Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: VIDEO VHS SANYO, MODELO VHR 350 NÃO GRAVA SOM

VIDEO VHS SANYO, MODELO VHR 350 NÃO GRAVA SOM 26 Jun. 2009 09:34 #1

Tenho um video vhs SANYO, modelo VHR 350, que não grava som e reproduz o som das cassetes gravadas anteriormente com nivel de volume baixo.

Com a imagem gravada e reproduzida não há problemas.

Antes o video esteve parado dois anos depois de uma falha geral devido à fonte de alimentação.

Depois de ter substituido os condensadores electroliticos que tinham vertido o electrolito no circuito impresso e de ter reconstruido duas pistas corroidas, o video voltou a funcionar e as tensões da fonte estão muito próximo das indicadas no esquema, excepto a tensão negativa de valor : -23V que no meu video atinge apenas : -21,5 V

Não consigo perceber porque não atinge os -23 V

Poderá ser por este motivo que o video não grava o som ?

O que devo fazer para reparar esta avaria ?

Agradeço qualquer auxílio que possam prestar !

Obrigado !

Re: VIDEO VHS SANYO, MODELO VHR 350 NÃO GRAVA SOM 02 Jul. 2009 08:53 #2

  • pietrantonio
  • Avatar de pietrantonio
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 123
  • Agradecimentos 1
Primeira questão: Quando vc esta reproduzindo uma fita o som é baixo vc disse, encoste a mão na cabeça de audio(nos terminais de saida) produz um ruido alto? Se sim , então o cabeçote esta com problema. Se não, siga os fios do audio(cuidado para não confundir com os fios do CTL) e veja aonde vão. De ser um C.I. Veja qual é. Se tiver esquema é mais fácil. se não procure o DATASHEET dele. Voltemos a primeira hipótese: O som esta baixo por causa da cabeça, então a gravação também sera baixa. Na segunda hipótese se toca baixo e grava baixo : vc deverá procurar o circuito de BIAS(isso para a gravação. A reprodução é circuito separado) Serão dois defeitos. Para a gravação: deve haver uma bobina e um transitor para gerar um senoide (que é vai ser portadora de audio) que vai ser mandada para a cabeça de som. Esse circuito não tem muito mistério. É o mais fácil a ser resolvido. Grave uma fita e escute em outro aparelho para ver se gravou bem. Se gravou bem, então seu defeito só esta na reprodução. A reprodução seguira por outro caminho. OBS: Se vc tiver um osciloscópio fica mais fácil ainda. se não esqueci nada, me de noticias.
Bom divertimento.

Re: VIDEO VHS SANYO, MODELO VHR 350 NÃO GRAVA SOM 02 Jul. 2009 10:39 #3

Exm.º Sr. Pietrantonio

Obrigado pelas suas sugestões !

Vou experimentá-las no fim de semana.

Quanto à tensão de 23 V só atingir 21,5 V poderá causar algum problema relacionado com a gravação / reprodução de audio ?

Re: VIDEO VHS SANYO, MODELO VHR 350 NÃO GRAVA SOM 03 Jul. 2009 09:29 #4

  • pietrantonio
  • Avatar de pietrantonio
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 123
  • Agradecimentos 1
Essa tensão é do display.

Re: VIDEO VHS SANYO, MODELO VHR 350 NÃO GRAVA SOM 06 Jul. 2009 14:31 #5

Exm.º Sr. Pietrantónio


Este fim de semana tive oportunidade de fazer mais umas medições no meu videogravador o que trouxe novas pistas sobre o que está a acontecer.

Também fiz umas experiências seguindo as suas sugestões.

Como referiu anteriormente a tensão de -23 V não tem influência no circuito de audio, está um pouco mais baixa e talvez seja por isso que o display não tem a mesma intensidade luminosa que tinha quando era novo, mas não faz mal porque ainda se vê razoavelmente bem.

Quanto à cabeça de audio, toquei nos terminais da mesma durante o modo de reprodução e isso provocou muito ruido, o som é reproduzido com um nivel baixo mas também se calhar pode ser devido às cassetes que eu tento reproduzir já serem velhas.

O oscilador do circuito de audio ( gravação ) estava a gerar uma sinusóide com um pouco mais de 71 KHz em vez dos 70 KHz mas esta medida de frequência foi efectuada utilizando o modo de medida de um osciloscópio digital e variava um pouco, talvez fosse ruído, vou tentar obter um resultado mais preciso fazendo as contas entre as quadriculas e a base de tempo ( à moda antiga ).

Se verificar que a frequência não está correcta posso ajustá-la variando o núcleo de ferrite do transformador / bobine do oscilador ?

Mas o mais interessante que as medições revelaram foi que :

O pino 23 ( MUTE ON / OFF ) do circuito de audio IC 201 ( QLA7285M AUDIO REC / PLAYBACK PROCESSOR ) está com a tensão de 5 V durante a gravação e com 0 V durante a reprodução.

No esquema diz que neste pino se deve medir 0 V durante o processo de gravação ou reprodução.

Acho que quando este pino está a 5 V activa o circuito de mute durante a gravação, e é por isso que não grava o som !

Esse pino 23 ( MUTE ON / OFF ) de IC 201 é controlado pelo pino 97 ( A - MUTE ) de IC 301 ( LC866648V-5389 ), que é o microcontrolador do videogravador.

Como esta saída muda de estado consoante o video está em modo de gravação ou reprodução, talvez o microcontrolador esteja a fazer aquilo para que foi programado, mas activa esta saída porque está a monitorizar um sinal qualquer que não está correcto.

Não tenho qualquer ideia acerca dos sinais que o microcontrolador está sempre a monitorizar e que possam levar o microcontrolador a decidir activar o " Mute " durante o processo de gravação.

Por favor continuem a partilhar a vossa Experiência e a dar as vossas Sugestões !

Estes comentários ajudam não só a mim, mas também a todos aqueles que têm este problema no seu videogravador, mesmo que seja um modelo diferente ou outro fabricante, o funcionamento é muito semelhante em todos eles.

Tenho Esperança que com a vossa ajuda e conhecimento adequado e persistência, possa ainda voltar a ter videogravador por mais uns anos !


Obrigado !!!


P.S. - Esqueci-me de dizer que experimentei gravar uma cassete a partir da ficha SCART do videogravador utilizando um leitor de DVD como fonte de sinal e o resultado foi o mesmo :

Um nivel de audio muito reduzido durante a reprodução.

Re: VIDEO VHS SANYO, MODELO VHR 350 NÃO GRAVA SOM 08 Jul. 2009 08:28 #6

Os esquemas e circuitos integrados referidos no post anterior estão aqui em formato PDF :

- VIDEO VHR-350 AUDIO + SYSTEM CONTROL

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: VIDEO_VHR_350_AUDIO___SYSTEM_CONTROL.pdf
Tamanho do Ficheiro: 207262

Re: VIDEO VHS SANYO, MODELO VHR 350 NÃO GRAVA SOM 08 Jul. 2009 09:50 #7

  • pietrantonio
  • Avatar de pietrantonio
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 123
  • Agradecimentos 1
1 - A frequência pode ser ajustada pela bobina. Mas 70 ou 71 não deve fazer muita diferença.
2 - Não sei dizer o estado da tensão quando esta em REC ou PLAY. Mas se vária 0 ou 5V deve estar correto.
normalmente a norma de tensão para o PLAY é o 0V.
3 - Você fez aquele teste de gravar uma fita nele e reproduzir em outro vídeo?
4 - Por você ter feito o teste do dedo e gerar um ruído muito alto, significa que o circuito reprodutor esta bom, então o defeito estaria da cabeça de audio.
O microprocessador esta fazendo o correto. Nivel alto/baixo para reprodução/gravação.
5 - Passe a unha pela cabeça de audio e verifique se tem uma saliencia nela, um degrau ( não sei me fiz entender) Compare com a cabeça do CTL (É a de baixo no mesmo corpo). Se houver então tire a cabeça fora (não solte os parafusos de ajuste). Com uma lixa 1000 ou 2000 (lixa de agua) de uma polida nela (como se fosse polir um sapato) Em alguns casos da para retirar a saliencia ou melhorar.
O esquema vou baixar e tentar entender melhor o circuíto.
Abraços.

Re: VIDEO VHS SANYO, MODELO VHR 350 NÃO GRAVA SOM 08 Jul. 2009 12:33 #8

Obrigado pelas informações e rápida resposta ! :)


Pietrantonio disse :

2 - Não sei dizer o estado da tensão quando esta em REC ou PLAY. Mas se vária 0 V ou 5 V deve estar correto.Normalmente a norma de tensão para o PLAY é o 0 V.

Re: Segundo o esquema ( que enviei no ultimo post ) a tensão no pino 23 de IC 201 ( QLA7285M Audio REC / PLAY Processor ) deve ser 0 V tanto no modo PLAY como no modo REC.
Acho que este pino 23 ( Mute ON / OFF ) liga e desliga o som.


Pietrantonio disse :

3 - Você fez aquele teste de gravar uma fita nele e reproduzir em outro vídeo ?

Re: Não pude fazer porque só tenho um videogravador, que é o meu video avariado que o senhor me está tentando ajudar a reparar neste forum.


Pietrantonio disse :

4 - Por você ter feito o teste do dedo e gerar um ruído muito alto, significa que o circuito reprodutor esta bom, então o defeito estaria da cabeça de audio.

Re: A cabeça de audio consegue reproduzir o som das cassetes que eu tenho gravadas, embora com um nivel de volume um pouco baixo. Se eu fizer uma gravação nova e depois for reproduzir tenho que aumentar o volume de som da televisão quase até ao máximo para conseguir ouvir alguma coisa.

Se a cabeça de audio tiver algum problema não devia afectar tanto o modo de leitura como o de gravação ?
Acho que ha algum problema com o nivel de som que o video está a gravar.


Pietrantonio disse :

5 - Passe a unha pela cabeça de audio e verifique se tem uma saliencia nela, um degrau ( não sei me fiz entender) Compare com a cabeça do CTL ( É a de baixo no mesmo corpo ).

Re: Não tem degrau.


Por favor, se descobrir ou se lembrar de mais alguma coisa poste que eu experimentarei !!!

Re: VIDEO VHS SANYO, MODELO VHR 350 NÃO GRAVA SOM 08 Jul. 2009 23:06 #9

  • pietrantonio
  • Avatar de pietrantonio
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 123
  • Agradecimentos 1
A reprodução exige menos da cabeça.
Quando esta gravando o estagio de Bias exige mais da cabeça, então se ela não estiver boa, a gravação sera ruim.
Se a cabeça não tem nenhuma saliencia ( o degrau) De qualquer forma tire ela e de um polimento.Pior não vai ficar.
Vou ver o esquema e depois de escrevo.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema