Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: Conserta de um Toca Disco Spect 90

Conserta de um Toca Disco Spect 90 02 Abr. 2024 23:06 #1

Olá amigos estou com um problema em um toca disco Spect 90, no qual ele possui uma placa de circuito ao invés de ter um transformador, esta placa não ligava depois de ter trocado um diodo ela funcionou porém um resistor de entrada da rede este do anexo pegou fogo, preciso saber ao certo quantos watts ele possui, tenho esta foto, vi que é de 33R porém não tenho certeza de quantos watts se alguém conhece ou souber e me dizer ficarei grato.
Anexos:

Conserta de um Toca Disco Spect 90 03 Abr. 2024 18:25 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8012
  • Agradecimentos 3180
Resistência Bobinada.
Provavelmente será de 6-8 w , depende do tamanho e deve encontrar em casas de eletrónica.

mixtronica.com/bobinadas-resistencias/4504-resistencia-bobinada-0-50r-3w.html

Mas parece que se danificou o díodo e agora a resistência pode ter excesso de consumo nessa linha e deveria verificar.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Adriano Presley

Conserta de um Toca Disco Spect 90 03 Abr. 2024 21:26 #3

  • sugeda
  • Avatar de sugeda
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 174
  • Agradecimentos 104
Esse modelo foi feito para ser alimentado exclusivamente pelo 20VAC do receiver mas alguns clientes adaptavam para uso avulso conectando às mais diversas fontes inclusive diretamente na tomada.
Última Edição: 03 Abr. 2024 21:29 por sugeda.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Adriano Presley

Conserta de um Toca Disco Spect 90 03 Abr. 2024 21:35 #4

Agradeço por responder amigo, estou com medo de colocar uma resistência com baixa potência e queimar de novo, depois que fiz isto fui conferir um transistor que tem ali e ele estava danificado, vou ter que trocar também. Antes nesta placa estava um diodo mas não o normal mas sim um diodo zener e havia duas trilhas que se soltaram acrecito devido a um curto, mas isto não foi comigo já veio assim a placa.

Conserta de um Toca Disco Spect 90 03 Abr. 2024 21:37 #5

Olá amigo obrigado por responder então este motor deste aparelho é de corrente alternada? Você sabe como faço para deixar esta placa de lado e colocar uma fonte de 12Volts Dc?

Conserta de um Toca Disco Spect 90 04 Abr. 2024 02:16 #6

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8012
  • Agradecimentos 3180
Veja este video onde se pode ver que o circuito é bem simples.



d901.jpg


Se calhar algo como isto (mais os controlos de velocidade ), neste caso para +12V.

d902.jpg



Note o fundamental é ter em atenção a tensão de entrada de alimentação que como o sugeda indicou deve ser de 20Vac.
Claro que se colocar 220V vai explodir tudo.

Conserta de um Toca Disco Spect 90 04 Abr. 2024 20:21 #7

  • sugeda
  • Avatar de sugeda
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 174
  • Agradecimentos 104
spect90.webp


Na época alguns clientes cortavam o cabo, colocavam um pino e direto em 110/220.

foto: MercadoLivre
Última Edição: 04 Abr. 2024 20:21 por sugeda.

Conserta de um Toca Disco Spect 90 05 Abr. 2024 01:37 #8

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8012
  • Agradecimentos 3180
sugeda escreveu:
spect90.webp


Na época alguns clientes cortavam o cabo, colocavam um pino e direto em 110/220.

foto: MercadoLivre


Pois se calhar foi o que fizeram com este e o Adriano Presley já viu o resultado: "PUM"

Conserta de um Toca Disco Spect 90 05 Abr. 2024 11:59 #9

Bom dia amigo obrigado pelo video e pelas explicações, então o aparelho é igual este do video a placa também, tem como colocar ele para funcionar em 12 volts DC ? Gostaria de ver onde coloco o positivo e o negativo de uma fonte de 12 V DC ou nesta placa ou tirando ela fora, pois tem uma ligação em uma chave switch que liga o aparelho e desliga e não sei como fazer esta ligação. Se souber e puder me ajudar fico grato.

Conserta de um Toca Disco Spect 90 05 Abr. 2024 12:02 #10

Olá amigo bom dia o aparelho que estou é o toca disco e não o reciver e nem o deck e sim o toca disco,tem como colocar ele para funcionar em 12 volts DC ? Gostaria de ver onde coloco o positivo e o negativo de uma fonte de 12 V DC ou nesta placa ou tirando ela fora, pois tem uma ligação em uma chave switch que liga o aparelho e desliga e não sei como fazer esta ligação. Se souber e puder me ajudar fico grato.
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema