Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: Tv crown

Tv crown 22 Out. 2007 20:59 #1

  • basket
  • Avatar de basket
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 63
  • Agradecimentos 1
Olá amigo Luís Calçada
Obrigado por se interessar pelo meu caso.
Devido à minha falta de prática tenho dialogado com várias pessoas e uma delas disse-me para colocar uma lâmpada no local do fusivel para ver se havia consumo excessivo. Devo ter deixado tempo demais e a lâmpada ao fim de pouco tempo apagou-se.
Pude então constatar que tinha acabado de avariar a fonte. Diodos rectificadores MOSfet várias resistências e o IC oscilador haviam \"pifado\".
Agora játenho a fonte a oscilar mas as tensões no secundário não estabilizam ( flutuam os valores).
Agora pergunto:
Tenho que ligar o Transistor do horizontal para que as tensões estabilizem?
É que no curso que estou a ler diz que o horizontal tem influência no autoajuste da frequência do oscilador da fonte. Só depois disto resolvido puderei eventualmente seguir para o ponto onde me encontrava à algum tempo atràs.
Este esquema tem na saida do micro alinha E/W e entra no Flyback. O chassis é o 11AK-19.
Uma vez mais obrigado pela sua disponibilidade e até breve.
saudações

Emanuel Rodrigues

Re:Tv crown 27 Out. 2007 21:21 #2

  • jose luis calcada
  • Avatar de jose luis calcada
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • TÉCNICO DE ELECTRÓNICA
  • pt  
  • Mensagens: 1557
  • Agradecimentos 12
Boa noite Emanuel

Pelo que verifico, o seu problema agravou-se um pouco e não respondeu á minha pergunta (qual o tamanho do cinescópio?).
Quanto ao chassi 11AK19, existem várias versões (E3)-(5)-(B)-etc. e todas diferentes.
Se o seu chassi for (E3), verifique se tem os 5V no microPC, cuja causa pode ser R867 (0,33 open).
Verifique ou mude o acoplador optico, mude os condensadores electolíticos do primário da fonte e verifique as resistências, mesmo as que já mudou.
Dado que tem uma avaria no circuito de MAT, deve manter esse circuito desligado.
Enquanto não tiver a fonte estabilizada e c/ as tensões correctas, não pode avançar.
Até breve.
Cumprimentos
José Luis

Re:Tv crown 28 Out. 2007 18:14 #3

  • basket
  • Avatar de basket
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 63
  • Agradecimentos 1
Obrigado por continuar com disponibilidade para me ajudar.
O cinescópio tem 69cm e o chassis é o 11AK19-5.
Tem piada pensei que só haviam cinescópios de 66cm.
Vou proceder como me indicou. Obrigado uma vez mais e
até breve.

Emanuel Rodrigues

Re:Tv crown 04 Nov. 2007 01:20 #4

  • basket
  • Avatar de basket
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 63
  • Agradecimentos 1
Boa noite Luis

Já respondi à sua msg mas penso que mandei para o sítio errado.
O cinescópio é de 69cm e o chassis é o 11AK19-5.
Depois disso já reparei a fonte. A causa foi a R806 de 22k que por lapso substitui por uma de 270R.
Como consequência queimou os diodos rectificadores, o Mosfet, o IC oscilador e o fotoacupolador.
Depois disto vi todas as tensões e ajustei o +B para 150v.
De seguida com o osciloscopio vi a saida do pré e tinha um sinal em dente de serra com cerca de 15,550 KHZ.
Depois disto liguei o transistor do hrizontal e o TV já funcionou.
Fui jantar e quando voltei para concluir ao ligar novamente o TV queimou outra vez o transistor do horizontal. Então com um multimetro Ligado no +B ia ligando e desligando o TV o multimetro indicava quase sempre 150v mas houveram vezes que ao ligar tinham tensões de pico que variavam entre 180 a 184v durante cerca de 1 segundo ou menos estabilizando de seguida nos 150v.
Perante esta informação podem agora ajudar-me um pouco mais.

Obrigado
Emanuel Rodrigues

Re:Tv crown 04 Nov. 2007 23:56 #5

  • jose luis calcada
  • Avatar de jose luis calcada
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • TÉCNICO DE ELECTRÓNICA
  • pt  
  • Mensagens: 1557
  • Agradecimentos 12
Boa noite Emanuel
Verifico que já evoluiu bastante, pois tem dados novos que podem ajudar.
Pelo que percebi, o transitor do horizontal entra em c.c.sem aquecer, ou seja é instantâneo.
Isso pode muito bem ser provocado pela instabilidade da fonte no arranque.
A causa pode estar no acoplador optico (IC801), deve muda-lo e verifique os componentes envolventes.
Se o transistor aquece demasiado e depois queima, a causa pode ser a L602, C630 e R629.
Vá dando notícias.
cumprimentos, Losé Luis

Re:Tv crown _ Avaria no Horizontal 13 Nov. 2007 00:05 #6

  • basket
  • Avatar de basket
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 63
  • Agradecimentos 1
Boa noite José Luis
O tv crown já funciona finalmente.
Vou agora explicar a causa da avaria e como o resolvi.
Como já expliquei anteriormente o transistor do horizontal queimava logo que ligava o TV.
Após queimar e substituir muitos componentes consegui deduzir que o mesmo tinha como causa os picos de tensão ao ligar.
Depois de analizar bem o esquema verifiquei que no IC oscilador MC44604 tem um Pino (11) chamado de soft-start. Este pino não é nada mais que um comando que gera um atraso no oscilador fazendo com que o mesmo funcione algumas frações de segundo após o arranque evitando meter entre 200 a 300v de pico que originava furar o transistor que depois de amplicado o sinal seria entre os 1800 e 0s 2250v. Como o transistor tem de isloamento 1500v está-se mesmo a ver o que acontecia.
Fui ao pino 11 e substitui o Condensador de 100nf, mas a situação mantinha-se.
Então fui ler o datasheet do IC e deduzi que no Pino 10 é gerado um sinal (CT) em forma de dente de serra.
Este quando modelado pela onde quadrada do pino 11 os dois em conjunção é que formavam o Delay (atraso) do arranque do TV.
Este condensador do pino 10 no valor de 820pf estava alterado tendo apenas 750pf e analizado num capacimetro profissional que possuo verifiquei que o mesmo quase não tinha capacidade.
Mudei-o e substitui o transistor. O mesmo não queimou mais e o aparelho já está a funcionar à algumas horas e nunca mais falhou.
OBS: Vários colegas recomendaram que substituisse o BU2508AF por outros tipos.
Para experimentação fiz isso mas também furavam.
Como eu achei que se o 1º transistor era o BU2508AF o TV tinha obrigação de trabalhar com o mesmo tipo e tinha razão a pensar assim pois é o que neste momento está a trabalhar pois como podem ver no esquema os diodos DAMPER são 2 e encontram-se fora do transistor.
Penso que ficou tudo bem esclarecido e espero ter ajudado a enriquecer este forum com esta minha aventura.


Obrigado a todos por me aturarem e ajudarem

Emanuel Rodrigues

:P<br><br>Item editado por: basket, em: 12/11/2007 23:23

Re:Tv crown _ Avaria no Horizontal 14 Nov. 2007 16:17 #7

  • jose luis calcada
  • Avatar de jose luis calcada
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • TÉCNICO DE ELECTRÓNICA
  • pt  
  • Mensagens: 1557
  • Agradecimentos 12
Olá Emanuel.
Fico feliz pelo seu desemoenho, pois é assim que se trabalha. Ter sempre em atenção a causa e o efeito.
Uma reparação é como uma investigação criminal! todas as pistas são possiveis, mas conforme avançamos na investigação, assim vamos eliminando pistas até ficarmos frente a frente com a verdadeira causa e alimina-la.
Fez um bom trabalho de investigação, os datasheet são uma optima ferramenta de trabalho
Parabens
Cumprimentos
José Luis

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema