Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: Placa Vestel 17IPS62

Placa Vestel 17IPS62 23 Dez. 2020 21:48 #1

Boas pessoal,
Como podem ver através da minha apresentação, sou novo aqui no fórum.
Porém sou um curioso "assíduo" de electrónica. Infelizmente não fiz especialização nesta área, mas mesmo assim o pouco conhecimento que tenho já me levou a arranjar avarias coisas em salamandras a pellets, esquentador, termo acumulador, box tv ...
contudo agora o meu pouco conhecimento não me consegue ajudar.
Tenho uma tv led que só liga quando quer, e se ligar, depois desligar quando quer.
placa.jpg


Estive a analisar a placa da fonte de alimentação e penso que achei a falha.
A peça que está marcada com um retangulo vermelho "está aberta", ou seja a passar corrente. Suponho que não deveria ser assim??!!
Se substituir esta peça, poderei resolver o problema,... no entanto só conheço isto como "transformador", na especificidade que peça é esta?

obrigado pela ajuda

Placa Vestel 17IPS62 26 Dez. 2020 15:13 #2

  • WebLogs
  • Avatar de WebLogs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 214
  • Agradecimentos 13
… é um transformador com núcleo de carvão.
O saber não ocupa espaço,temos é que nos instruir.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: jcontente

Placa Vestel 17IPS62 26 Dez. 2020 21:43 #3

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Tem mesmo de conduzir entre os pinos 1 e 16, 2 e 15 etc etc.

Aqui tem o esquema para o ajudar.

Esquema Fonte 17IPS62-R4

É pouco provável que o transformador da fonte comutada produza esse tipo de problema.

O termo "está aberto" significa que não passa, está interrompido, que não existe ligação e é exatamente o contrário do que referiu "a passar corrente". Um problema neste transformador seria constante em 99% dos casos.

Este tipo de fontes ( Funcionamento fontes comutadas/chaveadas (Switching Power Supply)), têm um oscilador de alta frequência no primário que, ao oscilar, induz no secundário do transformador que referiu tensão com determinados níveis e frequências.

Reparar este tipo de circuitos exige algum conhecimento de eletrónica e é muito fácil danificar irremediavelmente o circuito. Por isso, é melhor contactar um técnico de sua confiança ou substituir a fonte por completo.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: jcontente

Placa Vestel 17IPS62 26 Dez. 2020 23:47 #4

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Com 95% de certezas essa avaria não deve ser sequer da fonte de alimentação. Essa fonte parece-me se a primeira versão, se se confirmar nem sequer tem standby, está constantemente em on desde que alimentada. Realize medições das 2 saidas 12 e 24 volts e informe.

Já agora outra informação util. Atenção aos esquemas vestel, parece-me que a maior parte deles são versões não finalizadas. O valor de muitos componentes nada têm a ver com o que está na placa. Por exemplo um dos varios erros neste esquema que o Rui linkou, R57, R58, R98 (3 resistencias em serie) no esquema tem 10R na placa tem 3 X 39K, se for colocado o valor do esquema vai fazer fogo chinês. Por conseguinte é necessario muita cautela com esquemas vestel
Última Edição: 27 Dez. 2020 00:21 por Divercentro.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: jcontente

Placa Vestel 17IPS62 28 Dez. 2020 13:46 #5

Obrigado desde já a todos pela vossa ajuda.
Já vi que realmente isto não dá para um curioso.

Mas não querendo abusar, uma duvida que penso que seja básica:

Como referi, de vez em quando a televisão liga e mantêm-se ligada por tempo variável.
Ou seja, a fonte de alimentação, ou trabalha ou não trabalha :S, é assim ?
Se ela trabalha às vezes,... provavelmente não terá nenhum problema, ou uma coisa não tem nada a ver com outra?

Obrigado

Placa Vestel 17IPS62 28 Dez. 2020 14:07 #6

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Se ler bem o que lhe pedi, foi para informar o valor das 2 tensões que a fonte tem, quando a tv trabalha e quando a tv falha. Tem equipamentos e conhecimento para isso?. Com esses valores ainda poderá ser ajudado, caso contrario não mexa em nada e entregue a um tecnico de sua confiança. Tipos de pergunta dessa maneira, poderá funcionar é com a Maia, em electronica utiliza-se o trabalho, os conhecimentos e a logica para chegar a conclusões.
Última Edição: 28 Dez. 2020 14:20 por Divercentro.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: jcontente

Placa Vestel 17IPS62 28 Dez. 2020 14:42 #7

Certo obrigado.
Como referi sou um curioso da área e estou num tópico "não sou técnico".
Sim tenho um multímetro
Não, não medi as saídas de 12v. pois sinceramente não a encontro.
Na entrada tenho os 230v, naquela ficha à esquerda na foto que está desligada apresenta 48v

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema