Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: Conserta de um Toca Disco Spect 90

Conserta de um Toca Disco Spect 90 05 Abr. 2024 17:03 #11

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8012
  • Agradecimentos 3180
Vamos ver se se consegue ajudar.
Note que não tenho sequer o esquema . Mas vou tentar as hipóteses notando que retirar a placa não me parece a melhor pois também inclui quer essa ligação ao switch e os trimmers de controlo de velocidade.

Assim poderá:

1- reparar a placa , incluindo as pistas queimadas, e alimentar o aparelho com um pequeno transformador externo de 220 para 20V.

mixtronica.com/transformadores-baterias-energia/36679-transformador-alimentacao-220v-20v-1a.html

2- tentar usar como indicou usar alimentador externo. Aqui a dificuldade é ter a certeza de que o circuito/motor funciona com +12v Dc e verificar os pontos onde ligar.

Para ter algo em que me basear precisaria de:

- fotos de qualidade da placa da parte de cima e de baixo.
- identificar os valores dos condensadores eletrostáticos ( capacidade e tensão) , a referencia do díodo zener e do transístor e se possível a tensão/corrente do motor.


Note que seja qualquer a decisão terá de fazer tudo com calma, experimentando, e de acordo com os seus conhecimentos.

Conserta de um Toca Disco Spect 90 05 Abr. 2024 19:17 #12

O aparelho comprei já chegou deste jeito, porém não ligou foi ai que quando abri vi trilhas rompidas, no lugar deste diodo preto havia um diodo zenner e vi que o mesmo não estava bom então deduzi que era por causa dele que o aparelho não liga, então foi perceber depois de algumas procuras na internet vi uma outra placa igual esta porém com um diodo normal preto, e não um zenner então eu coloquei o diodo normal preto 1n4007 mas quando liguei o aparelho na energia que aqui é 127 volts, o resistor verde pegou fogo, desliguei rápido da energia, então resolvi colocar uma fonte de bancada com tensão de 5v mas DC próximo a um dos capacitores foi ai que vi que o transistor BD 135-16 estava esquentando demais, então fui fazer o teste nele e percebi que estava em curto em todos os terminais, segue as fotos que me pediu, desde já te agradeço pela atenção e ajuda. Tentei tirar bem próximo a foto do transistor e do resistor porém minha câmera quanto mais próximo fica embaçado.
Anexos:
Última Edição: 05 Abr. 2024 19:24 por Adriano Presley. Motivo: faltou anexos

Conserta de um Toca Disco Spect 90 05 Abr. 2024 21:08 #13

  • sugeda
  • Avatar de sugeda
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 174
  • Agradecimentos 104
Isso é um regulador 12v com retificador de meia onda para circuitos de baixo consumo sem preocupação com ruído.

Antes de prosseguir, ligue uma fonte externa entre os pinos 7(+) e 2(-).

Caso funcione normalmente, pode ser mais viável instalar uma placa de fonte chaveada que comprar um transformador e consertar o circuito.

Conserta de um Toca Disco Spect 90 05 Abr. 2024 21:37 #14

sugeda escreveu:
Isso é um regulador 12v com retificador de meia onda para circuitos de baixo consumo sem preocupação com ruído.

Antes de prosseguir, ligue uma fonte externa entre os pinos 7(+) e 2(-).

Caso funcione normalmente, pode ser mais viável instalar uma placa de fonte chaveada que comprar um transformador e consertar o circuito.
Então o que faz a regulagem para baixar tensão para ir ao motor do aparelho é o transistor? Ele baixa para 12 volts? Que placa estranha não tem transformador quem faz abaixar a tensão dos 127volts que entra da rede para o motor é o transistor ou esses diodos tem esta finalidade? E voltando ao seu comentário eu já havia feito um teste peguei uma fonte de bancada DC e relei nos fios positivo e negativo do motor e ele girou, só não é alternada mas em corrente continua ele girou. Ah e agora a pouco fui testar este diodo amarelo próximo de onde tirei o transistor e ele está em curto acabei de tirar ele também da placa.

Conserta de um Toca Disco Spect 90 05 Abr. 2024 21:42 #15

  • sugeda
  • Avatar de sugeda
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 174
  • Agradecimentos 104
Como informado anteriormente, o transformador 20vac fica no receiver.
Para uso avulso fora do conjunto, deverá instalar um transformador ou como na outra postagem, uma placa de fonte 12v após testar o funcionamento com uma fonte de bancada.

Conserta de um Toca Disco Spect 90 05 Abr. 2024 21:46 #16

sugeda escreveu:
Como informado anteriormente, o transformador 20vac fica no receiver.
Para uso avulso fora do conjunto, deverá instalar um transformador ou como na outra postagem, uma placa de fonte 12v após testar o funcionamento com uma fonte de bancada.
Entendi o toca disco recebia a alimentação do receiver que era de 20 Vac, é o motor tá funcionando pelo que testei com a fonte de bancada, agora só não sei como fazer a ligação da chave switch e a outra da velocidade 33 e 45 rpm, essa é a minha maior duvida fazer a ligação nos fios corretos e se posso ao inves de ser corrente alternada usar corrente continua.

Conserta de um Toca Disco Spect 90 06 Abr. 2024 18:02 #17

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8012
  • Agradecimentos 3180
Vendo as suas imagens não me parece que tenha pistas destuidas e circuito é o que coloquei no post #6.
Pessoalmente faria a reparação.
O díodo 1N está correcto e só deverá ter de mudar o transistor e o zener. A resistência de 33Ohm pode ser de 4 ou 5W.
Depois pode usar um transformador ou se preferir um alimentador dc de 15 a 20V.
Assim não tem de alterar mais nada nas outras ligações dos switch.
E o aparelho ficará como o original.

Se optar por alterar tem na figura como fazer.
Para além disso deve remover o transístor.Também aqui não tem de alterar as ligações dos switch.
Anexos:

Conserta de um Toca Disco Spect 90 06 Abr. 2024 18:29 #18

zurca1599 escreveu:
Vendo as suas imagens não me parece que tenha pistas destuidas e circuito é o que coloquei no post #6.
Pessoalmente faria a reparação.
O díodo 1N está correcto e só deverá ter de mudar o transistor e o zener. A resistência de 33Ohm pode ser de 4 ou 5W.
Depois pode usar um transformador ou se preferir um alimentador dc de 15 a 20V.
Assim não tem de alterar mais nada nas outras ligações dos switch.
E o aparelho ficará como o original.

Se optar por alterar tem na figura como fazer.
Para além disso deve remover o transístor.Também aqui não tem de alterar as ligações dos switch.

Obrigado por responder, deixa ver se eu entendi, então houve a queima do resistor que pegou fogo pois foi ligado direto no 127volts, se tivesse um transformador ou algo para que tivesse reduzido a tensão não teria pegado fogo? É que comprei o aparelho e veio deste jeito, sem transformador, achei também meio estranho ligar direto na tomada 127 volts deste jeito, depois cheguei a pensar que algo na placa que iria fazer o papel de reduzir a tensão. Vou pegar a fonte de bancada mas é tensão DC e fazer a ligação no fio vermelho a ponta de prova positiva e o outra ponta de prova negativa interligar na chave swtich. Se der certo poderei usar uma fonte externa chaveada sem precisar do transformador, ou comprar um transformador que a saída seja AC. Tem um vídeo no youtube uma pessoa vendendo um toca disco igual e ele disse que era ligado através de uma fonte externa, mas no vídeo dele não tinha campo para fazer comentário, foi desativado. Segue foto dos pontos onde vou fazer a ligação e foto das trilhas queimada em anexo.
PLACALIGAES.jpg


TRILHASQUEIMADA.jpg

Conserta de um Toca Disco Spect 90 06 Abr. 2024 19:57 #19

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8012
  • Agradecimentos 3180
Atenção se ligar dessa forma só pode usar alimentação DC.
NÃO PODE USAR TRANSFORMADOR AC.

Além disso tem de ligar o negativo ao pino correto do switch de outra forma sempre ligado.

Relativamente ao alimentador penso ser melhor não usar uma fonte externa comutada mas sim linear .
As fontes comutadas, se não forem de boa qualidade, produzem ruído que pode ser transmitido à saída áudio.

Percebeu a 2ª hipótese que coloquei ?
Note que é o mesmo que quer fazer mas basta dessoldar o fio preto mais direita daqueles que deviam ligar ao amplificador e ressoldar no terminal vermelho e sem o transístor.
Anexos:

Conserta de um Toca Disco Spect 90 08 Abr. 2024 13:22 #20

zurca1599 escreveu:
Atenção se ligar dessa forma só pode usar alimentação DC.
NÃO PODE USAR TRANSFORMADOR AC.

Além disso tem de ligar o negativo ao pino correto do switch de outra forma sempre ligado.

Relativamente ao alimentador penso ser melhor não usar uma fonte externa comutada mas sim linear .
As fontes comutadas, se não forem de boa qualidade, produzem ruído que pode ser transmitido à saída áudio.

Percebeu a 2ª hipótese que coloquei ?
Note que é o mesmo que quer fazer mas basta dessoldar o fio preto mais direita daqueles que deviam ligar ao amplificador e ressoldar no terminal vermelho e sem o transístor.

Olá amigo fiz a ligação da fonte de bancada nestes dois pontos em amarelo, no fio vermelho o positivo da fonte de bancada e o negativo neste outro ponto em amarelo, o motor gira mas ele fica ligado direto, tem que haver um jeito de ligar na chave switch pois é a chave que vai comandar quando o motor deve funcionar e quando deve não funcionar só que não sei onde fazer as ligações nesta chave switch, esta é a maior duvida.Estas chaves switch só funcionam com corrente alternada? Boa semana.
placaligados.jpg
Última Edição: 08 Abr. 2024 13:43 por Adriano Presley. Motivo: Esqueci um comentário
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema