Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Placa Vitroceramica FAGOR 5IFT-22 S

Placa Vitroceramica FAGOR 5IFT-22 S 01 Mar. 2015 19:18 #31

  • mobilesystem
  • Avatar de mobilesystem
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  • pt  
  • Mensagens: 38
  • Agradecimentos 4
Olá,

Negativo...tinha 2 bicos de indução que não trabalhavam e 2 bicos de radiação que trabalhavam. Substitui o condensador da placa de controlo e fiquei com o erro "E4 00 13" (s13.postimg.org/lo4ggjknr/DSC00277.jpg).

Quando coloquei a placa novamente no local dela (já tinha desistido) e a liguei à corrente a placa ficou a funcionar como estava até ali (só os 2 bicos de radiação). Passado 2 dias já nada trabalhava...a placa estava completamente morta...nem sequer ligava. Levei a mesma à assistência técnica e fui informado de que o problema estava nesta placa de potência, mas pediram por uma placa de potência nova qualquer coisa como 300€ (era preferível comprar uma placa vitrocerâmica de indução nova)...constatei que algumas das resistências que estavam meio queimadas eram "azuis" na placa nova o que me leva a querer que essas resistências deviam queimar muito nas primeiras placas que saíram.

A minha questão agora é: tendo estas questões agora presentes, no caso de substituir as resistências não devo ligar nada à corrente até testar os transístores pequenos?

As resistências medem-se em Watts ou em Ohm's?

Posso saber em que é que se está a basear para achar que os transístores pequenos estão queimados?

Obrigado
Última Edição: 01 Mar. 2015 19:33 por mobilesystem.

Placa Vitroceramica FAGOR 5IFT-22 S 01 Mar. 2015 19:48 #32

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8005
  • Agradecimentos 3177
mobilesystem escreveu:
Olá,

Negativo...tinha 2 bicos de indução que não trabalhavam e 2 bicos de radiação que trabalhavam. Substitui o condensador da placa de controlo e fiquei com o erro "E4 00 13" (s13.postimg.org/lo4ggjknr/DSC00277.jpg).

Quando coloquei a placa novamente no local dela (já tinha desistido) e a liguei à corrente a placa ficou a funcionar como estava até ali (só os 2 bicos de radiação). Passado 2 dias já nada trabalhava...a placa estava completamente morta...nem sequer ligava. Levei a mesma à assistência técnica e fui informado de que o problema estava nesta placa de potência, mas pediram por uma placa de potência nova qualquer coisa como 300€ (era preferível comprar uma placa vitrocerâmica de indução nova)...constatei que algumas das resistências que estavam meio queimadas eram "azuis" na placa nova o que me leva a querer que essas resistências deviam queimar muito nas primeiras placas que saíram.

A minha questão agora é: tendo estas questões agora presentes, no caso de substituir as resistências não devo ligar nada à corrente até testar os transístores pequenos?

Não deve pois se os transístores e ponte estiverem com curto vai queimar as resistências outra vez.

As resistências medem-se em Watts ou em Ohm's?

Em Ohm's, mas podem dissipar uma potência máxima ( Watt)



Posso saber em que é que se está a basear para achar que os transístores pequenos estão queimados?

Tinha ficado com ideia de uma das placas estar a funcionar.
Mas dessa forma vai ter de verificar todos in cluindo a ponte rectificadora.


Obrigado


Cumprs

Placa Vitroceramica FAGOR 5IFT-22 S 02 Mar. 2015 01:17 #33

  • mobilesystem
  • Avatar de mobilesystem
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  • pt  
  • Mensagens: 38
  • Agradecimentos 4
Olá,

Considerando ainda os testes com os transistores no circuito, com o multimetro em continuidade ou diodo, temos que os 4 transistores pequenos apresentam praticamente todos o mesmo valor 187...com este valor pode retirar alguma conclusão?

Ao retirar os transistores, e através do multimetro que valor indica que estão em curto circuito?

Abraço

Placa Vitroceramica FAGOR 5IFT-22 S 02 Mar. 2015 01:55 #34

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8005
  • Agradecimentos 3177
Como mediu?
No circuito?

Com esses transístores e fora do circuito:
entre C e G deve ser infinito.
entre E e G deve ser infinito.

entre C e E deve ser infinito e trocando as pontas deve apresentar resistência.

Cumprs

Placa Vitroceramica FAGOR 5IFT-22 S 02 Mar. 2015 04:00 #35

  • mobilesystem
  • Avatar de mobilesystem
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  • pt  
  • Mensagens: 38
  • Agradecimentos 4
Olá,

A medição foi efectuada no circuito e apenas entre G e E apresentando o valor já mencionado...ou seja, das duas uma ou o circuito me está a enganar ou então os transístores estão mesmo queimados...quando voltar a ter acesso à placa vou testar a mesma com os transístores fora da mesma.

Grande Abraço

Placa Vitroceramica FAGOR 5IFT-22 S 02 Mar. 2015 05:45 #36

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8005
  • Agradecimentos 3177
Ok

Mas essa medida pode enganar pois pode ter outras peças no circuito e logo alterar o valor lido.

Cumprs

Placa Vitroceramica FAGOR 5IFT-22 S 02 Mar. 2015 12:53 #37

  • mobilesystem
  • Avatar de mobilesystem
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  • pt  
  • Mensagens: 38
  • Agradecimentos 4
Ok, Certo...irei proceder como já referi.

Gostaria de saber ainda uma coisa...se reparar nas fotografias os transístores tem as "patas" deitadas de modo a encaixar na placa...os transístores já vem assim de fabrica ou temos de dobrar as "patas" aqueles que compramos?

Tenho uma outra dúvida: a resistência tendo em conta esta imagem (s24.postimg.org/yor9xu251/SAM_1962.jpg) e este website (www.burgoseletronica.net/resistores_potencia.html) será de 3W? Qual a consequência de colocar com Watts a mais do que está actualmente? Fico mais protegido ou posso queimar alguma coisa?

Na sua opnião, seria de 1/2W, 1W ou 3W?

Muito Obrigado
Última Edição: 02 Mar. 2015 13:03 por mobilesystem.

Placa Vitroceramica FAGOR 5IFT-22 S 02 Mar. 2015 13:25 #38

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8005
  • Agradecimentos 3177
mobilesystem escreveu:
Ok, Certo...irei proceder como já referi.

Gostaria de saber ainda uma coisa...se reparar nas fotografias os transístores tem as "patas" deitadas de modo a encaixar na placa...os transístores já vem assim de fabrica ou temos de dobrar as "patas" aqueles que compramos?

Tenho uma outra dúvida: a resistência tendo em conta esta imagem (s24.postimg.org/yor9xu251/SAM_1962.jpg) e este website (www.burgoseletronica.net/resistores_potencia.html) será de 3W? Qual a consequência de colocar com Watts a mais do que está actualmente? Fico mais protegido ou posso queimar alguma coisa?

Na sua opnião, seria de 1/2W, 1W ou 3W?

Muito Obrigado



Tem de dobrar oa pinos . Facil usando um alicate.

Essa resistência deve ser de 1/2 ou 1w. Quando for comprar leve a original e peça igual.
Pode colocar de potencia superior sem problemas.
Nâo pode colocar nunca de potência inferior.

Note que isto se aplica a resistências.



Cumprs
Os seguintes utilizadores Agradeceram: mobilesystem

Placa Vitroceramica FAGOR 5IFT-22 S 03 Mar. 2015 14:04 #39

  • mobilesystem
  • Avatar de mobilesystem
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  • pt  
  • Mensagens: 38
  • Agradecimentos 4
Olá,

Terei de encomendar as resistências à Farnell devido à sua especificidade...tendo em conta isto recomenda alguma marca em específico? Quanto ao coeficiente de temperatura que é algo que me preocupa tem alguma sugestão?

Devo escolher de Metal Film ou Metal Oxide?

Obrigado
Última Edição: 03 Mar. 2015 14:16 por mobilesystem.

Placa Vitroceramica FAGOR 5IFT-22 S 03 Mar. 2015 18:50 #40

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8005
  • Agradecimentos 3177
mobilesystem

Pelas imagens que mandou essas resistências não me parecem ter nada especial.
Parecem ser perfeitamente standard.

Não vejo razão para comprar algo especial.

Remova, vá a casa de electrónica e peça igual.

Cumprs
Última Edição: 03 Mar. 2015 18:52 por zurca1599.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema