Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Sony Trinitron Chassis AE-1C

Sony Trinitron Chassis AE-1C 21 Abr. 2023 08:42 #1

  • ftadeufs
  • Avatar de ftadeufs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 1 anos
  • pt  
  • Mensagens: 9
  • Agradecimentos 1
Ora bem, esta é a minha primeira publicação neste fórum.
Tenho passado por cá para ver dicas de reparação e fazer download de esquemas mas nunca tinha a necessidade de pedir ajuda, que surgiu agora.

Já arranjei muita coisa em TVs sony trinitron mas continuo a ser um maçarico que faz estas coisas como hobby. Tenho uma kv-A2923E com chassis AE-1C que me está a dar água pela barba:
Inicialmente pensei que o problema fosse só na secção vertical (linhas na parte superior do ecrã), mas trocando os electrolíticos e o IC502 não alterou nada no problema.
Em stand by o B+ está impecável (135vdc) e deixa afinar. Em funcionamento tem o defeito de imagem que está em anexo, e B+ está a 110v e não permite o ajuste. Já testei todos os componentes do circuito de ajuste do B+ e troquei os Ic´s 501/601. Troquei a R522 (100k) que estava ligeiramente alterada, e testei o potenciómetro. Quando está ON as tensões estão todas abaixo do esperado proporcionalmente e penso que o problema da imagem seja esse: falta de alimentação suficiente.

Já desliguei os componentes do circuito todos e liguei uma lâmpada de 75W na fonte mas a fonte só deu 118v em stand by e não reagia ao comando. Foi um teste que fiz a ver se chegava a alguma conclusão, mas a única que tirei é que pode ser algo na fonte. Já dessoldei grande parte dos componentes da fonte e testei fora do circuito e parece-me tudo OK, mas posso ter falhado alguma coisa.
Neste momento estou meio baralhado sobre o que procurar a seguir, pois acho que atingi o limite do meu conhecimento com estes bichos. Já passei algumas horas à procura de soldas frias e problemas de continuidade ou resistências alteradas mas de forma aleatória a "olhómetro".

Como aqui no fórum o nível de experiência e conhecimento é infinitamente superior ao meu, vim pedir ajuda a trazer este bichinho de volta à vida saudável que ele merece.

Obrigado desde já.
Anexos:

Sony Trinitron Chassis AE-1C 21 Abr. 2023 12:02 #2

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2432
  • Agradecimentos 356
-
Bem vindo ao forum.
Pela descrição que faz e pela minha experiência anterior (já não aceito CRT à mais de três anos), o defeito deve estar no transformador de linhas (fly).
Eu testava o B+ com uma carga resistiva 270R 17W ( consumo perto de 0.5 A).
Também fazia o teste do "fly" fora do circuito e era infalível;(este teste é fácil de construir).
Boa sorte na sua tarefa.
O trabalho dignifica o Homem
Os seguintes utilizadores Agradeceram: ftadeufs

Sony Trinitron Chassis AE-1C 21 Abr. 2023 15:54 #3

  • ftadeufs
  • Avatar de ftadeufs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 1 anos
  • pt  
  • Mensagens: 9
  • Agradecimentos 1
Obrigado pela resposta!

Vou ver se daqui a uma semana consigo voltar às reparações e testar o B+ novamente mas com uma resistência.

Quanto à construção de um tester de FBT, pode-me indicar mais informação nesse sentido? Este FBT se estiver a funcionar parcialmente, ele faz na mesma emissão de alta tensão pela chupeta, certo? Isso não faz um monte de faíscas em cima da bancada? :) ...Se calhar deixo isso para os mais experientes ...

Sony Trinitron Chassis AE-1C 16 maio 2023 16:06 #4

  • ftadeufs
  • Avatar de ftadeufs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 1 anos
  • pt  
  • Mensagens: 9
  • Agradecimentos 1
Ora bem,

Troquei o transformador de linhas por um novo, e nada. Tudo na mesma, logo não é problema do transformador de linhas. Como o antigo dava uns ruídos de fuga, também acabou por não ser dinheiro mal gasto ;) .

Para testar a fonte, é um teste como o teste da lâmpada, mas com uma resistência?

Obrigado pela ajuda!

Sony Trinitron Chassis AE-1C 16 maio 2023 18:24 #5

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2432
  • Agradecimentos 356
-
Boa tarde, deveria começar por testar a fonte. Como o esquema está cortado, é difícil seguir as pistas.
Eu fazia da seguinte forma, retirar a ficha das bobinas defletoras e se reparar, há um shunt nessa ficha. Esse shunt é uma entrada de B+ (135V) que volta ao circuito, quando está ligada. Identifique o ponto onde tem os 135V e coloque uma resistência de 270R 17W. Faça a ligação com pontas crocodilo.
Assim pode verificar se o B+ ajusta. Faça este teste rápido.
Já mudou os eletrolíticos da fonte (perto do IC601)? devem ser mudados. E agora lembrei-me do filtro principal C604 220uF 400V.
Verifique os fusíveis no secundário da fonte PS601, PS602 e PS604.
O trabalho dignifica o Homem
Os seguintes utilizadores Agradeceram: ftadeufs

Sony Trinitron Chassis AE-1C 16 maio 2023 19:07 #6

Estive a ver a imagem, parece-me que também poderá ser o yoke ou algum condensador do estágio horizontal.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: ftadeufs

Sony Trinitron Chassis AE-1C 16 maio 2023 20:54 #7

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1559
Verifique os condensadores de desacoplamento do vídeo. Quando um tv ctr faz o varrimento da direita para a esquerda, o vídeo no retorno(varrimento inverso) tem de ser anulado. É uma avaria rara, mesmo compensando no horizontal os riscos estão lá. Vou tentar identificar o condensador no esquema.
verifique C301 e C332 (normalmente estão secos sem capacidade). Mas o problema pode ter outra causa. Verifique C632 e Q305.
Neste caso, como o horizontal não está totalmente aberto, o problema pode ser realmente no horizontal.
Última Edição: 16 maio 2023 20:55 por Rui.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: ftadeufs

Sony Trinitron Chassis AE-1C 18 maio 2023 08:10 #8

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2432
  • Agradecimentos 356
-
Fazendo a análise pela imagem, ficamos com uma ideia errada, porque a tensão de B+ está 15% abaixo do seu valor e todas as tensões também ficam abaixo do seu valor.
À primeira vista parece defeito de yoke como já foi referido.
Em stdby, está correta (130V) e olhando para o esquema, o ajuste de B+ em stdby é feito pelo RV601 e o ajuste de B+ em funcionamento é feito por RV501.
Uma parte de IC501 é responsável pelo controlo de B+ em funcionamento.
Verifique os pinos 7-8-9 se têm as tensões indicadas no esquema. Tem que habituar-se a seguir os esquemas para não andar a mudar componentes aleatoriamente.
Do IC501 vai ao T602. Verifique também se o transístor Q608 e a sua funcionalidade.
Faça estes testes com a resistência como carga.
Espero que não esteja a baralhar ainda mais.
O trabalho dignifica o Homem
Última Edição: 18 maio 2023 08:11 por Electrohd.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: ftadeufs

Sony Trinitron Chassis AE-1C 19 maio 2023 15:23 #9

  • ftadeufs
  • Avatar de ftadeufs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 1 anos
  • pt  
  • Mensagens: 9
  • Agradecimentos 1
Obrigado a todos pelas sugestões.

Estes esquemas que encontrei aqui no fórum não estão cortados e estão vectorizados, portanto é muito mais fácil procurar componentes e seguir o esquema: www.electronica-pt.com/esquema/tv/sony-esquemas-tv/sony-chassis-ae1c-(kv-a2911d)-4985/

Bem, começando pelas tensões no IC501 (ligando a TV normalmente com o tubo) já tinha medido há uns meses, e Tenho: +4.53v no pino 7 (SMPS OUT, devia ser +2.1v), +11.1v no pino 8 (VCC, devia ser +12v provavelmente) e tenho +0.96v no pino 9 (SMPS IN REG, devia ser +1.3v).

Esta ficha das deflectoras nestas TV SONY tem apenas 4 fios (D84) e nenhum shunt. perto, tem apenas um shunt no conector D-801A. Está ligado ao pino do centro. Nos monitores arcade e em algumas tv´s é que tenho visto esse shunt no centro da ficha.

O C604 Dá Aproximadamente 240uF e baixo ESR.
O Q608 (SMD) testa OK num tester e tem 400 e pico de Hfe.
O T602 aparentemente está OK sem passagem entre os enrolamentos.

Na B board:
O C301 é SMD cerâmico. C332 não existe/não encontro.
C632 é cerâmico SMD. Q305 SMD aparentemente normal.

Obrigado a todos!
Abraço

Sony Trinitron Chassis AE-1C 19 maio 2023 20:44 #10

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2432
  • Agradecimentos 356
-
Boa noite.
Para mim, deve testar a fonte com uma carga resistiva, como já indiquei.
Para isso, deve abrir a entrada de B+ no fly (pino 4) e ligar uma resistência 270R 17W do B+ para GND. Nestas condições, deve ajustar e manter os 135V.
Como é um aparelho bastante antigo, verifique os filtros do B+ C621 e C810. Assim como todos os eletrolíticos do secundário.
No post #5 disse para mudar os eletrolíticos do circuito de IC601 (penso que são 3).
Tal como confessou na abertura do tópico, não tem muitos conhecimentos e vai mudando componentes aleatoriamente ou conforme lhe indicam. Este chassis também não é fácil de trabalhar.
Já tem pistas nos valores medidos em IC501 pinos 7-8-9, que não correspondem. A pesquisa tem que passar por aí.
Boa sorte.
O trabalho dignifica o Homem
Os seguintes utilizadores Agradeceram: ftadeufs
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema