Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: Problema com rear projection Samsung SP43Q1HE

Problema com rear projection Samsung SP43Q1HE 19 Nov. 2007 15:11 #1

  • tururu
  • Avatar de tururu
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 2
Olá!

Bom, o problema é este: o meu pai andou a brincar com o menu de serviço da tv rear projection SAMSUNG SP-43Q1HE porque estava danado com a imagem e fez um reset sem pescar nada daquilo. Tb mexeu nuns settings quaisquer Red Green Blue, não sei bem que tipo de settings, será o R, G e B offset que vejo aqui no manual de serviço?
Consequências: a televisão liga (sem imagem), mas apaga-se passado 5seg. Numa das vezes q liguei a tv e tentei entrar no menu de serviço ainda vi algo parecido com uma imagem distorcida mas só na parte de cima do ecrã, junto ao \"tecto\" da tv. A seguir apareceram uns flashes com linhas vermelhas e azuis (e verdes?) concêntricas tb na parte superior e depois a tv apaga-se, voltando a standby. Depois disso ligo-a, o led vermelho pisca 2 vezes, ouço o melody start e volta a apagar.

Alguém sabe o que se passa? Temos o manual de serviço, mas assim sem imagem como é que acedemos ao menu de serviço para repor os settings como constam no manual de serviço? Acham que a única solução é levá-la à oficina?

Será que ao mexer nos offsets RGB lixou a convergência toda dos tubos r, g e b? Ou será que foi mesmo do reset? Já li que volta tudo ao estado inicial pré-ajustamento (e tantos ajustamentos e calibrações que tem...).

Obrigado!

Israel

Re:Problema com rear projection Samsung SP43Q1HE 19 Nov. 2007 15:45 #2

Ola Israel.Vais experimentar o seguinte:retiras a tampa
trazeira do retro e do lado esquerdo do chassi vais encontrar
três modulos blindados,com o tv desligado e com muito
cuidado,tiras a tampa de cima,do modulo do meio,e retiras o
modulo.Com o modulo fora ligas a tv á corrente e com o
comando tiras a tv de STBy que deve arrancar normalmente
sem imagem mas com OSD .Desligas então a tv e entras em
modo service,depois colocas os seguintes parametros.
(OPTION-B5-BD-43) (SYSTEM-CW) (BBE-OFF) (ASPECT-WIDE)
(X-RAY-ON) (AUTO FM-ON) (LNA-ON) (LETTER BOX-ON) (TTX
LANG-LANGUAGE) (AGC-ON) (NATURAL ZUM-ON) (DNI-ON)
(SAMSUNG LOGO-ON) (TACT POWER-ON) (LNA PLUS-ON)
depois disto desligas o tv,voltas a colucar o modulo no lugar e
ligas o tv,ele deve arrancar normalmente . Podes ter que
entrar novamente em modo service para fazer alguns ajustes
como convergencia,RGB,etc.
Arlindo Rodrigues

Re:Problema com rear projection Samsung SP43Q1HE 19 Nov. 2007 17:10 #3

  • tururu
  • Avatar de tururu
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 2
Olá Arlindo

És o ACRO? Pois, já me tinhas respondido no outro forum, obrigado. Ainda não experimentei o que tu me disseste, mas mesmo assim decidi postar aqui, a ver se mais alguém me ajudava.

Já agora, será que é necessário mais alguma coisa para além da convergência? Beam alignment adjustments? Static focus adjustments? Lens focus adjustments? Screen adjustment? White balance adjustment? Sub-brightness? Ok, se calhar mais vale levar isto pra oficina... de qualquer maneira preciso de uma grelha (screen jig) para fazer a convergencia, não é?

Obrigado

Israel

Re:Problema com rear projection Samsung SP43Q1HE 20 Nov. 2007 00:24 #4

Ola Israel.
Quanto aos ajustes ou alinhamento, tudo depende daquilo que o teu Pai alterou, mas isso só é possível saber depois de teres imagem no tv. Quanto á convergência, o tv tem uma imagem quadriculada (mira técnica) para o poderes fazer sem precisares de outro aparelho. eu não tenho esquema desse tv e tudo o que estou a explicar é por experiência própria, pois já reparei vários TVs desse modelo.
Podes mexer sem receio, mas com cuidado. Sempre que vás mexer no chassi desliga a fixa da tomada.
Arlindo Rodrigues

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema