Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Micro paineis solares

Micro paineis solares 21 Abr. 2009 09:52 #1

Boas amigos

As vezes o nosso cerebro regula menos bem e tem ideias meio maradas, mas é mesmo assim temos de o exercitar.

Em virtude dos preços dos paineis ainda serem bastante caros, o que não faz grande sentido mas pronto, estou em contacto com um fornecedor de micro paineis com as seguintes caracteristicas:

9V 230mA 2W
1. high efficiency 2watt solar panel.
2. polycrystalline solar cells
3. Life: 20 years
4. Rated Maximum Power (Pmax):2w
5. Open circuit voltage(Voc):10.5V
6. Short circuit current(Isc):250A
7. Maximum power voltage(Vpm):9V
8. Maximum power current(Ipm):230mA
9. Dimensions:180mm x 130mm x 18mm
10. Weight:0.38kg (without packaging)
11. Temperature Range: -40℃ ---80℃
12. Frame (Material, Corners, etc.): Anodized Aluminum Alloy
13. Glass: High transmissivity low-iron 3.2 mm toughened glass
14. Standard Test Conditions: AM1.5 100MW/c㎡ 25℃

OK então é um painel solar de 2W com 230mA(equivalente a 0,23Amps)

A ideia seria ligar uma quantidade significativa (100) a uma bateria de 180Amperes.
Se os meus calculos não estão errados:

W ma AMP AMP x 100 panels W x 100 Panels
2 230 0,23 23Amperes 200W

Em resumo em condições de pico debitaria por H 23Amperes e 200W.

De seguida ligado a Bateria teria um Inversor 12v 230V para ligar o que já se sabe.
Se em 7H fosse sempre pico teriamos 1400W de potencia gerada e 161Amperes claro que o valor está longe da realidade mas nada que não se resolva com o aumento de Paineis. Espaço n falta.

Agora alem de gostar que alguem confira a minha lógica, estou com o problema de Na realidade isto transfere-se para quantos V/W POtencia o que for na corrente continua?

É que essa conversão está a por a minha cabeça a andar a roda que não consigo compreender essa matemática.

Obrigado
Frederico Pereira

Re: Micro paineis solares 27 Abr. 2009 23:51 #2

  • WebLogs
  • Avatar de WebLogs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 214
  • Agradecimentos 13
Colega não percebi o exposto da tua interrugação, desculpa. Expõe os teus dadoss com mais claresa, porque tem que haver uma solução para a duvida.
O saber não ocupa espaço,temos é que nos instruir.

Re: Micro paineis solares 30 Abr. 2009 02:34 #3

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1559
As células produzem corrente contínua, ou seja, os cálculos que efectuou estão correctos se as células estiverem a produzir no seu máximo.

para calcular a potencia a fórmula é P=U*I ou seja a forma como vai ligar as células será importante, as células funcionam como as pilhas normais, se ligar em série aumenta a tensão se ligar em paralelo a tensão é constante aumenta a corrente, supondo que vai ter baterias de 9V, ficam todas ligadas em paralelo, os cálculos são directos, embora tenha chegado aos 200W multiplicando o numero de painéis, se multiplicar a corrente pela a tensão chega ao mesmo valor 9*0,23=2,07multiplicando por 100 células dá 207W, P=UI em que U é a tensão e I a corrente, verifique a página da Lei de OHM

NOTA- Os painéis de grande dimensão não são mais do que um conjunto de células ligadas entre si, verifique o preço das 100 células e o preço do mesmo painel completo, normalmente o preço é superior comprando individualmente.
Última Edição: 25 Nov. 2015 17:08 por Rui.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema