt  
  • Mensagens: 2
Pode... e vai ter.
Estou a tentar resolver uma série de conversões que não estão a funcionar bem.

Há um problema com os caracteres dos ficheiros enviados, ou seja, quando vou aprovar tenho de renomear manualmente, porque, por exemplo, uma ficheiro com o nome "associação" fia no server como "associação" parece algo simples mas na realidade é um tremendo berbicacho, a conversão dos caracteres neste caso especifico. Estou há 5 horas a tentar resolver isto, sem sucesso por enquanto.

Atualização do electronica PT e do Fórum 07 Mar. 2023 14:07 #25

Desejo bom trabalho.
Eu estou engatinhando em programação HTML e de vez em quando tento programar algo simples, mas é difícil.

Atualização do electronica PT e do Fórum 07 Mar. 2023 18:10 #26

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1558
HTML é a saída, neste caso temos algo mais complexo, precisamos de dados armazenados, executar pesquisas, formular os layouts, executar funções etc etc. Por isso, temos uma série de tecnologias que andam sempre em atualização.

PHP, Mysql, Javascript, ajax, css etc etc

Esta atualização foi sobretudo do php, estava a executar uma versão muito antiga e era imperativo atualizar.

Mas o HTML é a base do mostramos a quem visita a página, é também a mais simples de todas as tecnologias usadas aqui.

Atualização do electronica PT e do Fórum 07 Mar. 2023 18:57 #27

É tudo muito complicado para mim. Não vou entender nunca. Tenho mais facilidade com a eletrônica.
Mas, gostaria de aprender o básico sobre arduíno. Tenho livros sobre o assunto, mas estou sem disposição para estudar.

Atualização do electronica PT e do Fórum 07 Mar. 2023 23:08 #28

  • RuiP
  • Avatar de RuiP
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos
  • pt  
  • Mensagens: 2
A eletronica é bastante mais complexa, menos imaginativa.
Há uma coisa mais interessante e evoluída que o arduino.

Um artigo que o site vai ter
www.electronica-pt.com/raspberry

O rpi, permite ligar diretamente a programação a dispositivos externos sem depender de ter de gravar em memória etc etc.

Permite utilizar em domótica, facilmente, permite facilmente acedermos aos computadores em casa ou dispositivos controlados remotamente

Há alguns artigos prontos para colocar no site, que vão desde o reconhecimento facial.

O problema aqui é que os programadores/informáticos não sabem de eletronica e o inverso, os eletronicos pouco sabem de programação. O técnico de informática tem enormes dificuldades em entender a eletronica analógica.
Embora existam alguma formação nesta área, a informação e a formação ainda é muito reduzida e pouco propagada.

O meu grande problema é falta de tempo. Mas devagar vai-se fazendo e colocando aqui no site. Neste momento a prioridade é atualizar este site.
O meu problema é falta de tempo para colocar tudo aqui.
Última Edição: 08 Mar. 2023 09:26 por Rui.

Atualização do electronica PT e do Fórum 10 Mar. 2023 22:45 #29

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 7999
  • Agradecimentos 3173
Rui

Será possível na screen "Esquemas" colocar o icon "Enviar ficheiro"?

Grato

Atualização do electronica PT e do Fórum 11 Mar. 2023 00:11 #30

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1558
Passou a existir um link para enviar em todos os layouts da área de downloads exceto no da descrição e download da file.

enviar-esquema_2023-03-11.jpg


Aproveito para mostrar as alterações já feitas tanto na área dos circuitos como da parte em Inglês.

Passei a usar um menu diferente que vai abrir lateralmente
O que acham do layout e da usabilidade, aqui ficam os links das áreas já atualizadas eram áreas que já existiam mas com o layout anterior (desde 2009)

Circuitos
Eletronica PT (EN)

Qual a vossa opinião sobre esta nova estrutura e do novo grafismo?
Última Edição: 11 Mar. 2023 00:12 por Rui.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema