Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: Luz estroboscópica

Luz estroboscópica 19 maio 2020 16:22 #1

  • ecamilo
  • Avatar de ecamilo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 3 anos
  • pt  
  • Mensagens: 2
Estimados senhores:
boa tarde.
Antes de mais apresento-me: chamo-me Eduardo Camilo sou professor universitário de Ciências da Comunicação e não percebo nada de electrónica. A minha área é fotografia e estou desenvolver um projecto de fotografia estroboscópica.
A fotografia estroboscópica é caracterizada por uma exposição longa (por exemplo de 1 segundo em diante), conjugada com uma frequência de incidências luminosas (medida, se não estou em erro, em Hertz). Ora bem, este tipo de fotografia remonta às investigações de Harold Eugem Edgerton (en.wikipedia.org/wiki/Harold_Eugene_Edgerton).
Actualmente esse tipo de trabalhos fazem-se através de flash estroboscópico. Contudo, a frequência de luz facilmente danifica o equipamento.
Para desenvolver o meu projecto recorri à luz estroboscópica das discotecas. A primeira luz que comprei só tinha 14 watts de potência; a segunda luz, que importei da Alemanha, já consegue 1000 watts com resultados mais interessantes.
CONTUDO
Não estou totalmente satisfeito porque:
a) Ainda necessito de mais potencia: 1500 watts ou mais
b) a lampada (que não é Led) proveniente da Alemanha encontra-se encastrada num caixilho que direcciona demasiado essa luz.
c) o comando da frequência não é totalmente rigoroso.
Contudo, se tiverem paciencia de ir á minha FB encontraram alguns outputs interessantes que alcancei com essa luz :) .

www.facebook.com/marcos.Kamilo.66

O que necessito, aqui, do Blog?
Do contato de alguém que, comigo, consiga fazer duas luzes estroboscópicas de 1500 watts envolvidas num caixilho suficientemente amplo e cuja frequência de Hertz seja exactamente igual para poderem trabalhar síncronas.

Peço desculpa por alguma imprecisão técnica provinda de quem realmente não sabe de electrónica.
Cordialmente,
Eduardo Camilo

Luz estroboscópica 19 maio 2020 18:01 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Bem-vindo ao fórum,

Em vez de watts de potência que remonta às lâmpadas incandescentes, tem uma ideia de quantos lumens precisa? Há aqui técnicos de muitas regiões, em que região está?... ainda não fui ao FB possivelmente está lá. Normalmente esse tipo de fotografia grava movimentos numa única imagem. O problema está no tempo que a luz demora a desligar e não tanto na intensidade luminosa, o sincronismo entre os vários "disparos" é fácil de fazer mas as lâmpadas argon ou xenon e o circuito de disparo têm de ser de qualidade para desligarem num espaço de tempo MUITO curto. A diferença pode, por exemplo, fazer com que o máximo de disparos vá de 5 por segundo(5Hz) a 20(20Hz).
Última Edição: 19 maio 2020 18:02 por Rui.

Luz estroboscópica 19 maio 2020 18:27 #3

  • ecamilo
  • Avatar de ecamilo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 3 anos
  • pt  
  • Mensagens: 2
Boa tarde Sr Rui.
Eu resido no Montijo, mas o meu atelier e no Barreiro. Não, não tenho ideia de quantos lumens necessito. No tal equipamento que comprei figura o valor em watts. A lâmpada é uma lâmpada fininha. É do mesmo estilo do Stairville power strobe 1500 d. A diferença é que o meu é 1000.
www.thomann.de/pt/stairville_strobe_1500_dmx_power_strobe.htm
A quela curvatura do casquilho conduz a um direccionamento excessivo da lux.
E sim: o objectivo é que a lâmpada ligue/desligue num tempo muito curto, começando com um disparo por segundo, a 5 por segundo e assim sucessivamente por segundo. :)
Cordialmente,
Eduardo Camilo

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema