Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Reparação de módulo temic

Reparação de módulo temic 22 Fev. 2014 21:23 #1

  • aalex
  • Avatar de aalex
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  •   
  • Mensagens: 5
Viva, andei a semana toda a procura de uma loja que reparasse um módulo temic 28888 09 A, como não encontrei nenhum em trabalhar / ganhar dinheiro tive de por mãos a massa. Mas não percebo muito disto, sou apenas um curioso.

Mas depois de alguma guerra para arranjar um forma de abrir o módulo, lá consegui. Dei uma vista de olhos e não encontrei nada que parecesse estragado. Mas refiz a solda dos pinos (ver imagem abaixo) que ligam a ficha e ficou a funcionar (mais ou menos), então refiz as soldas todas dos componentes marcados na imagem abaixo e continuou na mesma (funciona mas depois deixa de funcionar)..


Após o trabalho já realizado, deixo aqui a origem do problema: O módulo deixou de funcionar por entrar água (este é um módulo do motor dos vidros de um renault), depois tanto funcionava como deixava de funcionar, até que chegou um momemto que deixou de funcionar por um longo tempo, mas no outro dia mexi lá no botão dos vidros e abrir mas não fechou e como não podia deixar o vidro aberto lá decidi resolver o problema de vez e desmontei toda a porta para fechar o vidro (com corrente direta) e reparar o módulo.

Neste ponto já lá fui ligar o módulo e ele funciona, mas as vezes ao clicar no botão dos vidros ouço um assobio ("piiiii" ou "fiii" ou algo parecido) e depois ao fim de mexer várias vezes no botão deixa de funcionar, mas só tenho de desligar a ficha e voltar a ligar e já funciona.


O que me parece é que o problema seja do 2 ou 3 (marcados na imagem abaixo), mas desconfio mais do condensador..

Condensador: 100uf 35v 105ºC
Peça 3 (não sei o que é): NAIS ACT212 M02 12V

Imagem: postimg.org/image/cu3ujc25x/

Não sei se isto pode ajudar ou não, mas esta aqui um vídeo de reparação:


Alguém com opinião sobre de onde vira o problema do assobio, penso que resolvendo isso fica o módulo reparado.

Reparação de módulo temic 07 Mar. 2014 11:05 #2

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Tenho reparado alguns modulos do motor dos vidros dos renault, esse problema é devido a um defeito de fabrico desses modulos juntamente com a agua que vai entrando pelo vidro. O video do youtube tem uma explicação dessa reparação mas tem lá a troca de componentres que nunca os vi avariadoes e outros que já substitui e nao aparece no video. Cada caso é um caso mas não é aconselhado a pessoas não especializadas em electronica a reparar esse mos modulos até porque o segredo da reparação é o isolamento contra a nova entrada de agua no modulo e essa proteção se fores a comprar uma embalagem se for de qualidade fica quase no preço da reparação de para um modulo num tecnico especializado

Reparação de módulo temic 07 Mar. 2014 11:10 #3

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Se essa foto é a do teu modulo, destruiste a caixa e por cosegunte jnunca mais vais ter proteção contra a humidade.

Esse modulo quando bem reparado e devidamente isolado funciona sem problemas a vida do carro equanto se colocares novo ele mais cedo aou mais tarde dá avaria
Última Edição: 07 Mar. 2014 11:37 por Divercentro.

Reparação de módulo temic 07 Mar. 2014 19:43 #4

  • aalex
  • Avatar de aalex
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  •   
  • Mensagens: 5
Olá obrigado pela tentativa de ajuda, mas fiquei na mesma com a minha dúvida.

Em relação ao ter "destruído" a caixa também agradeço. Mas essa não é a minha dúvida, até porque o objetivo é isolar não só o módulo mas também o motor, pois a meu ver o segredo esta aí. Isto porque, os motores também queima e a água que aí entra pinga em cima do motor e só depois escorre para o módulo, tanto do motor como dos fios que fazem a ligação.

Isolar o módulo em si, não me parece que resolva todo o problema, até porque a ligação de baixo fica "ensopada" de água..

O problema penso que seja o relé, a dificuldade é que não encontro um igual em lado nenhum.


Obrigado

Reparação de módulo temic 07 Mar. 2014 21:38 #5

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Se tiveres um mutimetro o relé é facil de testar, já o condensador precisas de um capacimetro e se fores mais exigente tens que ter um medidor de ESR, mas duvido que seja do condensador
Quanto a caixa vais conseguir colar?
Última Edição: 07 Mar. 2014 21:44 por Divercentro.

Reparação de módulo temic 07 Mar. 2014 21:52 #6

  • aalex
  • Avatar de aalex
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  •   
  • Mensagens: 5
Um multímetro tenho, já estive a ver como testar o relé e ainda não consegui testar. até porque não sei que valores deviam dar.

O condensador, testei com o multímetro, o anterior dos testes que fiz estava bom mas como os sintomas me diziam que era daí substitui-o por um novo.

Como aquilo funcionavam, ouvindo-se um pequeno "assobio", e depois deixava de funcionar sendo necessário apenas desligar e ligar a ficha da corrente para voltar a funcionar pensei que fosse de algo que armazenasse energia que estivesse em curto ou algo parecido, daí ter substituído o condensador.

Mas não resolveu os problemas.

Sim vou, não é difícil. Como disse vou isolar o motor todo e a cablagem também, portanto o módulo quase que o poderia lá colocar assim. Mas aquilo esta em três partes e com qualquer cola super 3 consigo colar bem, pois todas as partes tem mt suporte do contacto com as outras.


Obrigado

Reparação de módulo temic 07 Mar. 2014 22:25 #7

  • aalex
  • Avatar de aalex
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  •   
  • Mensagens: 5
Encontrei agora este pdf, penso que pode ajudar, o relé é o de 8 pinos

html.alldatasheet.com/html-pdf/168715/NAIS/ACT212/196/2/ACT212.html

A ver se me recordo das minhas aulas de eletromagnetismo ;)

Reparação de módulo temic 11 Mar. 2014 09:10 #8

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Se notas um assobio, não é o relé.

Continuo com a mesma opinião. Entrega isso a um profissional de eletronica da tua zona, de preferencia que tenha conhecimento desses modulos

Reparação de módulo temic 11 Mar. 2014 18:35 #9

  • aalex
  • Avatar de aalex
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  •   
  • Mensagens: 5
Essa foi a primeira atitude que tive, nas lojas que passei nenhuma fazia a reparação.

como tal tentei eu.

entretanto também já comprei um módulo equivalente (sem a funcionalidade de fechar o vidro só com 1 click) e já instalei.

agora o objetivo era mesmo reparar por desafio pessoal.

Reparação de módulo temic 11 Mar. 2014 19:27 #10

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
No olx tens quem faça essas reparações, mas como já lhe mexeste não sei se o aceitam
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema