Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Olá a todos - Preciso da vossa ajuda desumidificador marca electronia

Olá a todos - Preciso da vossa ajuda desumidificador marca electronia 20 Mar. 2013 21:13 #1

Tenho um desumidificador marca electronia YL-2007 que está com um problema (liga desliga liga desliga). Atraves de uma pesquisa precebi que o problema era da peça que segue no ficheiro anexo. Nao encontrei nehuma igual mas o técnico da loja disse que tinha uma que fazia o mesmo efeito (imagem 2) montei a peça mas o equipamento continua na mesma. Não existe nehum técnico aqui perto da minha area de residencia e dado que o equipamento já tem 6 anos não queria gastar dinheiro por isso tou tentando arranja-lo mas como nao tenho formação nesta area estou sem saber o que fazer. Obrigado a todos

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: Pe_as.zip
Tamanho do Ficheiro: 20399
Última Edição: 20 Mar. 2013 22:24 por Rui. Motivo: colocação modelo no titulo

Re:Olá a todos - Preciso da vossa ajuda desumidificador marca electronia 20 Mar. 2013 22:28 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Não consegui perceber que componente substituiu pelos ficheiros enviados, quando tirar a foto tire onde estão as especificações (referencia e valores), é indiferente que as peças sejam diferentes fisicamente desde que tenham os mesmos parâmetros e sejam o mesmo componente.
Última Edição: 20 Mar. 2013 22:28 por Rui.

Re:Olá a todos - Preciso da vossa ajuda desumidificador marca electronia 21 Mar. 2013 21:07 #3

A peça original tem as seguintes referencias:
Pinge
CBB61
6uf +/- 5%
400VAC DB-C
50/60Hz SH PO
EN60252-1
40/85/21
Kesheng Electronic 07/07R

A peça comprada tem as seguintes referencias:
ICAR Ecofill
R-11-37A
WB 4060 MK SH
6 uf +/- 5% PO
AC 400V B
AC 450V C
40/085/21
50/60 Hz
EN 60252

Pelo que reparei as referencias são as mesmas mas o equipamento continua com o mesmo problema. montei a peça ligando os dois fios em cada um dos pins.
Obrigado pela atenção

Re:Olá a todos - Preciso da vossa ajuda desumidificador marca electronia 22 Mar. 2013 19:36 #4

Artur1981 escreveu:
A peça original tem as seguintes referencias:
Pinge
CBB61
6uf +/- 5%
400VAC DB-C
50/60Hz SH PO
EN60252-1
40/85/21
Kesheng Electronic 07/07R

A peça comprada tem as seguintes referencias:
ICAR Ecofill
R-11-37A
WB 4060 MK SH
6 uf +/- 5% PO
AC 400V B
AC 450V C
40/085/21
50/60 Hz
EN 60252

Pelo que reparei as referencias são as mesmas mas o equipamento continua com o mesmo problema. montei a peça ligando os dois fios em cada um dos pins.
Obrigado pela atenção

Re:Olá a todos - Preciso da vossa ajuda desumidificador marca electronia 22 Mar. 2013 20:03 #5

  • 2207
  • Avatar de 2207
Os componente que descreve provavelmente é o condensador de arranque do compressor.

Reparei recentemente um desumidificador Electronia com o mesmo defeito. O responsavel era um condensador de 1,5 uf/280V (não electrolitico), situado na placa de controlo, cuja capacidade estava reduzida a cerca de metade. O seu papel no circuito é semelhante ao de Cx no circuito do seguinte link

www.electronica-pt.com/circuitos/pt/iluminacao/76-led-lamp-circuit.html

Não sei se o modelo em questão utiliza o mesmo modelo de placa, mas pelo sintoma que descreve, e
sendo da mesma marca...

Cumprimentos

Re:Olá a todos - Preciso da vossa ajuda desumidificador marca electronia 24 Mar. 2013 16:21 #6

Boa tarde amigo "2207",

Confirmei a sua indicação e efetivamente a placa tem um condensador 1.5uf K280 V, caixinha amarela. O problema é que faz parte da placa e não é uma peça facil de substituir. Dado que não tenho formação nesta area o que me aconselha a fazer? O procedimento de substituição é simples ou complexo?
Obrigado pela ajuda.

Re:Olá a todos - Preciso da vossa ajuda desumidificador marca electronia 24 Mar. 2013 20:15 #7

  • 2207
  • Avatar de 2207
Boa tarde Artur1981

Como deve compreender, eu não lhe posso garantir que é esse o componente que está avariado. Mas é concerteza um componente a ser verificado.

Se é facil de substituir? È muito fácil, até para um principiante. Basta um ferro de soldar para dessoldar
o componente (se tiver um chupa soldas ajuda) e soldar o novo. Como é um componente só com dois
pinos, e se não tiver chupa soldas, para dessoldar aquece d'um lado e pucha um pouco, aquece do outro e pucha também um pouco, volta ao primeiro, aquece e pucha mais um pouco, e assim sucessivamente até sair.

Se tiver que substituir o dito condensador, aconselho 1,5uf/400V. Se não encontrar, pode colocar dois
em paralelo (p.ex. 1uf/400V e 0,47uf/400V).

Para retirar a placa, deve retirar todos fios que estão ligados com terminais (alimentação, compressor,
ventilador, sensor de recipiente da água). Deve marca-los com a mesma marcação que está na placa,
para não haver dúvidas quanto for religa-los.

Há apenas um fio com dois condutores com 30 ou 40cm e uma pequena sonda na ponta que está soldado directamente na placa, que convém que saia junto com ela. A sonda está presa ao radiador com abraçadeiras de plástico. È só cortar para retirar. Quando colocar de novo a placa, coloque a sonda no mesmo sítio e amarre com abraçadeiras novas.

Se tiver algum jeito, não terá dificuldade em efectuar a reparação.

Desejo-lhe sorte.

Re:Olá a todos - Preciso da vossa ajuda desumidificador marca electronia 25 Mar. 2013 22:57 #8

Boa noite,

Avaria arranjada. O equipamento já funciona a 100%.

Substitui o condensador, mas como não havia 1,5uf 400V o técnico da loja disse-me que um 1uf 600V também dava. Montei e já funciona. Não sei se a diferença nas referencias trará algum problema mas pelos menos éstá funcionando.
Amigo 2207 quero agradecer a sua ajuda pois sem ela não chegava lá. Sou da area fiscal e contabilistica (TOC) se precisar de alguma coisa estou ao seu dispor.
Um grande abraço e muitos parabens por partilharem os vossos conhecimentos com o pessoal.

Re:Olá a todos - Preciso da vossa ajuda desumidificador marca electronia 26 Mar. 2013 00:02 #9

  • 2207
  • Avatar de 2207
Fico contente por ter ajudado.

Um abraço.

Re:Olá a todos - Preciso da vossa ajuda desumidificador marca electronia 08 Nov. 2013 23:22 #10

Boas pessoal

Desculpem estar a desenterrar este tópico mas é o mais parecido que encontrei com o meu problema. Tenho um desumidificador da confortec e ele trabalha normalmente com as duas ventoinhas (normal e rápido)mas não passa água para o depósito. Está sempre seco. Se algué souber o problema agradecia ;) Toda a ajuda é benvinda.

Cumprimentos
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema