Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
HI-FI - Audio
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: AIWA NSX-990LH

AIWA NSX-990LH 23 Mar. 2023 03:53 #11

  • Zeca_BR
  • Avatar de Zeca_BR
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • br  
  • Mensagens: 9
Pessoal, recebi hoje a central do NSX-990 que encontrei na internet. Aparelho muito mal cuidado, tem riscos no painel frontal, cd fica pulando bastante, tape-decks não funcionam, etc. Porém, o aparelho está funcionando e ao ligá-lo nas caixas do som do meu fiquei surpreso porque a qualidade do áudio é superior à do meu. Foi aí que percebi dois detalhes.

O volume de som nas duas caixas é igual, no meu 990 sempre uma das caixas tinha um volume mais alto, tipo com um controle de balanço mais para o canal direito. Até aí tudo bem, pode ser o STK mesmo então substituo e tudo certo. Mas o outro detalhe me chamou mais a atenção. Vou explicar:

No meu 990, se coloco no modo TAPE, mas não estou rodando nenhuma fita o som fica mudo, só vai sair som se der play e isso é normal. Porém, se coloco no modo CD sem rodar nada e ajusto o volume para a posição de 9 horas por exemplo eu já escuto um ruído de fundo (chiado) bem perceptível. Se coloco no modo AUX também acontece, só que escuto também bem baixinho o som do rádio e isso não deveria acontecer.

Então agora fico na dúvida se esse problema do ruido de fundo no modo cd e aux está relacionado com a placa principal ou com a placa do painel frontal. Uma coisa é certa, o STK precisa ser trocado, mas se posso resolver esse outro problema também isso vai deixar o meu NSX-990 novo em folha.

Qual a opinião de vocês?

AIWA NSX-990LH 23 Mar. 2023 04:29 #12

Esta mistura de sinais pode ser o IC604 (BU4052B) com fuga interna. Troque este CI para experimentar. Ele é barato e fácil de encontrar.

AIWA NSX-990LH 24 Mar. 2023 02:05 #13

  • Zeca_BR
  • Avatar de Zeca_BR
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • br  
  • Mensagens: 9
Deu zica aqui ontem. Liguei o meu 990, ligou normal com som normal, depois de alguns segundos ocorreu outro estalo forte nas caixas, mas aí o display travou e antes mesmo de eu conseguir desligar o cabo da tomada estourou um capacitor de 100uF x 10V (C109) que vai ligado entre o emissor e a base do transistor Q102 que faz a fonte de -VFL que alimenta a placa frontal. Aí fiquei aborrecido, não mexi mais. Agora vou ter de verificar se esse transistor não queimou também, verificar os transistores adjacentes que fazem parte desse circuito regulador, se não danificou nada na placa frontal, etc.Enfim, por hora vou esfriar a cabeça, acho que no sábado a tarde faço as verificações.

AIWA NSX-990LH 31 Mar. 2023 00:35 #14

  • Zeca_BR
  • Avatar de Zeca_BR
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • br  
  • Mensagens: 9
Meu Aiwa NSX-990 a pelo vapor novamente! Como eu havia mencionado em resposta anterior, acabei encontrando uma central do 990 para venda. CD sem funcionar, decks sem funcionar, mas o resto funcionando perfeitamente e isso inclui o módulo amplificador de som. Então decidi pegar o caminho mais curto. Fiz uma boa limpeza dentro da central que comprei, em seguida peguei toda a frente do meu (incluindo os dois decks) e substituí na central comprada e com isso os dois tapes ficaram funcionando. Também peguei todo o conjunto do CD player do meu e substitui. O único detalhe ficou por conta do receptor de FM que estava sintonizando na frequência errada. Por exemplo, na emissora locar cuja frequência é de 97,5MHz ele sintonizava em 95,55MHz. E se eu voltava manualmente para a frequência correta o som da rádio ficava mono. Foi só fazer um reajuste em uma bobina (T741) no setor de recepção de FM e o problema foi resolvido. Agora o aparelho está totalmente funcional, como novo. Meu muito obrigado a todos aqui do fórum que me responderam.

AIWA NSX-990LH 31 Mar. 2023 19:16 #15

Depois de tanto sofrimento, enfim tudo ficou normal.
Fico feliz de ter tido bons resultados.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Zeca_BR
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema