Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Sugestões, informação e Criticas sobre o site e ou o fórum.
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Votar

Votar 13 maio 2011 14:54 #1

  • Perse
  • Avatar de Perse
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top50 em número de mensagens
  • Viver é estar juntos, olhar-se e querer-se bem!
  • br  
  • Mensagens: 244
  • Agradecimentos 9
Minha gente vamos votar no "nosso" site (Eletrônica PT), para o mesmo ficar verdinho!!
Abraços a todos.

Re:Votar 14 maio 2011 15:43 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Verde... vc está querendo mudar a cor do site? .......

bem.... metade do site é verde veja aqui....

[url=circuitos/pt/]Circuitos montagens[/url]

e depois quem gosta de azul como é que fica ?

Quando o site começou permitia ao visitante mudar de cor, verde, vermelho, azul, verifiquei que mais de 90% usava o site nesta cor e o site com as letras a vermelho. A opção de mudança de cor para o utilizador deixa o site mais lento, por isso, coloquei as cores mais usadas por todos. Mesmo assim, deixei a parte dos circuitos para montagens em Verde que é uma área menos visitada
Última Edição: 14 maio 2011 15:50 por Rui.

Re:Votar 14 maio 2011 19:41 #3

  • VIP
  • Avatar de VIP
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top20 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 699
  • Agradecimentos 26
Olá, pessoal!

Acho as cores utilizadas e o formato de script muito bons, que não vejo em outros do mesmo gênero, até os portadores de "DISCROMATOPSIA" não reclamaria.


Talvez nosso colega e membro esteja querendo dizer para votar na "mãozinha" de popularidade onde a verde aumenta a popularidade e a vermelha diminui, caso seja isso, acho possível que seja, porque eu mesmo só votei agora para fazer o teste se o número alteraria após o voto, talvez muita gente não tenha tido essa curiosidade.


Boa sorte a todos!

Re:Votar 14 maio 2011 19:51 #4

  • jose luis calcada
  • Avatar de jose luis calcada
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • TÉCNICO DE ELECTRÓNICA
  • pt  
  • Mensagens: 1557
  • Agradecimentos 12
Boa noite a todos.

Se me permitem, deixo a minha opinião.

Só após a intervenção do Rui, entendi a pretensão do colega Josias Perse quando abriu o tópico “VOTAR”.

Eu entendo que votar subentende duas ou mais hipóteses, mas neste caso só me é permitido votar no Verde.

Confesso que não é a minha preferida e tal como na política, religião ou futebol; já estávamos a criar conflitos que felizmente não existem neste FORUM.

Como as cores influenciam o comportamento humano, consultem este site para melhor esclarecimento:

influência das cores na aprendizagem e no comportamento humano

Sendo azul ou talvez turquesa, etá um pouco melhor que o verde.

Um abraço a todos
Jose Luis

Re:Votar 14 maio 2011 22:03 #5

  • Perse
  • Avatar de Perse
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top50 em número de mensagens
  • Viver é estar juntos, olhar-se e querer-se bem!
  • br  
  • Mensagens: 244
  • Agradecimentos 9
Minha gente, estou me referindo aos três pontinhos que aparece no topo do site, do lado direito, depois de onde colocamos o endereço eletrônico, que torna o site confiável. Apenas isso.
Boa noite para todos.

Re:Votar 14 maio 2011 22:50 #6

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Não entendi a que pontinhos se refere Perse, pode clicar na tecla PrtScn, e enviar-me como está aí a aparecer o site ? Obrigado

Já que o tema foi debatido vou ser mais exacto sobre as opções que tomei para o uso dos padrões de cor.

Antes mesmo das cores, existem duas regras que são prioritárias e definem a usabilidade e a funcionalidade do site:

-Todo o conteúdo deve poder ser visualizado por todos, tenham ou não problemas de acuídade ou de percepção de cor. aproximadamente 10% da população tem disfunções de côr, o chamado daltonismo, a maior parte não sabe que tem alguma disfunção na visualização de cor. Quando alguns de nós dizemos gostamos mais daquela cor do que outra, muitas vezes se existir um aprofundamento chega-se á conclusão que não existe a mesma acuidade para todos.

O site tem de passar em todos os testes Protanopia, Deuteranopia, Tritanopia.
Vulgarmente designada como daltonismo, mesmo nos daltonicos uns têm menos percepção dos vermelhos, verdes ou azuis. A cor azul (tritanopia) é que menos percentagem tem de pessoas sem a visualizarem (por isso o site está em azul no fórum, e todos os textos em qualquer área estão a preto).

-Seja qual for a cor utilizada, todos os textos e informações devem ser visualizados por todos, a relação entre brilho e tom deve abranger todos de modo que, mesmo estando várias horas em frente do monitor o cansaço produzido seja o menor possível

Tendo como base estes dois critérios, no inicio quando lancei o site tinha uma opção para mudar de cor, alguns dos membros mais antigos certamente recordam-se.

Depois de alguns meses em funcionamento, verifiquei qual as cores que a maior parte dos utilizadores preferem e o tempo.

Os padrões usados usam as opções mais utilizadas por todos.

Tenho outros sites com padrões diferentes (não de electrónica) aí os teste definiram outros esquemas de cor. Tem sobretudo a ver com o target de visitantes.

Se o visitante for Sul Americano (Brasil, Argentina etc etc) prefere normalmente cores mais fortes se estiver no site menos tempo. Se o visitante for Europeu ou Norte americano prefere tons com níveis mais baixos e sites mais monocromáticos (usando apenas uma cor principal).

Aqui no site de electrónica, tive de encontrar um meio termo, como as cores influenciam o comportamento e podem ser factores de distração levando o visitante a esquecer o que vinha à procura ou o que precisa, tenho tido um enorme cuidado com isso, são coisas que não se notam.

Vou dar um exemplo, o header no topo tem um mostrador de avião com várias cores. embora não tenham essa noção, os visitantes do Brasil viam uma header os de Portugal outro, depois troquei e verifiquei o que se chama taxa de rejeição. O que produz menos taxa de rejeição e que cria menos distração é esse que está agora para todos.

Há ainda outros factores que influenciam a forma como o site está, o site tem várias áreas, a área do fórum e dos esquemas é frequentada sobretudo por técnicos de reparação, erro meu de ainda não ter promovido o fórum noutras áreas, mas a área de aprendizagem (manual de eletronica) é frequentada sobretudo por estudantes.

O comportamento é diferente, os técnicos lêem tudo o que precisam, os estudantes olham na diagonal excepto se a letra tiver 1 metro de tamanho.

Há ainda outra área, a área da equivalência dos componentes na parte Inglesa do site, aqui a maior parte dos visitantes vem da América do Norte e Canadá, querem informação meter cor ou gráficos só cria distração..... ás vezes esta coisa de manter sites é um bocado mais complexa do que parece e faz-me perder muitas horas, o visitante raramente tem a noção. Mas a vossa opinião é muito importante para melhorar.
Para quem tem curiosidade aqui ficam as "torradeiras" que produzem o site

e controlo de qualidade
Última Edição: 14 maio 2011 23:43 por Rui.

Re:Votar 14 maio 2011 23:23 #7

  • paulorusso
  • Avatar de paulorusso
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • Dê de graça o quê de graça ganhou
  • br  
  • Mensagens: 2694
  • Agradecimentos 182
Confesso que ainda não entendi nada

Desde a primeira proposta do amigo Perse: vamos votar no verdinho
Menos ainda o que quer dizer"TORRADEIRAS"
Sinto-me extremamente feliz com o fórum e garanto que em termos de eletrônica não existe outro igual.
Tanto que somos referência em outros fóruns.
Para mim esse fórum é mais importante que meu multímetro


Abraços
paulorusso
Última Edição: 14 maio 2011 23:46 por paulorusso.

Re:Votar 14 maio 2011 23:56 #8

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Torradeira = Serve para torrar pão... neste caso, aplicado aos computadores, serve para torrar bytes.

Neste caso até nem muito, estou a utilizar 1 Quad Core e 2 Dual Core, 2 com linux 1 com windows 7 interligados com o synergy. O site está alojado num servidor Linux Centos Quad Core.

Quando ao ser referência, são todos vocês que, com as vossas contribuições, tornam a informação prestada uma referência. Os meus agradecimentos a todos que são manifestados por inúmeros emails de que recebo regularmente. O electrónica PT tem a sorte de ter membros de referência, sou eu que agradeço a vossa participação e contribuição.
Última Edição: 15 maio 2011 00:04 por Rui.

Re:Votar 15 maio 2011 14:58 #9

  • Perse
  • Avatar de Perse
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top50 em número de mensagens
  • Viver é estar juntos, olhar-se e querer-se bem!
  • br  
  • Mensagens: 244
  • Agradecimentos 9
Caro Sr Rui se soubesse que iria provocar toda essa polêmica com certeza não teria sugerido nada, já que o que aparece aqui me parece não esta sendo visto por nenhum de meus nobres colegas, não sei usar esse recurso que me falou mais como eu disse no email anterior, se trata apenas para definir o site como sendo confiável ou não. São três pauzinhos de pé, um pequeno, um médio e um grande, à medida que vamos votando no site, os mesmos vão ficando verde! Em relação à prestação de serviço do mesmo, não tenho duvida nenhuma que se trata de um dos melhores. Sem mais me despeço de todos.

Re:Votar 15 maio 2011 18:10 #10

  • VIP
  • Avatar de VIP
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top20 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 699
  • Agradecimentos 26
Olá, caro Perse!

Polêmica não significa disputa ou briga. Não se preocupe com isso, talvez numa reunião de negócios ou de trabalho perdemos oportunidades de dar opinião por medo de não ser aceita.
Vá em frente!


Boa sorte!
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema