Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: TV CRT BEKO Chassis 20.2

TV CRT BEKO Chassis 20.2 07 Set. 2010 00:44 #1

  • rubenmb
  • Avatar de rubenmb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Olá a todos.
Tenho uma TV CRT BEKO 16:9 de ecrã plano com 32'', Chassis 20.2. E desde sempre reparei que tem, a meu ver, um enorme defeito que consiste no aumento de tamanho da imagem quando esta reproduz cenas brilhantes e a diminuição quando em cenas escuras. Explicando, o que acontece na práctica é que a imagem nao ocupa a totalidade do ecrã quando é escura e fica um pouco cortada quando é brilhante (branca por ex.).
A verdade é que recentemente aprendi a aceder ao service menu desta TV, e gostaria de saber se é possivel eliminar ou, pelo menos, apaziguar este fenómeno através das configurações de goemetria ou etc etc... :)
Obrigado desde já!

Re:TV CRT BEKO Chassis 20.2 07 Set. 2010 03:07 #2

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá coléga rubenmb ,meus cumprimentos .

Se o amigo não tiver experiência com eletrônica eu recomendo que não mexa neste menu,pois,poderá provocar sérios problemas, se por acaso alterar algum dado por acidente,sei lá,mesmo porque este defeito, pode ter relação direta com o circuito de controle e estabilização da fonte de alimentação.
Quando você tem uma imagem branca,praticamente temos um aumento de consumo e quando a imagem é escura ou o écrãn apagado ,temos um baixo consumo.
É tarefa do circuito de controle e estabilização da fonte manter o fator de consumo sempre estável,por isso é que acho que o problema não é uma questão de software.
Melhor analisar o circuito primeiro ,para depois, sim,se nescessário fôr mexer no menu de serviço.
Valeu,qualquer coisa posta aqui no fórum.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Fui !!!! B) B)

Re:TV CRT BEKO Chassis 20.2 07 Set. 2010 21:37 #3

  • rubenmb
  • Avatar de rubenmb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Obrigado Vosdor pela resposta!
Sim, não sou o mais experiente em electrónica de modo geral, entendo um pouco de hardware de computador, mas sou mais entendido em software.
Relativamente à questão do problema exposto. É o seguinte, o software da TV (SBC.256-04) tem um bug o qual causa o aparecimento aleatório do menu de serviço. Numa dessas alturas em que o menu apareceu, nao sei bem porquê, restaurou a geometria para as definições de fábrica, ou seja, fui obrigado a descobrir como activá-lo para manualmente ajustar o ecrã.
De qualquer forma compreendo que o defeito da variação do tamanho da imagem face a imagens brilhantes/escuras seja causada por essa estabilização da fonte. Será então que a substituição por um técnico resolverá esse problema? Será caro? Ou será mais razoável aturar este defeito visto que a sua reparação poderá ou não ser inviável face ao seu custo?
Mais uma vez obrigado pela atenção.

Re:TV CRT BEKO Chassis 20.2 08 Set. 2010 05:43 #4

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá coléga rubenmb ,meus cumprimentos .

Prezado coléga,lendo sua mensagem,me veio o raciocínio de que não se trata de bug no software, causando o aparecimento aleatório do menu de modo sérvice,talves,a causa mais provável esteja em falhas do circuito de RESET do microprocessador.
Como a função de RESET é a primeira tarefa que o microprocessador realiza,e justamente ,quando ligamos o aparelho à rede elétrica,pode ser que a fonte de alimentação tendo algum problema de controle ou de estabilização,venha a ocasionar estes sintomas todos mencionados.
Como Técnico em Eletrônica aconselho-o, que procure mão-de-obra especializada e qualificada,mande fazer um orçamento e depois decida oquê achar mais conveniente para você.
Aturar o defeito perssistindo no seu uso diário é jogar com a sorte,pois ,como você mesmo disse,aleatóriamente surjiu o menu de serviço e sem mais, nem menos, restaurou a geometria para as definições de fábrica.
Dependendo doquê se altere, e já era o funcionamento geral do aparelho,entende agora ?
Quase todos os aparelhos, hoje em dia, usa essa tecnologia de microcontroladores e memórias auxiliares (memória Eeprom ou I2C) que teoricamente não são voláteis,mas na prática coléga,não é bem oque acontece,dá todo o tipo de pau que você possa imaginar,acaba virando uma dor de cabeça para muitos técnicos,até mesmo para os mais experientes.
Bem,é isso aí amigo, siga o meu conselho,mande o aparelho à uma Autorizada é mais seguro,se ficar muito caro ,aí o negócio é por tudo na ponta do lápis e concluir a melhor decisão,ok !!
Valeu,desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Qualquer coisa posta aqui no fórum,estou sempre de olho !!!
Bom trabalho para você.
Fui !!! B) B)

Re:TV CRT BEKO Chassis 20.2 08 Set. 2010 18:13 #5

  • rubenmb
  • Avatar de rubenmb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Amigo Vosdor, mais uma vez muito obrigado pela resposta!

O problema do aparecimento do menu de serviço é conhecido da empresa e já lançaram um update. Segue em anexo o documento descritivo onde tirei essa conclusão.

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: TCM16_20.doc
Tamanho do Ficheiro: 28160


Nesse menu de serviço realmente tem uma opção que se refere a essa memória I2C.
De qualquer forma concordo que o melhor mesmo seria levar a TV a um técnico. A dúvida era mesmo se corria o risco de ficar sem TV mais dia menos dia, ou se seria um defeito com o qual poderia viver se não me importasse.
Abraço e muito obrigado!

Re:TV CRT BEKO Chassis 20.2 08 Set. 2010 18:58 #6

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá coléga rubenmb ,meus cumprimentos .

Olá meu caro,recebi seu PDF e olhei,vi que se trata de um defeito relacionado com a temporização dos códigos PCM ( Modulação por Codificação de Pulsos ) emitidos pelo C.R. ( Controle Remoto ).
Observei também,que para corrigir o problema, eles acrescentaram um C.I. (Circuito integrado) dedicado à recepção dos códigos PCMs.
Podemos interpretar o defeito como sendo um fator de sensibilidade do receptor de I.R.(Infra-vermelho) aguçado.
O controle remoto quando aperta-se qualquer tecla emite rajadas de luz infra-vermelha que é invisível ao olhar humano,é por está razão que todo receptor de C.R. é da cor escura,justamente para absorver a luz emitidada.
Bem,como você notou, tenho toda razão no que mencionei,acho que lhe aconselhei com todo o meu profissionalismo.
Com quase toda a certeza,acredito que o C.I. recomendado para se corrigir o problema,só se encontre em postos autorizados,sendo encarado como mosca branca no mercado comum,que significa raridade,difícil de se encontrar .
De qualquer forma ,amigo,agradeço-lhe por mandar-me o PDF informativo.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom .
E que Deus nos abençôe !!!
Fui !!! B) B)

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema