Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: Reparo mini TV P/B Transistor quebrado, filam, não acende, não oscila!

Reparo mini TV P/B Transistor quebrado, filam, não acende, não oscila! 20 Jan. 2021 19:00 #1

  • rocmita
  • Avatar de rocmita
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 3 anos
  •   
  • Mensagens: 9
  • Agradecimentos 1
Boa tarde!

Estou com esta mini Tv Brassonic BR969!

Ela está com um transistor na fonte reguladora com o encapsulamento quebrado(impossível saber tipo de transistor, não mede nada), fiz a troca de 1 cap eletrolítico de 470uf 16v com fuga.

Após algumas medições, a princípio todas estão normais, pois sem o esquema fica muito difícil saber exatamente, Flyback nas medições preliminares tb está bom.
´
Duas questões:
Ela não está oscilando
Filamento do tubo não acende

Tem áudio, mas completamente sem imagem.

A tensão em 1 dos transistores 3DD880G Na base 0,8v Col 9,8 Emiss 0,0-Terra
Quando tiro fora este transistor e faço as medições das tensões sem ele, na base chega 5,8v. Nas medições o transistor está normal.

Se alguém puder me orientar nas medições, inclusive no transistor quebrado em que não da pra saber modelo nem o tipo, fico agradecido.

A Seguir algumas fotos da placa e do setor onde o transistor quebrado está.

Obrigado

Reparo mini TV P/B Transistor quebrado, filam, não acende, não oscila! 20 Jan. 2021 19:25 #2

  • rocmita
  • Avatar de rocmita
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 3 anos
  •   
  • Mensagens: 9
  • Agradecimentos 1
Seguem algumas fotos!
Anexos:
Os seguintes utilizadores Agradeceram: americo200

Reparo mini TV P/B Transistor quebrado, filam, não acende, não oscila! 20 Jan. 2021 19:28 #3

  • rocmita
  • Avatar de rocmita
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 3 anos
  •   
  • Mensagens: 9
  • Agradecimentos 1
+1

Reparo mini TV P/B Transistor quebrado, filam, não acende, não oscila! 25 Jan. 2021 14:48 #4

  • rocmita
  • Avatar de rocmita
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 3 anos
  •   
  • Mensagens: 9
  • Agradecimentos 1
Wowwww!


Ninguém?? Nem uma dica???
Come on guys!!!

:P

Reparo mini TV P/B Transistor quebrado, filam, não acende, não oscila! 25 Jan. 2021 18:32 #5

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Os transistores que trabalham em DC não é critico a sua substituição. Parece um PNP, confirme, se for o caso pode sustituir por BC327, com a respetiva adaptacão dos pinos
Última Edição: 25 Jan. 2021 18:32 por Divercentro.

Reparo mini TV P/B Transistor quebrado, filam, não acende, não oscila! 25 Jan. 2021 19:06 #6

  • rocmita
  • Avatar de rocmita
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 3 anos
  •   
  • Mensagens: 9
  • Agradecimentos 1
Olá amigo!

Não consigo definir se é NPN ou PNP, pois ele não mede nada, ele está junto com outro NPN conforme aparece na foto.

Provável sim que seja um PNP, vou testar a situação.

Não estou encontrando o transistor que me parece da saída horizontal, que é o mesmo que está na fonte, o 3DD880G.
Comprei o 2sc4554 para testar, não sei se seria correto.

Outra questão é que não identifico onde está "morrendo" a tensão de filamento que não acende.

Muito obrigado pela dica do transistor.

Abraço

Reparo mini TV P/B Transistor quebrado, filam, não acende, não oscila! 25 Jan. 2021 20:38 #7

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
No pcb tem o simbolo do transistor só que na foto torna-se dificil decifrar se é pnp ou npn. Outra maneira é medir as tensões

Reparo mini TV P/B Transistor quebrado, filam, não acende, não oscila! 27 Jan. 2021 16:34 #8

  • rocmita
  • Avatar de rocmita
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 3 anos
  •   
  • Mensagens: 9
  • Agradecimentos 1
Olá!

Consegui identificar o transitor, é um PNP, vou colocar um equivalente tendo como referÊncia o NPN que não encontro o Datasheet mas está marcado como GLDX 20IC(ou 201C).

Estou analisando a possibilidade do Flyback estar com problemas.
O tubo não acendo o filamento apesar de haver tensão indo para o soquete de 10V.
Medi resistência de aprox 32Ohms entre os pinos 4 e 5 e nada no restante. Não tenho o diagrama de pinos deste tubo, não tendo como injetar tensão externa para testar.
O tubo é um 14SX8Y, se alguem souber quais pinos são do filamento....

Testei também algumas marcações com o osciloscópio na saída do CI CD1379CP, e todas as formas de onda e tensões estão presentes.

Não sei não, tão pequena e quanta dor de cabeça, o destino acabará sendo o LIXO.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema