TDT Televisão Digital Terrestre - Portugal

A televisão digital terrestre(tdt) vem substituir a televisão "tradicional" (teledifusão analógica terrestre). Este novo sistema televisivo caracteriza-se por ser transmitido através do ar por rádio transmissão e recebido por antenas tal como o anterior analógico. Para a utilização do serviço, é necessário possuir um descodificador ou tv com o descodificador incluído compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264, cuja modulação e compressão serve essencialmente para enviar grandes quantidades de áudio, vídeo e sinais de dados com boa qualidade.

A televisão digital terrestre iniciou-se em Portugal no dia 29 de Abril de 2009 Norma utilizada DVB-T - MPEG4/H.264.
O sinal é emitido em UHF.
Segundo a PT Telecom, encontram-se em funcionamento 262 emissores TDT(Setembro de 2015), veja o mapa detalhado em:
Mapa de emissores e cobertura TDT

Problemas Receção TDT

12 de Junho 2012

São notórias as falhas de receção da Televisão Digital Terrestre, a causa não se deve a falha de emissores mas sim a receção de sinais de outros emissores que, ao funcionarem na mesma frequência, chegam com algum atraso à mesma antena (bipolo). A maior parte dos problemas deve-se a interferência de outros emissores por reflexão atmosférica ou por captação direta de sinal com origem noutro emissor pela mesma antena. É um problema intermitente que acontece quando existem condições de propagação que permitem a chegada de sinal de múltiplos emissores à mesma antena.

O problema surge devido a deficiente estruturação da rede, em termos práticos, não foi considerado o aumento da propagação devido à variabilidade da reflexão atmosférica que aumenta ou diminui a distância a que chega determinado sinal de rádio. O Intervalo de guarda para Portugal é de 224µS.

Como a rede funciona em frequência única, ao receber o sinal, 3 condições podem afetar a receção:

  • Existe a receção de sinal com origem em dois emissores, o sinal é reforçado, os emissores encontram-se dentro do intervalo de guarda 224 µS(67.153m).
  • Existe a receção de sinal com origem em dois emissores, o sinal sofre interferências que podem mesmo aniquilar a receção, os emissores encontram-se fora do intervalo de guarda (67.153m).
  • Existe a receção de sinal com origem em 1 emissor, o sinal sofre interferências por reflexão que podem mesmo aniquilar a receção.

O problema surge quando a propagação atmosférica aumenta, é mais grave nas zonas próximas do litoral. As previsões para a propagação podem ser visualizadas em:
Previsão Propagação Atmosférica UHF
Os mapas apresentados são previsões desenvolvidas por William R. Hepburn.


Se, a antena não permitir que o sinal que causa interferência chegue ao bipolo, o problema é resolvido. Uma rede no refletor traseiro pode bloquear os sinais de outro emissor possibilitando a visualização sem problemas, a colocação da antena sem campo direto para emissores próximos pode também ser uma solução.

A ANACOM perante as inúmeras reclamações atribuiu uma frequência provisória de 6 meses à PT fora do canal 56. Os emissores de Montejunto (canal 49), Lousã (canal 46) e Monte da Virgem (canal 42) podem ter uma nova frequência de emissão, no entanto, nem os problemas nem a sua resolução foram tornados públicos pela PT ou ANACOM. Assim, durante 6 meses, quem já tinha acesso à TDT pode ter de voltar a sintonizar a sua TV ou reorientar a sua antena.
SE RECEBER O SINAL DE FORMA DEFICIENTE OU INTERMITENTE VOLTE A SINTONIZAR O SEU TV OU BOX TDT ANTES DE MEXER NA ANTENA. Em alguns casos vai encontrar o sinal da TDT em canais diferentes do canal 56 mesmo não estando na zona dos emissores referidos com alteração de frequência.

ANACOM reconhece problemas de sinal denunciados - Artigo da DECO.

Alteração dos canais por deliberação da ANACOM (9 de Março de 2011) para os emissores em Portugal continental, Madeira e Açores. O canal 67 para Portugal Continental foi substituído pelo canal 56 até 15 de Julho de 2011.
Foram alterados os canais de funcionamento (Multiplexer A - Mux A), verifique os novos canais nos mapas de emissores.


Actualização 2010: Muitos dos problemas referentes à localização dos emissores TDT foram corrigidos pela PT comunicações durante o ano de 2010 apresentando agora referencia geográfica a todos os emissores na sua página oficial.

Afinal a cobertura da TDT em Portugal será de 100% ..... será mesmo ? O número de emissores diminui em relação ao número anterior de emissores analógicos. Fiquei curioso, se a informação não está a ser publicado no site (fórum) DA TDT, será que se está à espera que o governo liberte uns milhões, como aconteceu em Espanha, para finalmente o simples cidadão ter acesso a informação rigorosa ?
Foi publicado no site da ANACOM em (não sei a data da publicação verifiquei esta informação no dia 9 de Julho de 2010) o texto que transcrevo:
em algumas zonas o operador habilitado para a prestação do serviço de TDT (PT Comunicações) poderá vir a assegurar a oferta dos mesmos serviços em condições equiparáveis mas por meios alternativos, nomeadamente via satélite, relativamente ao que divulgará oportunamente mais informação sobre os procedimentos e equipamentos específicos para, em alternativa aos equipamentos para recepção terrestre, permitir o acesso em tais circunstâncias.

 Mapa da Televisão Digital Terrestre PortugalTDT


Gil Moreira - Entrevista Exame Informática
Coordenador Projecto TDT da PT

O que é a TDT?

A TDT – televisão digital terrestre – é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre (através de antenas) em sinal digital que irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre (televisão “tradicional de quatro canais”). A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que fosse introduzida em todos os países da União esta tecnologia, estabelecendo um prazo (até 2012) para o switch-off – desligamento – da actual transmissão analógica.

Quais as vantagens da TDT?

Acima de tudo, os portugueses que vêem os 4 canais actuais (5 nas regiões autónomas) através da televisão tradicional vão beneficiar de uma melhor experiência de televisão: A TDT permite a disponibilização de mais canais gratuitos, para além da RTP1, RTP 2, SIC, TVI, RTP Madeira e RTP Açores (nas Regiões Autónomas), uma vez que disponibiliza um 5º canal nacional e um canal em alta-definição (HD - High Definition), partilhado pelos operadores; A TDT permite também funcionalidades avançadas de utilização da televisão, como sejam guias electrónicos de programas. O início das emissões de TDT em Portugal está previsto para 29 de Abril de 2009. A qualidade de som e imagem da emissão em TDT é muito superior à da actual emissão analógica, fruto sobretudo da natureza digital do sinal (possibilidade de som dolby digital);

Porque temos de mudar para a TDT até 2012? Posso não o fazer?

Por decisão da Comissão Europeia, o actual sinal analógico irá ser desligado até 2012, pelo que a partir dessa data apenas o sinal digital (TDT) irá ser transmitido. Em 2011 irão ser definidas 3 zonas piloto onde vão ser desligadas as emissões analógicas, estas áreas foram divulgadas publicamente.
  • Alenquer -3 de Fevereiro de 2011 Adiado para 12 de Maio 2011
  • Cacém 7 de Abril de 2011 Adiado para 16 de Junho 2011
  • Nazaré 5 de Maio de 2011 Adiado para 13 de Outubro 2011
A previsão para o fim da TV analógica.
Mapa de Switch Off - Fim TV Analógica - ANACOM
mapa de swicth off 12 Janeiro 2012
26 Abril 2012
Açores e Madeira - 22 Março 2012

Quem já tem TV por subscrição pode ter TDT?

Tal como actualmente, toda a gente tem direito a visualizar gratuitamente os canais “gratuitos”, nomeadamente os canais da RTP, a SIC e a TVI. No entanto, quem já tem TV por subscrição já tem todos estes canais, pelo que a TDT não terá qualquer impacto nestes serviços.

É possível aceder a canais TDT de outros países?

Não. Os canais disponíveis em território Português, através da TDT, serão apenas aqueles que têm licença do Estado Português para transmissão aberta. São estes, a RTP1, a RTP2, a SIC e a TVI. Nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira estão ainda disponíveis a RTP Açores e a RTP Madeira, respectivamente. Haverá, ainda, um canal em alta-definição (HD High-Definition) partilhado por estes operadores de TV, e um 5º canal nacional.
*Dentro do território Português o sinal das emissões TDT de Espanha é recebido em muitas regiões, existem exemplos de recepção das emissões de Espanha em locais tão distantes como Aveiro, as zonas de fronteira que recebam o sinal da TDT de Espanha podem ver os canais de Espanha em boas condições.

A rádio digital está disponível na plataforma da TDT em Portugal?

Neste momento não está prevista a emissão de canais rádio na TDT.

Quando vai estar disponível em todo o país?

Entre 2009 e 2011 decorrerá um período de simultaneidade das transmissões (Simulcast)analógicas e digitais em Portugal. A proposta da Portugal Telecom para a implementação da TDT em Portugal assegura uma cobertura abrangente, uma implementação acelerada, permitindo antecipar em 12 meses o prazo imposto pela Comissão europeia para o desligamento (switch-off) das emissões analógicas.

É necessário comprar um televisor novo para ver TDT?

televisão digital terrestre Não. Apenas terá de comprar um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264, caso não possua já um equipamento que permita a recepção directa do sinal digital compatível com esta norma.

Preciso de comprar uma antena nova para ver TDT?

Se já utiliza a recepção analógica terrestre e dispõe de uma antena de recepção UHF e respectiva cablagem até as suas TV’s, apenas necessitará de adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.
Se não possuir instalação de recepção do serviço analógico, deverá proceder à instalação de uma antena UHF e respectiva cablagem na sua habitação, e adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.
Caso não utilize o serviço terrestre analógico mas possua a instalação de cabo e a antena UHF, bastará adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.
Verifique este artigo: Antenas TDT e a recepção de sinal.

Terei de reorientar a minha antena para captar a TDT?

A reorientação da sua antena estará dependente da localização dos emissores TDT. Caso o emissor TDT da sua área seja, no futuro, o mesmo que é usado actualmente no sistema analógico, em princípio não será necessário fazer ajustes. Caso contrário será necessário reorientar a sua antena.
Por exemplo, quem recebe tv analógica através dos emissores do Mendro, Muro, Marão ou Lousã, têm necessariamente de reorientar a antena uma vez que não estão previstos emissores TDT nos anteriores locais dos emissores analógicos. Verifique este artigo: Problemas Recepção TV Digital

Emissores TDT, Televisão Digital

aplicação android TDT aplicação android TDT
Aplicação para android.
Localização e orientação dos emissores.
Download
Os emissores de TDT vão emitir com polarização horizontal.
Continente: Canal 67 Frequência:842 Mhz alterado para canal 56-754MHz.
Madeira: Canal 67 Frequência:842 Mhz alterado para canal 54-738MHz.
Açores:
  • (Ilha de São Jorge) Canal 47 - 682 MHz - Alterado para 56 - 754Mhz
  • (Ilha do Pico) Canal 56 - 754 MHz - Alterado para 48 - 690Mhz
  • (Ilhas de S. Miguel e Graciosa) Canal 61 - 794 MHz - Alterado para 49 - 698Mhz
  • (Ilha do Faial) Canal 64 - 818 MHz - Alterado para 47 - 682Mhz
  • (Ilhas da Terceira, S. Maria, Flores e Corvo) Canal 67 - 842 MHz - Alterado para 55 - 746Mhz

Emissores TDT - 5 Setembro 2015



O meu DVD ou VCR funcionará com a TDT?

Sim. Os descodificadores TDT dispõem de saídas SCART que podem ser ligadas a um VCR/DVD, para gravação de conteúdos. Adicionalmente, alguns dos descodificadores poderão disponibilizar disco rígido para o mesmo efeito.

Os televisores novos são compatíveis com a TDT?

simbolo DVB-T mp4

Alguns aparelhos de TV mais recentes já possuem descodificadores DVB-T integrados. Estes aparelhos só são compatíveis com a TDT em Portugal se estiverem de acordo com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264 (atenção pois existem vários modelos de TV que apenas descodificam a norma MPEG2). No caso da TV incorporar a tecnologia DVB-T e a norma MPEG4/H.264, não será necessário adquirir o descodificador. Neste caso não necessitará de qualquer descodificador adicional nem de efectuar qualquer alteração.

Simbolo tv digital terrestre portugal

Símbolo de Compatibilidade

Os equipamentos de recepção com identificação com o simbolo da PT são compatíveis com a norma em Portugal.


Este simbolo foi lançado a 17 de Abril de 2009, demorará algum tempo até que os equipamentos novos comercializados disponham deste simbolo.

Televisores TDT compatíveis

Alguns dos modelos e Tv compatíveis à venda em Portugal
Hitachi - UT32MH70U Philips - 47PFL5603H Sony - KDL-26V4500
LG - 32LG5900 Philips - 47PFL9703H Sony - KDL-32E4000AEP
LG - 37LG3500 Philips - 52PFL7203H Sony - KDL-32E4020
LG - 50PG4500 Philips - 52PFL9703H Sony - KDL-32E4030
Loewe - Connect 32 FULL-HD+ Pioneer - KRP-500A Sony - KDL-37V4500
Loewe - Connect 37 FULL-HD+ Pioneer - PDP-LX5090H Sony - KDL-40E4000
Loewe - Connect 37 Media FULL-HD+ Samsung  - LE32A676 Sony - KDL-40E4030
Loewe - Connect 42 FULL-HD+ Samsung  - LE40A566 Sony - KDL-40EX1
Loewe - Connect 42 Media FULL-HD+ Samsung  - LE46A856 Sony - KDL-40W3000 AEP
Loewe - Individual 40 FULL-HD+ 100 Samsung - LE32A465 Sony - KDL-40W4000
Loewe - Xelos A 37 FULL-HD+ 100 Samsung - LE32A568 Sony - KDL-40W4500
Loewe - Xelos A 37 HD+ 100 Samsung - LE37A676 Sony - KDL-40X4500
Panasonic - TH-42PX81E Samsung - LE37A676 Sony - KDL-40Z4500
Panasonic - TH-42PZ800E Samsung - LE40A756 Sony - KDL-40ZX1
Panasonic - TH-42PZ81E Samsung - LE40A856 Sony - KDL-46EX1
Panasonic - TH-46PZ81E Samsung - LE46A756 Sony - KDL-46W4000
Panasonic - TH-50PZ800E Samsung - LE46A956 Sony - KDL-46W4500
Panasonic - TX-32LXD86FV Samsung - LE52A756 Sony - KDL-46X3000
Philips  - 32PFL7603H Samsung - LE52A856 Sony - KDL-46X3500
Philips - 32PFL5403H Samsung - PS50A756 Sony - KDL-46X4500
Philips - 32PFL9603H Sony  - KDL-32W4000E Sony - KDL-46Z4500
Philips - 37PFL7603H Sony - KDL 32V4500 E Sony - KDL-52EX1
Philips - 42PFL7603H Sony - KDL 40X3500 AEP Sony - KDL-52W4000
Philips - 42PFL9603H Sony - KDL-26E4000 Sony - KDL-52W4500
Philips - 42PFL9703H Sony - KDL-26E4020 Sony - KDL-52Z4500
Philips - 42PFL9803H Sony - KDL-26E4030  

Quais os equipamentos necessários para ter TDT?

Se já utiliza a recepção analógica terrestre e dispõe de uma antena de recepção UHF e respectiva cablagem até as suas TV’s, apenas necessitará de adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.
Se não possuir instalação de recepção do serviço analógico, deverá proceder à instalação de uma antena UHF e respectiva cablagem na sua habitação, e adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.
Caso não utilize o serviço terrestre analógico mas sim uma instalação de TV por cabo ou ADSL não necessita de tomar qualquer providência, pois a TDT não tem qualquer impacto nestes serviços.

Onde se vão poder comprar os receptores e antenas?

Vão estar disponíveis nos pontos de venda habituais de equipamentos electrónicos.

Outros países europeus utilizam o sistema de codificação MPEG-2, estando muitos dos novos televisores adaptados a esta tecnologia. Porque é que em Portugal a codificação é MPEG-4?

O sistema de codificação MPEG-4 é um standard mais eficiente do que o MPEG2. Permite uma melhor rentabilização dos recursos disponíveis, sendo um dos requisitos definidos no âmbito do concurso público.

Nos televisores de norma DBV-T que descodificam MPEG-2, é possível introduzir um descodificador MPEG4 pela porta PCMCIA traseira?

Perspectivam-se esse tipo de soluções no mercado, mas ainda não estão comercialmente disponíveis em Portugal.

Recentemente adquiri um equipamento DVD HDD com sintonizador DVB-T com upscaling 1080 p. Será esta situação compatível com a norma MPEG4/H.264?

Tem de confirmar se o sintonizador DVB-T integrado no seu equipamento é compatível com a norma MPEG4/H.264.

Será necessário um descodificador por cada televisor ou um dá para várias televisões?

Para o acesso à TDT, cada televisor necessitará de um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.

Televisão Digital em vários TVS apenas com um receptor

Existe a possibilidade de ver as emissões TDT apenas com um descodificador em várias tvs, para que seja possível o sinal de saída da set top box terá de ser modulado e distribuído ou por wi-fi ou por cabo, existem alguns moduladores que permitem distribuir o sinal pela rede eléctrica evitando a utilização de fios e cabos de distribuição. Com receptores individuais, todos os TVS ficam com o mesmo canal, a evolução permitirá num futuro próximo ter receptores a receber vários canais simultâneamente. Em IPTV (Meo, Zon) alguns receptores permitem gravar simultaneamente 3-4 canais, será de prever que este tipo de funcionalidade comece a aparecer em receptores digitais de TDT.

Sistemas móveis com tecnologia DVB-H e de norma MPEG4/H.264 irão captar a TDT?

Não, as tecnologias DVB-H e DVB-T são diferentes, os receptores de cada uma delas não permitem receber a outra.

No caso de prédio, basta colocar um receptor junto a antena UHF do prédio e dá para todos os moradores ou cada um tem que ter a sua?

Para o acesso a todas as funcionalidades da TDT, cada televisor/morador necessitará de um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.

Cada televisor tem que ter um receptor ou pode ligar o fio da antena do prédio ao aparelho e depois liga-se o fio que faz a distribuição pelas restantes divisões?

Antenas Colectivas TDT

Existem 3 opções de distribuição dos canais digitais em distribuição colectiva.

  1. O sinal é recebido na antena colectiva modulado nas várias frequências dos vários canais. Este tipo de circuito permite receber apenas com um conjunto de receptores e evita que cada TV no edifício ou condomínio tenha de ter um descodificador, Set Top Box. O processo é idêntico à distribuição colectiva de satélite pouco utilizado actualmente mas ainda em funcionamento em muitos edifícios.

    Vantagens - Evita a aquisição de um receptor TDT para cada TV, existindo apenas os receptores gerais.
    Desvantagens - As funcionalidades avançadas, HD, EPG são muito limitadas ou inexistentes, a recepção nestes casos é equivalente à recepção actual, o sinal de TV é recebido individualmente em sinal analógico.
  2. O sinal é recebido numa antena convencional, amplificado e distribuído sem alterações.

    Vantagens-Permite usufruir a totalidade das funções e opções das emissões digitais.
    Desvantagens-cada TV terá de ter um descodificador/receptor de TDT.

Existe uma terceira opção, que será a da distribuição através da rede eléctrica do edifício, utiliza-se para isso equipamentos PowerLine de distribuição de sinal, não sei a viabilidade deste tipo de distribuíção e parece que a PT também não, uma vez que não respondem ao meu pedido de informação.

Quantos canais vão estar disponíveis?

A TDT, em Portugal, irá disponibilizar de forma gratuita os canais nacionais RTP 1, RTP 2, SIC, TVI, RTP Açores e RTP Madeira (nas regiões autónomas) e um novo 5º canal. Um dos canais poderá ser emitido simultaneamente em Alta Definição (HD – High Definition). (Verifique o artigo: TV Alta Definição)

É preciso pagar para ver TDT?

Não. Tal como até hoje, este serviço é gratuito. Para o utilizador do sistema de TV de difusão analógica gratuita, o custo de mudar para digital corresponde apenas ao valor do descodificador que terá que ser compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264, caso não possua já um equipamento que permita a recepção directa do sinal digital compatível com esta norma.

Brevemente irá existir a possibilidade de receber digitalmente canais pagos, quando e em que condições parece que ninguém sabe e ningueḿ se entende.

Quanto custa o receptor TDT

Os preços variam de fabricante para fabricante e com as funcionalidades de cada receptor, existem preços de equipamentos desde 35 Euros a mais de 300 euros, A diferença de preços tem a ver sobretudo com a funcionalidade e opções de cada um dos receptores, permitir ver um canal e gravar outro, possuir disco rigido etc etc.

Existe alguma polémica em relação ao preço dos receptores de norma MP4 bastante mais caros que os utilizados em Espanha MP2, atenção  à aquisição de receptores DVB-T de baixo custo, se não forem MP4 não funcionam em Portugal. As lojas da PT têm à venda duas Set Top Box

Receptores TDT - Set Top Box

MarcaPreçoImagemMarcaPreçoImagem
STRONG 8150 199 Euros receptor TDT strong 8150 TELEVES TDT7151
Best Buy (proteste)
139 a
199 Euros
receptor televes tdt 7151
MVision HD-200T 109 Euros Receptor Set Top TDT MVision HD-200T DENVER DMB-105HD
Best Buy (proteste)
49,99 Euros Receptor Set Top Box Denver DMB-105HD

Quem faz a instalação da TDT?

A Portugal Telecom é a entidade que está a instalar toda a infra-estrutura de rede necessária para cobrir todo o país com TDT. Nas habitações, cada pessoa será responsável pela ligação de um descodificador (se necessário) ao televisor e pela sintonização dos canais. É um processo simples em tudo semelhante ao que já é feito hoje em dia para sintonizar os canais.

Quem pode aconselhar sobre TDT?

Para todas as dúvidas que tiver sobre a TDT poderá consultar o site da Portugal Telecom . Se tiver dúvidas relativamente a equipamentos (televisões e descodificadores) deverá contactar directamente os fabricantes, técnicos ou o seu vendedor habitual de equipamento electrónico.

Ao contrário de alguns países em que a informação foi disponibilizada e só posteriormente existiu o lançamento, existe falta de informação a todos os níveis sobre a televisão digital em Portugal. A Irlanda irá lançar a televisão digital no Outono e neste momento está a divulgar e a informar todos os aspectos referentes à recepção e utilização.
Os procedimentos em Portugal parecem-me um pouco diferentes, isto tem dois anos, há muito tempo para tudo.
Ficam algumas perguntas que a PT não me respondeu.
As box TDT vão permitir "TODAS" receber os canais pagos ?
Que sistemas de distribuíção e conversão para analógica vão estar disponíveis ?

Instaladores Televisão Digital

Os técnicos podem fazer a sua inscrição como instaladores na página da TDT para profissionais. Instaladores TDT

Fontes:
Portugal Telecom
ANACOM
Artigos Relacionados:
Normas Televisão Digital
Antenas TDT
Mapa Emissores
Guia TDT

Emissores TDT - Madeira

EmissorCanalGPS
Emissor TDT Pico da Cruz - Madeira Canal 54 GPS(32.746125, -16.938042)
Emissor TDT Pico do Galo - Madeira Canal 54 GPS(32.656239,-17.000364)
Emissor TDT Pico do Silva - Madeira Canal 54 GPS(32.690381,-16.874467)
Emissor TDT Porto Santo - Madeira Canal 54 GPS(32.070367,-16.319100)
Emissor TDT Pico do Facho - Madeira Canal 54 GPS(32.746125,-16.813531)
Emissor TDT Arco de S.Jorge - Madeira Canal 54 GPS(32.816475, -16.952277)
Emissor TDT Funchal - Madeira Canal 54 GPS(32.659908, -16.910405)
Emissor TDT Arco da Calheta - Madeira Canal 54 GPS(32.726811, -17.136019)
Emissor TDT Ponta Delgada - Madeira Canal 54 GPS(32.824025, -16.981425)

Emissores TDT - Açores

EmissorCanalGPS
Emissor TDT Barrosa (Ilha São Miguel) Canal 48 GPS(37.762008,-25.494150)
Emissor TDT Santa Barbara (Ilha Terceira) Canal 55 GPS(38.729931,-27.318767)
Emissor TDT Espalamaca (Ilha do Faial) Canal 47 GPS(38.547677, -28.616052)
Emissor TDT Santa Luzia (Ilha Terceira) Canal 47 GPS(38.659602, -27.22415)
Emissor TDT Castelete (Ilha do Pico) Canal 49 GPS(38.387836, -28.250177)
Emissor TDT Pico do Geraldo (Ilha do Pico) Canal 48 GPS(38.400911, -28.234672)
Emissor TDT Velas (Ilha de São Jorge) Canal 56 GPS(38.677422, -28.194178)
Emissor TDT Pico Alto (Ilha de St. Maria) Canal 55GPS(36.979403,-25.090847)
Emissor TDT Pico Jardim (Ilha Graciosa) Canal 49GPS(39.084739,-28.019356)

DVB logo is a registered Trademark by the DVB Project.
All brand, productnames and logos are copyrighted by the respective manufacturer of the appliance and are only being used for identification and explanation purposes.