TDT Televisão Digital Terrestre - Portugal

A televisão digital terrestre(tdt) vem substituir a televisão "tradicional" (teledifusão analógica terrestre). Este novo sistema televisivo caracteriza-se por ser transmitido através do ar por rádio transmissão e recebido por antenas tal como o anterior analógico. Para a utilização do serviço, é necessário possuir um descodificador ou tv com o descodificador incluído compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264, cuja modulação e compressão serve essencialmente para enviar grandes quantidades de áudio, vídeo e sinais de dados com boa qualidade.

A televisão digital terrestre iniciou-se em Portugal no dia 29 de Abril de 2009 Norma utilizada DVB-T - MPEG4/H.264.
O sinal é emitido em UHF.
Segundo a PT Telecom, encontram-se em funcionamento 262 emissores TDT(Setembro de 2015), veja o mapa detalhado em:
Mapa de emissores e cobertura TDT

Problemas Receção TDT

12 de Junho 2012

São notórias as falhas de receção da Televisão Digital Terrestre, a causa não se deve a falha de emissores mas sim a receção de sinais de outros emissores que, ao funcionarem na mesma frequência, chegam com algum atraso à mesma antena (bipolo). A maior parte dos problemas deve-se a interferência de outros emissores por reflexão atmosférica ou por captação direta de sinal com origem noutro emissor pela mesma antena. É um problema intermitente que acontece quando existem condições de propagação que permitem a chegada de sinal de múltiplos emissores à mesma antena.

O problema surge devido a deficiente estruturação da rede, em termos práticos, não foi considerado o aumento da propagação devido à variabilidade da reflexão atmosférica que aumenta ou diminui a distância a que chega determinado sinal de rádio. O Intervalo de guarda para Portugal é de 224µS.

Como a rede funciona em frequência única, ao receber o sinal, 3 condições podem afetar a receção:

  • Existe a receção de sinal com origem em dois emissores, o sinal é reforçado, os emissores encontram-se dentro do intervalo de guarda 224 µS(67.153m).
  • Existe a receção de sinal com origem em dois emissores, o sinal sofre interferências que podem mesmo aniquilar a receção, os emissores encontram-se fora do intervalo de guarda (67.153m).
  • Existe a receção de sinal com origem em 1 emissor, o sinal sofre interferências por reflexão que podem mesmo aniquilar a receção.

O problema surge quando a propagação atmosférica aumenta, é mais grave nas zonas próximas do litoral. As previsões para a propagação podem ser visualizadas em:
Previsão Propagação Atmosférica UHF
Os mapas apresentados são previsões desenvolvidas por William R. Hepburn.


Se, a antena não permitir que o sinal que causa interferência chegue ao bipolo, o problema é resolvido. Uma rede no refletor traseiro pode bloquear os sinais de outro emissor possibilitando a visualização sem problemas, a colocação da antena sem campo direto para emissores próximos pode também ser uma solução.

A ANACOM perante as inúmeras reclamações atribuiu uma frequência provisória de 6 meses à PT fora do canal 56. Os emissores de Montejunto (canal 49), Lousã (canal 46) e Monte da Virgem (canal 42) podem ter uma nova frequência de emissão, no entanto, nem os problemas nem a sua resolução foram tornados públicos pela PT ou ANACOM. Assim, durante 6 meses, quem já tinha acesso à TDT pode ter de voltar a sintonizar a sua TV ou reorientar a sua antena.
SE RECEBER O SINAL DE FORMA DEFICIENTE OU INTERMITENTE VOLTE A SINTONIZAR O SEU TV OU BOX TDT ANTES DE MEXER NA ANTENA. Em alguns casos vai encontrar o sinal da TDT em canais diferentes do canal 56 mesmo não estando na zona dos emissores referidos com alteração de frequência.

Alteração dos canais por deliberação da ANACOM (9 de Março de 2011) para os emissores em Portugal continental, Madeira e Açores. O canal 67 para Portugal Continental foi substituído pelo canal 56 até 15 de Julho de 2011.
Foram alterados os canais de funcionamento (Multiplexer A - Mux A), verifique os novos canais nos mapas de emissores.


Actualização 2010: Muitos dos problemas referentes à localização dos emissores TDT foram corrigidos pela PT comunicações durante o ano de 2010 apresentando agora referencia geográfica a todos os emissores na sua página oficial.

Afinal a cobertura da TDT em Portugal será de 100% ..... será mesmo ? O número de emissores diminui em relação ao número anterior de emissores analógicos. Fiquei curioso, se a informação não está a ser publicado no site (fórum) DA TDT, será que se está à espera que o governo liberte uns milhões, como aconteceu em Espanha, para finalmente o simples cidadão ter acesso a informação rigorosa ?
Foi publicado no site da ANACOM em (não sei a data da publicação verifiquei esta informação no dia 9 de Julho de 2010) o texto que transcrevo:
em algumas zonas o operador habilitado para a prestação do serviço de TDT (PT Comunicações) poderá vir a assegurar a oferta dos mesmos serviços em condições equiparáveis mas por meios alternativos, nomeadamente via satélite, relativamente ao que divulgará oportunamente mais informação sobre os procedimentos e equipamentos específicos para, em alternativa aos equipamentos para recepção terrestre, permitir o acesso em tais circunstâncias.

 Mapa da Televisão Digital Terrestre PortugalTDT


O que é a TDT?

A TDT – televisão digital terrestre – é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre (através de antenas) em sinal digital que irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre (televisão “tradicional de quatro canais”). A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que fosse introduzida em todos os países da União esta tecnologia, estabelecendo um prazo (até 2012) para o switch-off – desligamento – da actual transmissão analógica.

Quais as vantagens da TDT?

Acima de tudo, os portugueses que vêem os 4 canais actuais (5 nas regiões autónomas) através da televisão tradicional vão beneficiar de uma melhor experiência de televisão: A TDT permite a disponibilização de mais canais gratuitos, para além da RTP1, RTP 2, SIC, TVI, RTP Madeira e RTP Açores (nas Regiões Autónomas), uma vez que disponibiliza um 5º canal nacional e um canal em alta-definição (HD - High Definition), partilhado pelos operadores; A TDT permite também funcionalidades avançadas de utilização da televisão, como sejam guias electrónicos de programas. O início das emissões de TDT em Portugal está previsto para 29 de Abril de 2009. A qualidade de som e imagem da emissão em TDT é muito superior à da actual emissão analógica, fruto sobretudo da natureza digital do sinal (possibilidade de som dolby digital);

Porque temos de mudar para a TDT até 2012? Posso não o fazer?

Por decisão da Comissão Europeia, o actual sinal analógico irá ser desligado até 2012, pelo que a partir dessa data apenas o sinal digital (TDT) irá ser transmitido. Em 2011 irão ser definidas 3 zonas piloto onde vão ser desligadas as emissões analógicas, estas áreas foram divulgadas publicamente.
  • Alenquer -3 de Fevereiro de 2011 Adiado para 12 de Maio 2011
  • Cacém 7 de Abril de 2011 Adiado para 16 de Junho 2011
  • Nazaré 5 de Maio de 2011 Adiado para 13 de Outubro 2011
A previsão para o fim da TV analógica.
Mapa de Switch Off - Fim TV Analógica - ANACOM
mapa de swicth off 12 Janeiro 2012
26 Abril 2012
Açores e Madeira - 22 Março 2012

Quem já tem TV por subscrição pode ter TDT?

Tal como actualmente, toda a gente tem direito a visualizar gratuitamente os canais “gratuitos”, nomeadamente os canais da RTP, a SIC e a TVI. No entanto, quem já tem TV por subscrição já tem todos estes canais, pelo que a TDT não terá qualquer impacto nestes serviços.

É possível aceder a canais TDT de outros países?

Não. Os canais disponíveis em território Português, através da TDT, serão apenas aqueles que têm licença do Estado Português para transmissão aberta. São estes, a RTP1, a RTP2, a SIC e a TVI. Nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira estão ainda disponíveis a RTP Açores e a RTP Madeira, respectivamente. Haverá, ainda, um canal em alta-definição (HD High-Definition) partilhado por estes operadores de TV, e um 5º canal nacional.
*Dentro do território Português o sinal das emissões TDT de Espanha é recebido em muitas regiões, existem exemplos de recepção das emissões de Espanha em locais tão distantes como Aveiro, as zonas de fronteira que recebam o sinal da TDT de Espanha podem ver os canais de Espanha em boas condições.

A rádio digital está disponível na plataforma da TDT em Portugal?

Neste momento não está prevista a emissão de canais rádio na TDT.

Quando vai estar disponível em todo o país?

Entre 2009 e 2011 decorrerá um período de simultaneidade das transmissões (Simulcast)analógicas e digitais em Portugal. A proposta da Portugal Telecom para a implementação da TDT em Portugal assegura uma cobertura abrangente, uma implementação acelerada, permitindo antecipar em 12 meses o prazo imposto pela Comissão europeia para o desligamento (switch-off) das emissões analógicas.

É necessário comprar um televisor novo para ver TDT?

televisão digital terrestre Não. Apenas terá de comprar um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264, caso não possua já um equipamento que permita a recepção directa do sinal digital compatível com esta norma.

Preciso de comprar uma antena nova para ver TDT?

Se já utiliza a recepção analógica terrestre e dispõe de uma antena de recepção UHF e respectiva cablagem até as suas TV’s, apenas necessitará de adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.
Se não possuir instalação de recepção do serviço analógico, deverá proceder à instalação de uma antena UHF e respectiva cablagem na sua habitação, e adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.
Caso não utilize o serviço terrestre analógico mas possua a instalação de cabo e a antena UHF, bastará adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.
Verifique este artigo: Antenas TDT e a recepção de sinal.

Terei de reorientar a minha antena para captar a TDT?

A reorientação da sua antena estará dependente da localização dos emissores TDT. Caso o emissor TDT da sua área seja, no futuro, o mesmo que é usado actualmente no sistema analógico, em princípio não será necessário fazer ajustes. Caso contrário será necessário reorientar a sua antena.
Por exemplo, quem recebe tv analógica através dos emissores do Mendro, Muro, Marão ou Lousã, têm necessariamente de reorientar a antena uma vez que não estão previstos emissores TDT nos anteriores locais dos emissores analógicos. Verifique este artigo: Problemas Recepção TV Digital

Emissores TDT, Televisão Digital

aplicação android TDT aplicação android TDT
Aplicação para android.
Localização e orientação dos emissores.
Os emissores de TDT vão emitir com polarização horizontal.
Continente: Canal 67 Frequência:842 Mhz alterado para canal 56-754MHz.
Madeira: Canal 67 Frequência:842 Mhz alterado para canal 54-738MHz.
Açores:
  • (Ilha de São Jorge) Canal 47 - 682 MHz - Alterado para 56 - 754Mhz
  • (Ilha do Pico) Canal 56 - 754 MHz - Alterado para 48 - 690Mhz
  • (Ilhas de S. Miguel e Graciosa) Canal 61 - 794 MHz - Alterado para 49 - 698Mhz
  • (Ilha do Faial) Canal 64 - 818 MHz - Alterado para 47 - 682Mhz
  • (Ilhas da Terceira, S. Maria, Flores e Corvo) Canal 67 - 842 MHz - Alterado para 55 - 746Mhz

O meu DVD ou VCR funcionará com a TDT?

Sim. Os descodificadores TDT dispõem de saídas SCART que podem ser ligadas a um VCR/DVD, para gravação de conteúdos. Adicionalmente, alguns dos descodificadores poderão disponibilizar disco rígido para o mesmo efeito.

Os televisores novos são compatíveis com a TDT?

simbolo DVB-T mp4

Alguns aparelhos de TV mais recentes já possuem descodificadores DVB-T integrados. Estes aparelhos só são compatíveis com a TDT em Portugal se estiverem de acordo com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264 (atenção pois existem vários modelos de TV que apenas descodificam a norma MPEG2). No caso da TV incorporar a tecnologia DVB-T e a norma MPEG4/H.264, não será necessário adquirir o descodificador. Neste caso não necessitará de qualquer descodificador adicional nem de efectuar qualquer alteração.

Simbolo tv digital terrestre portugal

Símbolo de Compatibilidade

Os equipamentos de recepção com identificação com o simbolo da PT são compatíveis com a norma em Portugal.


Este simbolo foi lançado a 17 de Abril de 2009, demorará algum tempo até que os equipamentos novos comercializados disponham deste simbolo.

Televisores TDT compatíveis

Alguns dos modelos e Tv compatíveis à venda em Portugal
Hitachi - UT32MH70U Philips - 47PFL5603H Sony - KDL-26V4500
LG - 32LG5900 Philips - 47PFL9703H Sony - KDL-32E4000AEP
LG - 37LG3500 Philips - 52PFL7203H Sony - KDL-32E4020
LG - 50PG4500 Philips - 52PFL9703H Sony - KDL-32E4030
Loewe - Connect 32 FULL-HD+ Pioneer - KRP-500A Sony - KDL-37V4500
Loewe - Connect 37 FULL-HD+ Pioneer - PDP-LX5090H Sony - KDL-40E4000
Loewe - Connect 37 Media FULL-HD+ Samsung  - LE32A676 Sony - KDL-40E4030
Loewe - Connect 42 FULL-HD+ Samsung  - LE40A566 Sony - KDL-40EX1
Loewe - Connect 42 Media FULL-HD+ Samsung  - LE46A856 Sony - KDL-40W3000 AEP
Loewe - Individual 40 FULL-HD+ 100 Samsung - LE32A465 Sony - KDL-40W4000
Loewe - Xelos A 37 FULL-HD+ 100 Samsung - LE32A568 Sony - KDL-40W4500
Loewe - Xelos A 37 HD+ 100 Samsung - LE37A676 Sony - KDL-40X4500
Panasonic - TH-42PX81E Samsung - LE37A676 Sony - KDL-40Z4500
Panasonic - TH-42PZ800E Samsung - LE40A756 Sony - KDL-40ZX1
Panasonic - TH-42PZ81E Samsung - LE40A856 Sony - KDL-46EX1
Panasonic - TH-46PZ81E Samsung - LE46A756 Sony - KDL-46W4000
Panasonic - TH-50PZ800E Samsung - LE46A956 Sony - KDL-46W4500
Panasonic - TX-32LXD86FV Samsung - LE52A756 Sony - KDL-46X3000
Philips  - 32PFL7603H Samsung - LE52A856 Sony - KDL-46X3500
Philips - 32PFL5403H Samsung - PS50A756 Sony - KDL-46X4500
Philips - 32PFL9603H Sony  - KDL-32W4000E Sony - KDL-46Z4500
Philips - 37PFL7603H Sony - KDL 32V4500 E Sony - KDL-52EX1
Philips - 42PFL7603H Sony - KDL 40X3500 AEP Sony - KDL-52W4000
Philips - 42PFL9603H Sony - KDL-26E4000 Sony - KDL-52W4500
Philips - 42PFL9703H Sony - KDL-26E4020 Sony - KDL-52Z4500
Philips - 42PFL9803H Sony - KDL-26E4030  

Quais os equipamentos necessários para ter TDT?

Se já utiliza a recepção analógica terrestre e dispõe de uma antena de recepção UHF e respectiva cablagem até as suas TV’s, apenas necessitará de adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.
Se não possuir instalação de recepção do serviço analógico, deverá proceder à instalação de uma antena UHF e respectiva cablagem na sua habitação, e adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.
Caso não utilize o serviço terrestre analógico mas sim uma instalação de TV por cabo ou ADSL não necessita de tomar qualquer providência, pois a TDT não tem qualquer impacto nestes serviços.

Onde se vão poder comprar os receptores e antenas?

Vão estar disponíveis nos pontos de venda habituais de equipamentos electrónicos.

Outros países europeus utilizam o sistema de codificação MPEG-2, estando muitos dos novos televisores adaptados a esta tecnologia. Porque é que em Portugal a codificação é MPEG-4?

O sistema de codificação MPEG-4 é um standard mais eficiente do que o MPEG2. Permite uma melhor rentabilização dos recursos disponíveis, sendo um dos requisitos definidos no âmbito do concurso público.

Nos televisores de norma DBV-T que descodificam MPEG-2, é possível introduzir um descodificador MPEG4 pela porta PCMCIA traseira?

Perspectivam-se esse tipo de soluções no mercado, mas ainda não estão comercialmente disponíveis em Portugal.

Recentemente adquiri um equipamento DVD HDD com sintonizador DVB-T com upscaling 1080 p. Será esta situação compatível com a norma MPEG4/H.264?

Tem de confirmar se o sintonizador DVB-T integrado no seu equipamento é compatível com a norma MPEG4/H.264.

Será necessário um descodificador por cada televisor ou um dá para várias televisões?

Para o acesso à TDT, cada televisor necessitará de um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.

Televisão Digital em vários TVS apenas com um receptor

Existe a possibilidade de ver as emissões TDT apenas com um descodificador em várias tvs, para que seja possível o sinal de saída da set top box terá de ser modulado e distribuído ou por wi-fi ou por cabo, existem alguns moduladores que permitem distribuir o sinal pela rede eléctrica evitando a utilização de fios e cabos de distribuição. Com receptores individuais, todos os TVS ficam com o mesmo canal, a evolução permitirá num futuro próximo ter receptores a receber vários canais simultâneamente. Em IPTV (Meo, Zon) alguns receptores permitem gravar simultaneamente 3-4 canais, será de prever que este tipo de funcionalidade comece a aparecer em receptores digitais de TDT.

Sistemas móveis com tecnologia DVB-H e de norma MPEG4/H.264 irão captar a TDT?

Não, as tecnologias DVB-H e DVB-T são diferentes, os receptores de cada uma delas não permitem receber a outra.

No caso de prédio, basta colocar um receptor junto a antena UHF do prédio e dá para todos os moradores ou cada um tem que ter a sua?

Para o acesso a todas as funcionalidades da TDT, cada televisor/morador necessitará de um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.

Cada televisor tem que ter um receptor ou pode ligar o fio da antena do prédio ao aparelho e depois liga-se o fio que faz a distribuição pelas restantes divisões?

Antenas Colectivas TDT

Existem 3 opções de distribuição dos canais digitais em distribuição colectiva.

  1. O sinal é recebido na antena colectiva modulado nas várias frequências dos vários canais. Este tipo de circuito permite receber apenas com um conjunto de receptores e evita que cada TV no edifício ou condomínio tenha de ter um descodificador, Set Top Box. O processo é idêntico à distribuição colectiva de satélite pouco utilizado actualmente mas ainda em funcionamento em muitos edifícios.

    Vantagens - Evita a aquisição de um receptor TDT para cada TV, existindo apenas os receptores gerais.
    Desvantagens - As funcionalidades avançadas, HD, EPG são muito limitadas ou inexistentes, a recepção nestes casos é equivalente à recepção actual, o sinal de TV é recebido individualmente em sinal analógico.
  2. O sinal é recebido numa antena convencional, amplificado e distribuído sem alterações.

    Vantagens-Permite usufruir a totalidade das funções e opções das emissões digitais.
    Desvantagens-cada TV terá de ter um descodificador/receptor de TDT.

Existe uma terceira opção, que será a da distribuição através da rede eléctrica do edifício, utiliza-se para isso equipamentos PowerLine de distribuição de sinal, não sei a viabilidade deste tipo de distribuíção e parece que a PT também não, uma vez que não respondem ao meu pedido de informação.

Quantos canais vão estar disponíveis?

A TDT, em Portugal, irá disponibilizar de forma gratuita os canais nacionais RTP 1, RTP 2, SIC, TVI, RTP Açores e RTP Madeira (nas regiões autónomas) e um novo 5º canal. Um dos canais poderá ser emitido simultaneamente em Alta Definição (HD – High Definition). (Verifique o artigo: TV Alta Definição)

É preciso pagar para ver TDT?

Não. Tal como até hoje, este serviço é gratuito. Para o utilizador do sistema de TV de difusão analógica gratuita, o custo de mudar para digital corresponde apenas ao valor do descodificador que terá que ser compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264, caso não possua já um equipamento que permita a recepção directa do sinal digital compatível com esta norma.

Brevemente irá existir a possibilidade de receber digitalmente canais pagos, quando e em que condições parece que ninguém sabe e ningueḿ se entende.

Quanto custa o receptor TDT

Os preços variam de fabricante para fabricante e com as funcionalidades de cada receptor, existem preços de equipamentos desde 35 Euros a mais de 300 euros, A diferença de preços tem a ver sobretudo com a funcionalidade e opções de cada um dos receptores, permitir ver um canal e gravar outro, possuir disco rigido etc etc.

Existe alguma polémica em relação ao preço dos receptores de norma MP4 bastante mais caros que os utilizados em Espanha MP2, atenção  à aquisição de receptores DVB-T de baixo custo, se não forem MP4 não funcionam em Portugal. As lojas da PT têm à venda duas Set Top Box

Receptores TDT - Set Top Box

MarcaPreçoImagemMarcaPreçoImagem
STRONG 8150 199 Euros receptor TDT strong 8150 TELEVES TDT7151
Best Buy (proteste)
139 a
199 Euros
receptor televes tdt 7151
MVision HD-200T 109 Euros Receptor Set Top TDT MVision HD-200T DENVER DMB-105HD
Best Buy (proteste)
49,99 Euros Receptor Set Top Box Denver DMB-105HD

Quem faz a instalação da TDT?

A Portugal Telecom é a entidade que está a instalar toda a infra-estrutura de rede necessária para cobrir todo o país com TDT. Nas habitações, cada pessoa será responsável pela ligação de um descodificador (se necessário) ao televisor e pela sintonização dos canais. É um processo simples em tudo semelhante ao que já é feito hoje em dia para sintonizar os canais.

Quem pode aconselhar sobre TDT?

Para todas as dúvidas que tiver sobre a TDT poderá consultar o site da Portugal Telecom . Se tiver dúvidas relativamente a equipamentos (televisões e descodificadores) deverá contactar directamente os fabricantes, técnicos ou o seu vendedor habitual de equipamento electrónico.

Ao contrário de alguns países em que a informação foi disponibilizada e só posteriormente existiu o lançamento, existe falta de informação a todos os níveis sobre a televisão digital em Portugal. A Irlanda irá lançar a televisão digital no Outono e neste momento está a divulgar e a informar todos os aspectos referentes à recepção e utilização.
Os procedimentos em Portugal parecem-me um pouco diferentes, isto tem dois anos, há muito tempo para tudo.
Ficam algumas perguntas que a PT não me respondeu.
As box TDT vão permitir "TODAS" receber os canais pagos ?
Que sistemas de distribuíção e conversão para analógica vão estar disponíveis ?

Instaladores Televisão Digital

Os técnicos podem fazer a sua inscrição como instaladores na página da TDT para profissionais.

Fontes:
Portugal Telecom
ANACOM
Artigos Relacionados:
Normas Televisão Digital
Antenas TDT
Mapa Emissores
Guia TDT

Emissores TDT - Madeira

EmissorCanalGPS
Emissor TDT Pico da Cruz - Madeira Canal 54 GPS(32.746125, -16.938042)
Emissor TDT Pico do Galo - Madeira Canal 54 GPS(32.656239,-17.000364)
Emissor TDT Pico do Silva - Madeira Canal 54 GPS(32.690381,-16.874467)
Emissor TDT Porto Santo - Madeira Canal 54 GPS(32.070367,-16.319100)
Emissor TDT Pico do Facho - Madeira Canal 54 GPS(32.746125,-16.813531)
Emissor TDT Arco de S.Jorge - Madeira Canal 54 GPS(32.816475, -16.952277)
Emissor TDT Funchal - Madeira Canal 54 GPS(32.659908, -16.910405)
Emissor TDT Arco da Calheta - Madeira Canal 54 GPS(32.726811, -17.136019)
Emissor TDT Ponta Delgada - Madeira Canal 54 GPS(32.824025, -16.981425)

Emissores TDT - Açores

EmissorCanalGPS
Emissor TDT Barrosa (Ilha São Miguel) Canal 48 GPS(37.762008,-25.494150)
Emissor TDT Santa Barbara (Ilha Terceira) Canal 55 GPS(38.729931,-27.318767)
Emissor TDT Espalamaca (Ilha do Faial) Canal 47 GPS(38.547677, -28.616052)
Emissor TDT Santa Luzia (Ilha Terceira) Canal 47 GPS(38.659602, -27.22415)
Emissor TDT Castelete (Ilha do Pico) Canal 49 GPS(38.387836, -28.250177)
Emissor TDT Pico do Geraldo (Ilha do Pico) Canal 48 GPS(38.400911, -28.234672)
Emissor TDT Velas (Ilha de São Jorge) Canal 56 GPS(38.677422, -28.194178)
Emissor TDT Pico Alto (Ilha de St. Maria) Canal 55GPS(36.979403,-25.090847)
Emissor TDT Pico Jardim (Ilha Graciosa) Canal 49GPS(39.084739,-28.019356)

DVB logo is a registered Trademark by the DVB Project.
All brand, productnames and logos are copyrighted by the respective manufacturer of the appliance and are only being used for identification and explanation purposes.