Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: OSCILADOR

OSCILADOR 29 Ago. 2022 22:55 #1

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 794
  • Agradecimentos 28
Boa noite.

Alguém sabe como fazer um oscilador que reproduza o som de um sino ou campainha?
Procurei na net e a única coisa que encontrei foi um esquema que junto em anexo e não funciona ou estou a fazer alguma coisa errado.

Bino.

OSCILADOR 08 Abr. 2023 01:46 #2

  • Niell
  • Avatar de Niell
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 4 anos
  • br  
  • Mensagens: 33
  • Agradecimentos 13
Cadê o anexo?
De qualquer forma, me veio à mente um circuito simples com oscilador duplo t. Desenhei rapidamente em uma folha e com alguns cálculos rápidos fiz o circuito que coloco em anexo. O trimpot deve ser ajustado até que o som se assemelhe ao máximo um sino quando se preciona o push button.
A tensão de alimentação pode ser de 6V e o potenciômetro de volume de uns 100k.
Que fique claro que não testei o circuito.
20230407_223748.jpg
Última Edição: 08 Abr. 2023 01:48 por Niell.

OSCILADOR 08 Abr. 2023 20:17 #3

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 794
  • Agradecimentos 28
Obrigado, Niell. De facto o anexo não foi enviado, pois esqueci-me de o pôr em formato PDF e ele não apareceu. No entanto ele era igual ou parecido com a parte do oscilador que me enviou, só que não tinha amplificador. Mas tenho ideia de o ter ligado a um pequeno amplificador e apenas se ouvia umas pequenas batidas. O esquema retirado da net, era aí do vosso Newton C Braga.
Assim que eu tiver tempo irei fazer esta montagem e depois direi se funciona ou não.
Bino.

OSCILADOR 13 Abr. 2023 22:08 #4

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 794
  • Agradecimentos 28
Montei o circuito numa protoboard mas não funcionou. Penso que liguei tudo corretamente, porque se tocar com o dedo no pino do potenciómetro ou na base do transístor ele faz aquele ruído característico, que indica que o amplificador está a funcionar. O problema deve estar no oscilador que não oscila. Vou ter que verificar com o osciloscópio, mas ainda não o fiz
Bino.

OSCILADOR 17 Abr. 2023 00:43 #5

  • Niell
  • Avatar de Niell
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 4 anos
  • br  
  • Mensagens: 33
  • Agradecimentos 13
Boa noite!
Lamento que o circuito não tenha funcionado. Vc tentou com 9V? Aumentando-se a tensao aumenta o ganho que ajuda nas oscilações. De qualquer forma eu o simulei no LTSpice e as oscilações amortecidas apareceram com o trimpot ao redor dos 20k (como mostra a imagem que deixo em anaxo) e a oscilar francamente com o trimpot nos 18k. Nos proximos dias montarei o circuito em protoboard para testá-lo verdadeiramente. Novamente, lamento que nao tenha funcionado. Uma boa noite!
esseosc.png

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema