Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: Placa Vestel 17IPS62

Placa Vestel 17IPS62 23 Dez. 2020 21:48 #1

Boas pessoal,
Como podem ver através da minha apresentação, sou novo aqui no fórum.
Porém sou um curioso "assíduo" de electrónica. Infelizmente não fiz especialização nesta área, mas mesmo assim o pouco conhecimento que tenho já me levou a arranjar avarias coisas em salamandras a pellets, esquentador, termo acumulador, box tv ...
contudo agora o meu pouco conhecimento não me consegue ajudar.
Tenho uma tv led que só liga quando quer, e se ligar, depois desligar quando quer.
placa.jpg


Estive a analisar a placa da fonte de alimentação e penso que achei a falha.
A peça que está marcada com um retangulo vermelho "está aberta", ou seja a passar corrente. Suponho que não deveria ser assim??!!
Se substituir esta peça, poderei resolver o problema,... no entanto só conheço isto como "transformador", na especificidade que peça é esta?

obrigado pela ajuda

Placa Vestel 17IPS62 26 Dez. 2020 15:13 #2

  • WebLogs
  • Avatar de WebLogs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 214
  • Agradecimentos 13
… é um transformador com núcleo de carvão.
O saber não ocupa espaço,temos é que nos instruir.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: jcontente

Placa Vestel 17IPS62 26 Dez. 2020 21:43 #3

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Tem mesmo de conduzir entre os pinos 1 e 16, 2 e 15 etc etc.

Aqui tem o esquema para o ajudar.

Esquema Fonte 17IPS62-R4

É pouco provável que o transformador da fonte comutada produza esse tipo de problema.