Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: ajuda p/ diodos

ajuda p/ diodos 22 Nov. 2008 12:30 #1

pessoal des-de que comecei na eletronica eu sempre usei o multimetro analogico para medir diodos , mas estou querendo aprender melhor como medir com o digital pois nao entendo a leitura feita sendo que o digital nao testo o diodo na escala de resistência alguem pode me ajudar se souberem tambem de alguma coisa na internete que explique esse fenomeno me mandem agradeço obrigado !

Re: ajuda p/ diodos 22 Nov. 2008 15:15 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
O processo é idêntico, o díodo vai conduzir num sentido e não no outro.
Os multímetros digitais têm normalmente uma escala de díodos.
Mas a base é a mesma conduz num sentido e trocando as pontas não conduz no outro

Re: ajuda p/ diodos 22 Nov. 2008 16:28 #3

  • djalma milan
  • Avatar de djalma milan
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • DJALMA MILAN--TÉCNICO EM ELETRÔNICA
  •   
  • Mensagens: 1537
  • Agradecimentos 1
Olá Osmar,um abraço,coloquei no centro de downloads,artigo instroções de utilização do multimetro digital
Minita modelo ET-2210 ,que pode ser referencia para aprimorar o conhecimento de uso do multi teste digital,
No centro de dowloads,digite minipa (vai estar como audio)não achei como enviar p/ artigos.O Rui vai colocar no local correto,Rui desculpe-me ,não achei o caminho.

Re: ajuda p/ diodos 22 Nov. 2008 17:13 #4

  • djalma milan
  • Avatar de djalma milan
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • DJALMA MILAN--TÉCNICO EM ELETRÔNICA
  •   
  • Mensagens: 1537
  • Agradecimentos 1
Em tempo,resposta corrigida;
Olá Osmar,um abraço,coloquei na central de downloads,um artigo: instruções de utilização do multimetro digital Minipa modelo ET-2210 , que pode ser referencia para se aprimorar o conhecimento e formas de uso do multi teste digital.
No centro de dowloads,digite minipa (vai estar como audio)não achei como enviar p/ artigos.O Rui vai colocar no local correto,Rui desculpe-me ,não achei o caminho.

Re: ajuda p/ diodos 24 Nov. 2008 12:35 #5

valeu garoto beixei o arquivo agora vou estudar com calma agradeço a atenção me adiciona ai no msn se for possivel

Re: ajuda p/ diodos 24 Nov. 2008 22:47 #6

  • zemartins
  • Avatar de zemartins
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • pt  
  • Mensagens: 121
  • Agradecimentos 1
Boas dicas aqui foram deixadas, mas para mim o teste de diodos feito com multimetro analógico, ainda é o mais fiavel.

Re: ajuda p/ diodos 25 Nov. 2008 17:28 #7

  • edy_zs
  • Avatar de edy_zs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 15
Boas.. tenho uma duvida e presisava de alguma ajuda se for possivel... eu tenho um diodo super rapido (Ultra Fast High Voltage Diode) é um STTA1212D (12 Amperes 1200Volts) uso o multimetro na posicção de diodos ,e o mesmo nao me da valor nem de um lado nem de outro, tambem nao me da curto circuito.. a minha duvida é: será que para medir este tipo de diodo usa-se outra maneira? ou mede-se como se mede um diodo qualquer? se me poderem ajudar agradecia .. Um grande Abraço

Re: ajuda p/ diodos 25 Nov. 2008 18:12 #8

  • tony eletronica
  • Avatar de tony eletronica
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top10 em número de mensagens
  • A PACIENCIA É UMA VIRTUDE
  • br  
  • Mensagens: 1916
  • Agradecimentos 5
acho que este diodo está aberto,eu nunca testei um diodo que não
conduzisse de um lado,ou talvez deva colocar em escala mais sensivel

(tony)
tudo em consertos eletro-eletronicos

Re: ajuda p/ diodos 25 Nov. 2008 20:45 #9

  • hcruz
  • Avatar de hcruz
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 128
  • Agradecimentos 3
Boas,

nesse caso tente utilizar um multímetro com escala de MegaOhm, e veja se obtém valor em um dos sentidos.
Se costuma reparar microondas, provavelmente já substituiu um díodo de protecção existente em todos os modelos que costuma abrir. este díodo mesmo estando bom, se for medido na posição de díodos não obtem nenhum valor valor pois tem uma resistividade muito alta já que está sujeito a altas tensões, que é o caso do seu.

Abraço,

Hcruz

Re: ajuda p/ diodos 27 Nov. 2008 11:18 #10

  • edy_zs
  • Avatar de edy_zs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 15
ja consegui medir.. em prencipio está bom.. obrigadão.
Ja agora alguem sabe o que é um APTCC1184 ? Não sei se é um transistor de potencia ou um diodo. a aparencia é igualzinha. abracos
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema