Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
HI-FI - Audio
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: AIWA NSX-990LH

AIWA NSX-990LH 23 Fev. 2023 05:05 #1

  • Zeca_BR
  • Avatar de Zeca_BR
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 5 anos
  • br  
  • Mensagens: 9
Olá pessoal, sou do Brasil e tenho um mini sistem AIWA NSX-990 que foi comprado no Paraguai no ano de 1994. Até agora estava funcionando tudo perfeitamente, mas ontem à noite começou a apresentar o seguinte defeito: De repente, do nada, dá um estalo muito forte nas caixas de som como se alguma coisa entrasse em curto e o display do painel frontal dá uma piscada querendo apagar. Já me aconteceu antes de dar o estalo lá uma vez ou outra, mas não acontecia nada no display. Ontem é que a todo instante dava o estalo dando essa piscada no display, mas já acendia novamente. Mesmo com volume bem baixo o problema aconteceu, não experimentei conectar um fone de ouvido no aparelho para ver se também ocorre porque no momento estou sem um fone. A impressão que se tem quando dá o estalo é de que ocorre algum tipo de curto momentâneo ou algo assim. O fusível de entrada do aparelho não queimou.

Esse mini sistem utiliza o módulo híbrido STK4182II na saída de som. Eu baixei aqui mesmo no site o manual de serviço do aparelho, mas ainda não abri ele para fazer uma verificação. A dúvida que tenho é se o problema pode estar no STK4182II ou em alguma parte da fonte de alimentação. Detalhe: Esse mini sistem tem tensões de entrada de 120V - 220V - 240V selecionáveis na chave de tensão na parte traseira. Aqui no Brasil, na cidade onde moro a tensão da rede elétrica é de 127V, então deixo a chave seletora de tensão em 120V.

Eu também lí o arquivo PDF com dicas de defeitos nos aparelhos da Aiwa, mas não diz nada a respeito desse defeito em específico. Será fonte de alimentação? Ou o problema está no STK que precisa ser trocado? O duro é encontrar um STK4182II original para venda nos dias de hoje. Logo mais depois do trabalho vou abrir o aparelho e medir as tensões da fonte de alimentação.

Desde já, agradeço a qualquer orientação a respeito.
Última Edição: 23 Fev. 2023 05:07 por Zeca_BR. Motivo: palavra escrita de forma errada

AIWA NSX-990LH 23 Fev. 2023 15:26 #2

Uma técnica é desligar a fonte de alimentação do amplificador.
Testar a fonte e ver se está normal.
Corrigir a fonte e depois partir para o teste do amplificador.
Verifique o CI amplificador, capacitores, soldas frias, etc.

Obs.: CI original ou equivalente confiável você encontra no mercado americano, em lojas como a Mouser, por exemplo. É caro, mas vale a pena quando o aparelho é de estimação.
Última Edição: 23 Fev. 2023 15:30 por Conhecendo Eletrônica.

AIWA NSX-990LH 23 Fev. 2023 17:31 #3

  • Zeca_BR
  • Avatar de Zeca_BR
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 5 anos
  • br  
  • Mensagens: 9
Obrigado por responder. Hoje à noite quando voltar do trabalho vou seguir a sua dica de desligar a alimentação do STK. Penso que esse estalo e piscada do display seja talvez o circuito de proteção agindo. Já providenciei um fone de ouvido, vou conectar na saída de fone do aparelho e ver se o problema continua.

Quanto à loja MOUSER, acessei o site dela e lá não tem o STK4182II. Você conhece outro site ou loja que seja confiável para comprar o módulo amplificador?

Em todo caso, postarei aqui o resultado dos testes que eu fizer hoje.

AIWA NSX-990LH 23 Fev. 2023 18:36 #4

Veja estes:
www.utsource.net/sch/STK4182II.html
www.jotrin.com/product/list?keyword=STK4182II
octopart.com/
Note que alguns são usados, mas estes componentes são testados e garantidos.
Última Edição: 23 Fev. 2023 18:38 por Conhecendo Eletrônica.

AIWA NSX-990LH 24 Fev. 2023 05:31 #5

  • Zeca_BR
  • Avatar de Zeca_BR
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 5 anos
  • br  
  • Mensagens: 9
Depois do trabalho, em casa, Liguei o aparelho e mesmo com fone de ouvido o problema ocorreu, então fica descartada a possibilidade de ser as caixas de som. Em seguida abri o aparelho e fiz algumas medições de tensão. Eu desconectei os pinos 11-12 (+V) do STK, os pinos 9-14 (-V) e também o pino 8. Liguei o aparelho na faixa de FM, mesmo assim por duas vezes o display piscou levemente. Naturalmente que pelo fato do STK estar sem tensão alguma sobre ele não escutei nada nas caixas de som. As medições foram o seguinte:

Tensão de +V: Ficou variando entre 43,28V e 43,30V. Em certos momentos ficou em 43,22V a 43,24V. Acho que essa variação na casa depois da vírgula está dentro da tolerância. Segundo o manual de serviço essa tensão é de 41V, mas considerando que a tensão da rede elétrica aqui é 127V e a chave do aparelho está em 120V, então tá dentro da tolerância.

Tensão de -V: Ficou variando entre 43,41V a 43,42V. Ficou mais estável que a tensão de +V. Segundo o manual de serviço essa tensão é de -41V.

Tensão de +VM: Ficou bem estável em 12,05V. Segundo o manual de serviço essa tensão é de 12V.

Tensão de VCC: Ficou bem estável em 10,97V. Segundo manual de serviço essa tensão é de 10,9V.

Tensão de -VFL: Ficou variando entre 31,85V a 31,95V. Segundo o manual de serviço essa tensão é de 30,7V. Considerando a tensão da rede elétrica maior, acho que está dentro da tolerância.

O que me chamou a atenção foi a diferença entre a tensão de +V e -V, não deveriam ser iguais, considerando que os dois capacitores dessa fonte estejam em bom estado? Mas, enfim, vou religar a alimentação sobre o STK e fazer medições com ele operando para ver se durante a manifestação do problema essas tenções não se alteram bruscamente. Mesmo assim o meu "suspeito" número um é o módulo amplificador. Ele deve entrar em curto internamente, ou algo assim e com isso derruba a alimentação creio eu.

Dei uma olhada nos outros sites que você indicou, vou ver com eles se enviam para o Brasil, aí vou comprar um STK4182II deles e substituir aqui.

Por hora, muito obrigado pela sua ajuda.
Última Edição: 24 Fev. 2023 05:34 por Zeca_BR. Motivo: Correção de parágrafo.

AIWA NSX-990LH 24 Fev. 2023 13:30 #6

Zeca_BR escreveu:
O que me chamou a atenção foi a diferença entre a tensão de +V e -V, não deveriam ser iguais, considerando que os dois capacitores dessa fonte estejam em bom estado?
Dei uma olhada nos outros sites que você indicou, vou ver com eles se enviam para o Brasil, aí vou comprar um STK4182II deles e substituir aqui.
Esta diferença entre as duas alimentações simétricas é normal.
Quanto aos sites indicados, a Jotrin não tem. Eu fiz uma consulta e eles rapidamente me responderam que não possuem no momento.
Se não for possível um original, tente um equivalente da marca SCE, que costuma ser aceitável. Compre com garantia, verifique o estado das caixas de som e das tensões de alimentação antes de instalar o CI.
Deixo aqui um documento para ver como avaliar e trocar um STK, com o mínimo possível de contratempo.
www.electronica-pt.com/esquema/technical-papers-boletins-tecnicos/boletim-av-brites-50625/
Última Edição: 24 Fev. 2023 13:36 por Conhecendo Eletrônica.

AIWA NSX-990LH 24 Fev. 2023 16:25 #7

Conhecendo Eletrônica escreveu:
Se não for possível um original, tente um equivalente da marca SCE,
A marca correta é ChipSCE.
Última Edição: 24 Fev. 2023 16:32 por Conhecendo Eletrônica.

AIWA NSX-990LH 24 Fev. 2023 17:33 #8

  • Zeca_BR
  • Avatar de Zeca_BR
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 5 anos
  • br  
  • Mensagens: 9
Bom, ressoldei os pinos do STK e medi as tensões, ficaram mais estáveis e de acordo com o manual de serviço, considerando a diferença pelo fato de eu estar injetando 7 volts a mais na entrada do transformador e aí é natural a fonte simétrica apresentar um valor um pouco maior, já que ela não é estabilizada. Mesmo assim está dentro da faixa de tensão suportada pelo módulo amplificador. Realmente, com o C.I. ligado as tensões ficaram mais estabilizadas.

Adorei o arquivo falando sobre a troca dos STK, me esclareceu muita coisa. Quando chegar em casa vou verificar a resistência das caixas de som, são de 6 ohms, então o multínetro deve acusar um valor próximo a isso. Quanto ao fabricante do STK4182II, não conhecia a ChipSCE, vou pesquisar sobre ela.
Só mais uma dúvida, no caso de eu trocar o módulo: A pasta térmica original que tem nele é incolor e com aparência de gel. Tem de ser essa mesma ou pode ser a pasta branca comum?

AIWA NSX-990LH 24 Fev. 2023 19:51 #9

Pode ser a pasta branca comum.
Mas, se quiser algo mais eficiente, sugiro a pasta térmica azul, aquela que é usada em computadores.
Até é melhor, porque vai resfriar melhor o CI e evitar possíveis danos. Não sei se já sabe, mas em toda a troca de componente, a pasta velha deve ser retirada completamente.

AIWA NSX-990LH 18 Mar. 2023 04:34 #10

  • Zeca_BR
  • Avatar de Zeca_BR
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 5 anos
  • br  
  • Mensagens: 9
Sim, sei que ao substituir o módulo STK por outro devo retirar a pasta térmica velha, limpar o local e colocar pasta nova. Vou ver se tem pra vender aqui essa pasta térmica azul por aqui.

Quanto ao STK4182II, já resolvi o problema: Acabei encontrando uma central do 990 para venda. Não funciona o CD e os dois Tape-decks (deve ser coisa de limpeza da unidade ótica, dos decks, correias, etc.), mas o resto funciona perfeitamente. Comprei essa central, devo receber na semana que vem, aí é só retira o STK dela e colocar no meu aparelho. O legal é que o restante da central comprada servirá como peça de reposição.

Portanto, considero esse caso como resolvido.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema