Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: diodo STV-4H

diodo STV-4H 25 maio 2009 23:22 #1

boa noite companheiros meu ramo é manutenção automotiva ;mas sou apaixonado pela eletrônica e como robista faço a manutenção de meus equipamentos de som todos anos 70 e 80 (receivers;decks ;toca discos)
estou terminando a manutenção de um receiver Pionner QX 949 que possuo a mais de 7 anos tive um problema nas caixas acústicas que uso e com consequência a queima de dois canais do mesmo consegui todos os componentes de reposição menos os diodos compensadores de temperatura (não sei se esse termo esta correto me desculpem) são diodos especiais STV-4H (no esquema do Pionner esse diodo é representado por quatro diodos ligados em série); comversando com um amigo também robista fui informado que poderia substituir esse diodo por diodos de sinal 1n4148 porém não soube dizer se teria que ligar quatro 1n4148 em série e se realmente esse procedimento funciona
Se algum amigo me esclarecer se esse procedimento funciona ou souber de alguma loja que forneça esse componente fico muito grato pois já fiz inumeras solicitações em lojas pela internet e ninguém tem esse diodo disponivel
Muito obrigado a todos aqui tem o data sheet do diodo

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: datasheet_2_.pdf
Tamanho do Ficheiro: 82623

o diodo em questão é o da imagem 689
Última Edição: 25 maio 2009 23:24 por williamcortes. Motivo: imagem diodo

Re: diodo STV-4H 28 maio 2009 14:14 #2

  • Joãombs
  • Avatar de Joãombs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • Técnico de Electrónica e Micro-Electrónica
  •   
  • Mensagens: 622
  • Agradecimentos 13
Caro amigo aquilo que eu apurei foi que ese tipo de componente já não é comercializado, mas em compatibilidade com o díodo 1N4148 estive a ver as equivalências que existem e pode sempre optar por um díodo 1N4446 ou 1N4449 deve ter em conta que estes díodos não podem receber em directo ou seja ao passar tensão em sentido directo superior a 2,10 volts e uma corrente não superior a 7 mA sendo que o fabricante diz que ele pode trabalhar até 50 mA ele afinal só suporta ao máximo 7 mA e sempre que trocar este componente fique com uma nota que ele não pode funcionar com frequências superiores a 200MHz caso isso seja ultrapassado ele quiema por disturbio das ligações internas dos electrões.
Para ver se ele está ou não bom meça-o e veja se ele tem cerca de 2 volts ou 2,13 volts nos terminais para ver se ele está ou não bom, para dúvidas maiores e saber tudo como tes
tar, e conhecer o funcionamento dos díodos vá ao link aqui do site onde está escrito MANUAL DE ELECTRÓNICA e veja lá tudo.

Comprimentos.
João Soares
Reparação de TV e Outros Bens de Consumo Similares

Re: diodo STV-4H 29 maio 2009 00:15 #3

Obrigado João mas os diodos STV-4H realmente não estão bons pois estão em curto-circuito
o que gostaria de saber se posso substituilos por diodos 1N4148 e no caso quantos ligaria em série para equivaler aos originais STV-4h
se puder me ajudar nesse sentido fico muito grato
Obrigado
Última Edição: 29 maio 2009 00:16 por williamcortes. Motivo: erro

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema