O problema é, quase sempre, da estrutura de envio. As lojas online têm um problema com os portes que deriva de diversas situações. A primeira são as devoluções, a encomenda não é entregue, pelos dados que tenho, 7 a 10% das encomendas não são entregues ao destinatário mesmo pagas antecipadamente. Nestes casos, o reenvio terá de ser feito uma segunda vez e a legislação não obriga o comprador a pagar novos portes.
O segundo problema são as várias taxas pagas, variam em volume/peso. Isto obriga a loja online a colocar pesos em todos os artigos o que, se falarmos de milhares, são muitos dias de trabalho.
Para contrariar isto, na maior parte das vezes, coloca-se um taxa única que normalmente abrange todas as entregas normais, pode uma ou outra exceder, mas a maior parte dá um ligeiro lucro que compensa as perdas das encomendas devolvidas.
Em alguns casos, a loja online, coloca um valor mínimo de encomenda para compensar estas perdas.
Por outro lado, se for uma grande empresa, tem um contrato de larga escala com um transportador o que permite ter envios grátis.
Existe ainda outro pormenor, o preço da embalagem, o preço de envio/porte normalmente inclui a embalagem.
O que para nós pode ser desprezível, uma caixa de cartão cheia de esferovite, tem custos para a loja online, e, em alguns casos o preço do produto online é superior ao da compra na loja por todos estes motivos. Nem vamos falar do tempo a fazer a embalagem, levar ao transportador, preencher a documentação de envio etc etc.