Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Sony KV-29C5E - Muda de canais sozinha.

Sony KV-29C5E - Muda de canais sozinha. 25 Ago. 2009 08:18 #1

  • clipept
  • Avatar de clipept
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 25
Boas, tenho uma Tv Sony modelo KV-29C5E, que começou a mudar de canais, sem que alguem fizesse alguma coisa. Muda de canais descontroladamente e consecutivamente e só pára quando desligo, voltando a ligar passado pouco tempo volta ao mesmo. Dá a sensação que está a receber informação para tal, porque quando isto acontece o led pisca como se tivesse a receber ordem do comando.
Alguem me dá uma ajuda?

Obrigado.

Re: Sony KV-29C5E - Muda de canais sozinha. 25 Ago. 2009 14:15 #2

  • Joãombs
  • Avatar de Joãombs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • Técnico de Electrónica e Micro-Electrónica
  •   
  • Mensagens: 622
  • Agradecimentos 13
Caro amigo isso pode ser uma tecla que está colada na placa do telecomando, experimente desmontar o comando e ver se existe alguma tecla presa, limpe bem as pistas onde as teclas ligam, pois uma sujidade ou acumulação de pó pode fazer com que exista a possíbilidade de haver um contacto com as pistas e estar a dar informação ao tv.
Por outro lado quando voltar a acontecer tire uma pilha ao telecomando, e veja se fica igual.
Se ficar igual é algo no receptor de infra-vermelhos que está a provocar isso o que eu lhe digo que pode ser uma ruptura do receptor e ter que trocar por outro.
Assim que tenha alguma resposta diga.

Comprimentos.
João Soares
Reparação de TV e Outros Bens de Consumo Similares

Re: Sony KV-29C5E - Muda de canais sozinha. 25 Ago. 2009 21:14 #3

  • clipept
  • Avatar de clipept
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 25
Obrigado pela ajuda.
Já tentei sem as pilhas no comando, só usando as teclas do televisor, e acontece a mesma coisa. As funções que alteram sozinhas e são aleatórias, tanto sobe e desce em sequência os canais, como corta o som, isto com o led a piscar como se estivesse a receber informação da célula de Infravermelhos.
Entretanto já abri a TV e desliguei uma ficha que liga a placa frontal á principal, agora para já está a fixa, só que só estou a ver tv atraves de um receptor Sat ligado á ficha scart, porque estou sem poder comandar nenhuma função da TV.
Com isto penso que despistei qualquer anomalia no processador central, e pelo que vi na placa só pode ser avaria no receptor de infra vermelhos. O que acham?

Cumprimentos.

Re: Sony KV-29C5E - Muda de canais sozinha. 27 Ago. 2009 12:15 #4

  • clipept
  • Avatar de clipept
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 25
Boas, já consegui resolver parcialmente o problema. Afinal o sensor de infravermelhos não estava avariado. Depois de o ter dessoldado da placa, voltei a ligar a placa e voltou a anomalia.
Soldei novamente o sensor e desta vez desliguei do conector o fio que leva a informação de teclas do próprio televisor e desta vez resultou, a tv fuciona bem com o comando fiquei só com as teclas do televisor desactivadas. Concluindo, o problema estava no circuito de comando manual da TV, deve ser o Zener MTZJ-9.1 que precisa de ser substituido. Fiquei agora foi com uma dúvida, se o zener regula a tensão a 9,1V para que é que serve se ali a tensão é 5V?
Obrigado.

Re: Sony KV-29C5E - Muda de canais sozinha. 27 Ago. 2009 14:04 #5

  • Joãombs
  • Avatar de Joãombs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • Técnico de Electrónica e Micro-Electrónica
  •   
  • Mensagens: 622
  • Agradecimentos 13
Esse díodo está lá com essa tensão para poder suportar as sussecivas mudanças de tensão que se podem gerar ao precionar por exemplo 2 botões em simultâneo na placa frontal do tv pois isso iria provocar uma tensão de 10 volts, pois um botão com 5 volts + outro com 5 volts dava 10 volts no final da sequência, esse zener fica como protector dos circuitos que vão receber essas tensões pois poderiam fazer disturbios no circuito de processador e micro controlador e como 9,1 é a tensão que ele suporta só valores inferiores a esses irão passar para a placa do tv logo se dividir 9,1 por 2 vai ver que o valor é muito inferior a 5 volts.

Ainda bem que conseguiu resolver a avaria.

Comprimentos.
João Soares
Reparação de TV e Outros Bens de Consumo Similares

Re: Sony KV-29C5E - Muda de canais sozinha. 27 Ago. 2009 15:39 #6

  • Raimber
  • Avatar de Raimber
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 571
  • Agradecimentos 3
Boa tarde.
Caro amigo essa avaria é comum nos televisores Sony, é o switch duplo do P+ e P- que fica com condução interna e dá o problema que o seu televisor apresenta.
Cumprimentos.

Re: Sony KV-29C5E - Muda de canais sozinha. 27 Ago. 2009 15:43 #7

  • clipept
  • Avatar de clipept
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 25
Muito obrigado pela Ajuda.

Re: Sony KV-29C5E - Muda de canais sozinha. 02 Set. 2009 15:57 #8

Joãombs escreveu:
Esse díodo está lá com essa tensão para poder suportar as sussecivas mudanças de tensão que se podem gerar ao precionar por exemplo 2 botões em simultâneo na placa frontal do tv pois isso iria provocar uma tensão de 10 volts, pois um botão com 5 volts + outro com 5 volts dava 10 volts no final da sequência, esse zener fica como protector dos circuitos que vão receber essas tensões pois poderiam fazer disturbios no circuito de processador e micro controlador e como 9,1 é a tensão que ele suporta só valores inferiores a esses irão passar para a placa do tv logo se dividir 9,1 por 2 vai ver que o valor é muito inferior a 5 volts.

Ainda bem que conseguiu resolver a avaria.

Comprimentos.

Obrigado por essa explicaçãoB)
Cumprimentos Filipe Teixeira

Re: Sony KV-29C5E - Muda de canais sozinha. 02 Set. 2009 19:48 #9

  • jose luis calcada
  • Avatar de jose luis calcada
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • TÉCNICO DE ELECTRÓNICA
  • pt  
  • Mensagens: 1557
  • Agradecimentos 12
Boa noite.

Agora quem ficou baralhado fui eu.

O Celso colocou a questão do diodo Zener de 9V1 para proteger uma fonte de 5V.

Este diodo protege os circuitos associados (normalmente CMOS) de um eventual pico de tensão que ultrapasse os 9V.

A resposta do João Soares "… pois um botão com 5 volts + outro com 5 volts dava 10 volts no final da sequência”.

Como é que um circuito que é alimentado a 5V, premindo 1 botão =5V, 2 botões =10V, 3 botões=15V,……e assim sucessivamente?

É por esta razão que aconselho sempre a baixar o diagrama e fazer a pesquisa com dados concretos.

Cumprimentos
Jose Luis

Re: Sony KV-29C5E - Muda de canais sozinha. 02 Set. 2009 21:10 #10

De facto deves ter razão, agora pensando melhor também fiquei baralhado...
Cumprimentos Filipe Teixeira
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema