Interferências RF

A pratica tem demonstrado que a maior parte das interferências observadas e/ou audíveis, tem origem nas deficientes condições de instalação, quer seja dos próprios receptores, quer seja das instalações a eles associadas. Uma má imagem na TV ou ruídos na recepção de áudio podem ter causas diferentes.

A maioria das interferências tem origem nas deficiências na instalação dos receptores e não em causas ou sinais exteriores.

Assim, as causas das interferências que poderão afectar o bom funcionamento de receptores de radiodifusão sonora e televisiva, podem agrupar-se do seguinte modo:

Deficientes Condições de Instalação

Geralmente, as instalações de recepção são executadas e esquecida a sua existência e manutenção. De facto, as antenas, cabos e outros acessórios da instalação, estão sujeitos a deterioração causada por agentes atmosféricos, nomeadamente pelo sol, vento, chuva e geada. Por tal facto, e necessário proceder a revisões periódicas das instalações, de modo a garantir o seu bom funcionamento e evitar perdas de sinais na instalação.
A existencia de amplificadores de faixa larga (vulgo banda larga) que por avaria, após algum tempo de utilização, podem eles próprios ser causadores de interferências, devido a entrarem em auto-oscilação.

Interferência devido a falta de sinal de RF na TV interferência causada pelo transformador de amplificação de sinal TV
Imagem deficiente devido a insuficiência de sinal Alteração da imagem devido a deficiente funcionamento do amplificador utilizado na instalação.

Funcionamento de Aparelhagem Eléctricas ou Electrónicas, Industrial, Doméstica e Médica

Neste grupo de aparelhagem, devido as suas características e formas de usa, e normal que as interferências ocorram em intervalos regulares, conforme 0 horário da sua utilização, exceptuando as interferências provocadas par defeitos nas linhas de transporte de energia que, quando existam, tem caracter permanente. Tal particularidade facilita a sua identificação e também a sua localização Este tipo de interferência ocorre, com alguma frequência, durante a utilização de electrodomésticos como secadores de cabelo, batedeiras eléctricas, aspiradores, etc.. São também potenciais fontes de interferências, funcionamento de maiores de ignição, equipamentos médicos, maquinas de soldar e termóstatos.

Interferência na TV causada por linha de alta tensão interferência causada por equipamentos locais interferência causada por equipamento médico
Interferência na TV causada por linha de alta tensão Alteração da imagem provocada por aparelhagem doméstica, electrica ou eletronica. Interferência na TV causada por equipamento médico (diatermia) ou motores eléctricos

Condições Anormais de Propagação Radioeléctrica

É possível que vários sinais de radiodifusão televisiva cheguem simultaneamente na antena de recepção, provenientes de percursos múltiplos. Também pode acontecer que o mesmo sinal chegue a sua antena por caminhos de propagação diferentes e, obviamente, desfasados no tempo. Esse fenómeno e devido as reflex6es que o sinal possa ter em acidentes de terreno, edifícios ou estruturas vizinhas, fazendo com que apareçam no ecrã imagens sobrepostas, mais vulgarmente conhecidas por "fantasmas".

Outros casos de interferências que ocorrem com alguma frequência, são as originadas por emissões no mesmo canal, as quais provocam nos receptores o chamado efeito "Persiana", riscas horizontais movimentando-se para cima ou para baixo no écrã

Interferência na TV causada por multiplas fontes de sinais Interferência na TV efeito persiana
Alteração da imagem provocada por recepção múltipla da mesma emissão, "fantasmas". Alteração da imagem provocada por recepção múltipla no mesmo canal, efeito persiana.

Sintonia Incorrecta e Defeitos de Concepção dos Receptores

A sintonia incorrecta de um receptor pode provocar o aparecimento de anomalias, que poderão assemelhar-se a verdadeiras situações de interferências. Por outro lado, a concepção de receptores tem vindo a ser melhorada devido significativa evolução tecnológica verificada nos componentes utilizados.

Sintonia de TV incorrecta
Sintonia incorrecta ou recepção deficiente do receptor.

Outras causas de Interferências

Sinais provenientes de estações emissoras podem, em circunstâncias muito pontuais e devido a avarias, causar interferências nos receptores de radiodifusão sonora ou televisiva.

Por vezes o sinal indesejado sobrepõe-se ao sinal desejado, quer por avaria dos componentes amplificadores do sistema de recepção, quer por defeitos de blindagem dos próprios receptores, ou até porque o sinal indesejado é mais forte do que aquele que se pretende receber.

Também em determinadas circunstâncias, os próprios receptores podem provocar interferências noutros receptores instalados nas suas proximidades, devido a radiações anormais dos seus circuitos osciladores.

No caso da interferência ser provocada por um sinal não modulado, aparecem no écrã linhas oblíquas verticais ou horizontais, escuras e claras, em número e disposição aleatórios.

Interferência na TV causada por emissores RF Interferência por emsisores nãomodulados
Fonte: ANACOM