Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Sugestões, informação e Criticas sobre o site e ou o fórum.

TÓPICO: Novos icons no forum

Novos icons no forum 13 Dez. 2015 03:07 #1

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Nos últimos dois dias coloquei mais uns icons no forúm em substituição daquela coisa de user de "senior member" etc etc que ninguém olha. Assim, pensei nuns icons mais úteis sobretudo na identificação de cada um (ainda falta um mas não vou falar disso porque não sei se consigo colocar online).

Define o número de anos após o registo no site.
Define a classificação por número de mensagens até ao 50 (apenas em blocos TOP5,10,20 e 50).

E por último, uma dor de cabeça que arranjei aqui, este icon,

define os membros com conhecimentos de eletrónica, ora... o site tem mais de 56000 utilizadores registados, a grande maioria são utilizadores com conhecimentos onde é preciso certificar manualmente. Apenas marquei +/- uns 100, alguma sugestão para identificar os membros com conhecimentos de eletrónica?

Já me lembrei de duas,
1.Os outros utilizadores certificados marcam.
2.Fazem um teste de conhecimentos.

Mas sinceramente não sei....

Agradeço as vossas sugestões nos dois aspetos, na utilidade destes novos icons e sobre a questão de identificação dos membros com conhecimentos.

ahhhhhh... e digam-me S.F.F. se gostam ou não...

Obrigado pela vossa participação.
Última Edição: 13 Dez. 2015 03:42 por Rui.

Novos icons no forum 13 Dez. 2015 05:00 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8007
  • Agradecimentos 3178
Rui

a) Considero a ideia interessante e útil .

b) Quanto ao item sobre classificação de "técnico"
Lembro que temos nesta casa técnicos com diferentes especializações .
Aqui realmente temos um berbicacho .

b1) Como classificar por exame em áreas que podem ser bem diferentes ?
b2) classificar por outros utilizadores poderá trazer atritos .

c) A minha sugestão : serem os próprios a fazer isso.

c1) Como? Baseado em 2 parâmetros: nível e área

Exemplo de nível: hobista , iniciado ,técnico, sénior, outro
Exemplo de área : geral, tv , áudio, eletrodomésticos, pc , controlo, software , outras.

Ambas os parâmetros podiam ser codificados para se possível ver no espaço limitado. E um numero o mais curto possível de opções .

Apareceria algo como:


TEC1.jpg



Penso que desta forma seria o próprio utente a responsabilizar-se pela sua informação e não estranhar que algumas situações confusas podem acontecer.
Ajudaria quem responde a tentar usar forma e linguagem mais adequada.


Como está a trabalhar nessa área vou fazer uma sugestão.
Penso que a localização do utente devia ser obrigatória,
nem sequer percebo a razão de muita gente aqui não coloca essa informação.
Isto ajudaria a responder a algumas perguntas de forma mais eficiente.

Cumprimentos
Última Edição: 13 Dez. 2015 05:23 por zurca1599.

Novos icons no forum 13 Dez. 2015 17:44 #3

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Em relação à localização, era uma área que, desde o inicio, criava algumas dificuldades. Embora exista a opção, os utilizadores não preenchem e, quando está preenchida, não vão ver.

Depois do último tópico lembrei-me que, quando um utilizador entra no site/forúm, pode ser verificado o país de origem. Coloquei online um automatismo para que no próximo login e abertura do forúm, cada utilizador fique com a bandeira do país onde está. Assim, algumas perguntas podem facilmente ser respondidas.

Podem existir falhas na identificação automática porque nem sempre a localização dos IPs é rigorosa, se alguém for colocado com uma bandeira errada por favor contacte-me que eu troco.

Em relação à certificação/identificação para cada um...
Colocar uma opção no perfil parece-me ser uma opção válida, no entanto, vai criar situações erradas em vários aspetos.
Um técnico pode ter várias áreas, por exemplo, Tec TV, Tec Informática, Tec para as áreas digitais etc etc, como classificar quem tem conhecimentos em várias áreas?
Ao ser o utilizador a colocar a certificação, vai gerar um outro problema, quem tem menos conhecimentos mas tem alguns, não quer ser classificado como "hobbista" e coloca um nível superior (estou a generalizar nem toda a gente vai fazer isto claro).

Por isso optei, para já, a opção do icon a referir apenas que tem conhecimentos técnicos, mas tem de ser melhorado também não está bem.

Há um outro fator, muitos de nós dominamos razoavelmente esta coisa dos computadores, sites, fóruns etc etc. Existem muitos e excelentes técnicos em que esta coisa da internet é um bicho e, perfis do forum etc etc nem sequer alteram porque têm dificuldades, isso fará com que nunca fiquem bem identificados.

Basicamente, tenho aqui uma dor de cabeça para resolver... mas vamos ver se aparecem mais sugestões embora esteja a considerar algumas das apresentadas válidas, não me estão a agradar a 100% pelas razões que referi.
Última Edição: 13 Dez. 2015 21:15 por Rui.

Novos icons no forum 13 Dez. 2015 21:35 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8007
  • Agradecimentos 3178
Rui permita que tente esclarecer as ideias que coloquei antes e atendendo à sua resposta.

Começando pelo fim , 100% de satisfação vai ser difícil . Mas nada como tentar.

a) A meu ver toda a informação que está a implementar devia residir no perfil.

b) Deviam ser colocadas na inscrição e não no login.
Note por exemplo no caso do país, que posso hoje por razões profissionais posso deslocar-me a outro país e a informação pode sair errónea .

c) Será difícil uma informação precisa sobre todas as "características" técnicas de qualquer utente.
Agora o que me parece compreensível é que alguém se diga "técnico" , seja em que área for, e faça uma pergunta:

"O meu aparelho não funciona, o que faço?".

Espera-se que faça uma descrição correcta completa do problema.
Neste caso qualquer técnico qualificado lhe poderá/deverá sugerir a alteração do perfil.

d) Técnico em várias áreas .

A ideia seria explicitar a área de maior experiência .
Talvez aqui se possa seguir a definição de "geral".
Ou em casos evidentes considerar como "sénior", aqui talvez por decisão da moderação ou partindo dos membros do fórum.


e) Dificuldades em outras áreas.
Porque não incluir no perfil?
Penso que seria mais claro e fácil ajudar sabendo que quem está do outro lado tem esse problema.

Boa sorte para esta "alhada".

Cumprimentos
Última Edição: 13 Dez. 2015 22:11 por zurca1599.

Novos icons no forum 13 Dez. 2015 22:05 #5

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
A seleção automática do país é feita uma única vez, o perfil já tem opção país para preencher, apenas 174 utilizadores em 56000 colocaram dados.

Assim, o perfil poderá conter dados adicionais de configuração(cidade, estado existem alguns com RJ Brasil ou SP Brasil) se o utilizador o entender, e automaticamente é colocado o país de origem.

O perfil já tem um campo de informação, apenas 84 preencheram, alguns colocaram técnico de eletrónica ou outra coisa similar.

Em relação à geolocalização e o aparecer da bandeira, estou aqui à duas horas a tentar arranjar uma forma de o utilizador, se assim o entender, desligar.

Mas está a correr mal, vai ter de ficar para de madrugada.

Novos icons no forum 13 Dez. 2015 22:39 #6

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8007
  • Agradecimentos 3178
Também me apercebi desses dados.

A minha ideia era serem "obrigatórios".
Neste sentido, democrático, em que o utente teria de escolher uma hipótese definida pelo fórum.
Mesmo tendo a possibilidade de entre as escolhas uma fosse algo como "incógnito" ou algo semelhante.

A minha modesta experiência neste campo leva-me a dizer que preenchem apenas o necessário para funcionar.
Última Edição: 13 Dez. 2015 22:42 por zurca1599.

Novos icons no forum 14 Dez. 2015 19:38 #7

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Foram colocadas imagens nos avatars para definir o tipo de técnico, podem usar uma das que estão ou qualquer outra a vosso critério. Para alterar a imagem.

Clicar em PERFIL no menu do forum no topo.
Clicar em EDITAR na barra azul do forum no topo.
Clicar em Imagem do Avatar no topo e escolher a imagem que entenderem.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Tevelux

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema