Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Purificador de ar Airfree P80

Purificador de ar Airfree P80 09 Jan. 2017 16:25 #1

  • anapi
  • Avatar de anapi
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 7 anos
  • pt  
  • Mensagens: 10
Boa tarde
Desde já obrigada a quem está a ler este tópico.

Tenho o meu Purificador de ar sem funcionar. Ele funciona com o aquecimento a 200°C De uma peça cerâmica.

A energia entra na placa pcb, tem um fusível bom, e depois não sei como verificar o que está avariado. Sei que a cerâmica não recebe energia.

Tenho um multímetro mas não sei o que medir, nem como :p.
Fotografei a placa.
Última Edição: 09 Jan. 2017 16:27 por anapi. Motivo: Adicionei fotos

Purificador de ar Airfree P80 09 Jan. 2017 17:24 #2

  • jesus luz
  • Avatar de jesus luz
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos
  • pt  
  • Mensagens: 24
  • Agradecimentos 20
BOA TARDE AMIGO ,EM RELAÇAO AO PURIFICADOR VEJA COM O MULTIMETRO EM CONTINUIDADE,SE O FUSIVEL TERMICO ESTA ABERTO ,QUERO DIZER SE NAO DA CONTINUIDADE,CASO NAO DE, TROQUE O FUSIVEL ATENÇAO AOS GRAUS DE TEMPERATURA INSCRITOS NO MESMO PODE VER EM CONTINUIDADE OU EM RESISTENCIA,NA ESCALA PEQUENA,ATENÇAO PARA FAZER ESTA MEDIÇAO NAO PRECISA LIGAR O APARELHO,BOA SORTE.O QUE ESTOU A CHAMAR DE FUSIVEL E A FOTO 155026 UM ABRAÇO
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Rui, anapi

Purificador de ar Airfree P80 09 Jan. 2017 17:28 #3

  • jesus luz
  • Avatar de jesus luz
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos
  • pt  
  • Mensagens: 24
  • Agradecimentos 20
OUTRA SITUAÇAO PODERA SER O TRIAC,FOTO 154353,BOA SORTE
Os seguintes utilizadores Agradeceram: anapi

Purificador de ar Airfree P80 10 Jan. 2017 09:30 #4

  • anapi
  • Avatar de anapi
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 7 anos
  • pt  
  • Mensagens: 10
Bom dia Jesus Luz, desde já obrigada pela ajuda.
Eu sou mesmo pouco conhecedora destes testes.

Na primeira sugestão que me deu, medi o fusível térmico (sem o des-soldar da placa e com o aparelho desligado da corrente) com o multímetro em 200 Ω. O resultado foi uns valores pequenos. Portanto acho que o circuito está fechado, certo? O que quer dizer que este fusível está bom, certo?

Na segunda sugestão que me deu, medi o triac (sem o des-soldar da placa e com o aparelho desligado da corrente) com o multímetro em 200Ω e a ponta vermelha no MT1 e a ponta preta no MT2, e não mediu nada. Fiz a medição de forma correcta? Se sim, então está estragado, certo?
Última Edição: 10 Jan. 2017 09:34 por anapi. Motivo: Correção

Purificador de ar Airfree P80 10 Jan. 2017 15:29 #5

  • jesus luz
  • Avatar de jesus luz
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos
  • pt  
  • Mensagens: 24
  • Agradecimentos 20
AMIGO MAIS UMA VEZ BOA TARDE ,QUANTO AO FUSIVEL TERMICO ,ESTA CORRECTO ,MAS QUANTO AO TRIAC TERIA DE SER RETIRADO DA PLACA ,E ENTAO EFECTUAR MEDIDAS ,POIS ASSIM LHE DARA VALORES ERRADOS,MAS SENDO ASSIM MEÇA AS RESISTENCIAS QUE SAO DE BAIXO VALOR OMICO SEGUINDO O CODIGO DE CORES PARA RESISTENCIAS. COMO TEM POUCA EXPERIENCIA EM ELECTRONICA E O VALOR DESTES COMPONENTES NAO SAO ELEVADOS ,DEPOIS DE MEDIR AS RESISTENCIAS E ESTIVEREM BOAS ,COMPRE O TRIAC,E O IC 53A3P .MAS ATENÇAO QUE TERA QUE RETIRAR DA PLACA ESTES COMPONENTES SEM ESTRAGAR AS PISTAS DE COBRE,UTILIZE UM CHUPADOR DE SOLDA,OU MALHA PARA DESSOLDAR .BOA SORTE UM ABRAÇO
Os seguintes utilizadores Agradeceram: anapi

Purificador de ar Airfree P80 13 Jan. 2017 12:42 #6

  • anapi
  • Avatar de anapi
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 7 anos
  • pt  
  • Mensagens: 10
Bom dia Jesus Luz

Comprei um novo triac.
O triac original era bt134 600E e na loja só tinham um bt134 600 (sem letra). Comprei-o e ao chegar a casa tirei o original e medi os dois.
Embora tenha obtido valores omicos nas mesmas circunstâncias, foram valores diferentes. Se medisse entre MT1 e MT2 não tinha medição nenhuma em qualquer dos triacs. Se medisse entre MT1 e G obtinha valores nos dois triacs mas diferentes para cada um deles. Para o triac original (BT134 600E) obtinha 727ohm se fosse no triac novo obtinha 397ohm.
Fiquei na dúvida se o triac original estaria ou não bom, uma vez que tinha um comportamento idêntico ao comprado, assim como me pareceu que o comprado era diferente do original.
Ainda assim arrisquei e soldei o novo na placa.

Agora os dois fios que ligam à peça cerâmica, que é suposto aquecer, já têm corrente mas esta não aquece. Antes também não aquecia mas estes dois fios não tinham corrente.
Outra coisa que notei é que o fusível não tem corrente (medido com buscapolos) e antes tinha.

O que lhe parece?

Purificador de ar Airfree P80 13 Jan. 2017 13:25 #7

  • anapi
  • Avatar de anapi
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 7 anos
  • pt  
  • Mensagens: 10
Não sei porquê mas não consegui editar o que escrevi há pouco.
Tenho uma correcção a fazer... Aquilo do fusivel nao ter corrente, basta ligar a ficha à tomada na posicao inversa e o fusivel ja passa a ter corrente e os tais fios que ligam à cerâmica deixam de ter corrente.
Portanto o comportamento é o mesmo, com o triac antigo ou novo.
anapi escreveu:
Bom dia Jesus Luz

Comprei um novo triac.
O triac original era bt134 600E e na loja só tinham um bt134 600 (sem letra). Comprei-o e ao chegar a casa tirei o original e medi os dois.
Embora tenha obtido valores omicos nas mesmas circunstâncias, foram valores diferentes. Se medisse entre MT1 e MT2 não tinha medição nenhuma em qualquer dos triacs. Se medisse entre MT1 e G obtinha valores nos dois triacs mas diferentes para cada um deles. Para o triac original (BT134 600E) obtinha 727ohm se fosse no triac novo obtinha 397ohm.
Fiquei na dúvida se o triac original estaria ou não bom, uma vez que tinha um comportamento idêntico ao comprado, assim como me pareceu que o comprado era diferente do original.
Ainda assim arrisquei e soldei o novo na placa.

Agora os dois fios que ligam à peça cerâmica, que é suposto aquecer, já têm corrente mas esta não aquece. Antes também não aquecia mas estes dois fios não tinham corrente.
Outra coisa que notei é que o fusível não tem corrente (medido com buscapolos) e antes tinha.

O que lhe parece?

Purificador de ar Airfree P80 13 Jan. 2017 13:32 #8

  • anapi
  • Avatar de anapi
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 7 anos
  • pt  
  • Mensagens: 10
Também comprei as duas Resistencias mas ainda não as troquei.

Uma das Resistencias deveria ser 2,7ohm(vermelho, roxo, dourado, dourado) e mede 3,4ohm. O mais estranho é que a nova que comprei com as mesmas cores, mede 3,2ohm. ¿¡?!
A outra resistência deveria ser de 47ohm e mede entre 47,4ohm e 48,2ohm portanto parece precisar de substituição. Fui medir a nova que comprei com as mesmas cores e mede 46,6ohm. Ora com os 5% de tolerância não devia ser tão baixo... Mas é nova!!
Será que o meu multímetro não é bom?

Purificador de ar Airfree P80 13 Jan. 2017 16:15 #9

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Para além da tolerância da resistência, existe a tolerância do multímetro.
Com valores tão baixos é normal essa variação. Neste circuito, as diferenças de valor que efetou não são problemáticas.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: anapi

Purificador de ar Airfree P80 13 Jan. 2017 16:18 #10

  • anapi
  • Avatar de anapi
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 7 anos
  • pt  
  • Mensagens: 10
Então não devo substituir nenhuma das resistências?
Devo então substituir o 53A3P?
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema