Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: Ajuda para esta alteração

Ajuda para esta alteração 17 Abr. 2022 20:29 #11

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8008
  • Agradecimentos 3178
Supertronica escreveu:
isto sao TPA3116D2 de 30w vendidos como sendo 150w(ainda nao percebi bem essa parte dos 150w,quanto muito fazem 100w a 2ohms) ,mas tenho um modulo desse mono a servir de som ambiente a casa há anos .
o datasheet deles é este:

Se usares potenciómetros de 10k não vejo o problema que possas ter

tens esta versao ja pronta com potenciometros:aqui


Estude o datasheet e vai ver porque não funciona.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: mario1970

Ajuda para esta alteração 18 Abr. 2022 10:33 #12

  • mario1970
  • Avatar de mario1970
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos top50 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 502
  • Agradecimentos 51
Obrigado amigos Supertronica e zurca1599 pela ajuda.

Bem na verdade não vi no datasheet nada que me indique pelo qual não possa usar o potenciómetro duplo 10k, mas isto é o meu campo de visão.

Agora o que mais me impressiona é o facto de estar escrito no modulo stereo lá no site, que os trimers são potenciómetros de ajuste de volume independentes um para cada canal.

Eu como sou curioso e não vejo nada onde me impeça de usar o potenciómetro duplo, vou testar até porque se não der certo volto a trocar, assim tiro todas as duvidas.

Depois de testar posto aqui o resultado, porque também ainda não chegaram os potenciómetros.

Um abraço a todos e bom trabalho.

Ajuda para esta alteração 18 Abr. 2022 11:01 #13

  • Supertronica
  • Avatar de Supertronica
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 2 anos
  • pt  
  • Mensagens: 13
  • Agradecimentos 3
o potenciómetro duplo altera os 2 "valores" juntos. Não vi o que parâmetros é que altera ,mas se for ganho e INN(qua acho que é o sinal de entrada)vão juntos quando podes querer alterar somente os ganho.

Mas não analisei o circuito pelo que pode o que o Zurca disse.
Última Edição: 18 Abr. 2022 11:07 por Supertronica.

Ajuda para esta alteração 18 Abr. 2022 11:10 #14

  • mario1970
  • Avatar de mario1970
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos top50 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 502
  • Agradecimentos 51
Obrigado amigo Supertronica , a questão não é o ter um modulo já com potenciómetros de volume, trable e bass, o que eu quero é ajustar as saídas das caixas de som no modulo stereo ao mesmo tempo para ficar igualadas, mas com um único potenciómetro duplo para ajustar ao meu gosto mas por fora ( externo ) sem ter de andar a abrir e fechar a caixa para ajustar lá nos trimers.

Eu julgo não haver problema, mas se não der certo volto a trocar.

Um abraço e bom trabalho.

Ajuda para esta alteração 22 Abr. 2022 18:46 #15

  • mario1970
  • Avatar de mario1970
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos top50 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 502
  • Agradecimentos 51
Amigos boas, depois de tanto pesquisar acabei por encontrar o que realmente precisava.

Aqui neste link está a explicação do que realmente quero fazer, claro ele só está a fazer para um canal e com um potenciómetro linear simples, e eu vou fazer igual mas com um duplo.

Ficou claro que funciona.



Um abraço e bom trabalho.

Ajuda para esta alteração 22 Abr. 2022 23:05 #16

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8008
  • Agradecimentos 3178
Existem varias placas desse tipo.E até falsas ou aldrabadas, típico de chineses.

Se a placa seguir o esquema do fabricante do CI como lhe disse vai ter problema.
Mas nada impede que exista alguma em que possam ter incorporado o controlo de volume.
Depende do que comprou .

De qualquer forma veja estes youtube antes de se decidir.





Ajuda para esta alteração 23 Abr. 2022 15:51 #17

  • mario1970
  • Avatar de mario1970
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos top50 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 502
  • Agradecimentos 51
Obrigado amigo zurca1599 pela resposta.
Eu até acredito que as que comprei não sejam originais como pode ver nos links que lhe enviei, mas pensando na logica a placa já tem 2 trimpots para ajustar ao meu gosto o som, sim porque eu posso fazer isso certo?

Agora por que é que não posso colocar no lugar dos trimpots, um potenciómetro duplo 2 x 10k, se os trimpots são 10k cada um, logo são mesma coisa que os potenciómetros, a única diferença é que os trimpots são de ajustar e ficar como está por não serem de acesso fácil a eles, já que a placa fica no interior do gabinete.

Mas aplicando o potenciómetro duplo faço a mesma coisa que os trimpots só que por fora do gabinete ajusto e fica ao meu gosto, não é para aumentar e diminuir quando eu quero tipo volume, isso já eu faço na mesa de mistura.

E gostava que o amigo me explicasse qual a diferença entre o trimpot e o potenciómetro sendo os 2 com a mesma resistência 10k.

Um abraço e bom trabalho.

Ajuda para esta alteração 23 Abr. 2022 16:03 #18

  • mario1970
  • Avatar de mario1970
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos top50 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 502
  • Agradecimentos 51
Eu fui guiado por este vídeo

Ajuda para esta alteração 23 Abr. 2022 22:30 #19

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8008
  • Agradecimentos 3178
Esse vídeo explica as funções e quando/como se usam .

Mas note que é mais uma questão de nomenclatura , mas eletronicamente ambos podem fazer o mesmo.
No entanto normalmente o nome potenciómetro é usado como divisor de tensão e quando se precisa de alterar frequentemente, como na maioria dos controlos de volume/tom.

Note que como lhe disse antes só mesmo vendo o circuito se pode dizer se funciona ou não, isto é se esses trimmers na realidade estão montados como controlo de volume.

Experimente e veja o resultado.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: mario1970

Ajuda para esta alteração 24 Abr. 2022 10:47 #20

  • mario1970
  • Avatar de mario1970
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos top50 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 502
  • Agradecimentos 51
Obrigado amigo zurca1599 pela resposta.

Bem na verdade não tenho como saber se aqueles trimers foram colocados como potenciómetros de volume, até porque não existe esquema para aquelas placas, mas mesmo assim a única informação é que eles dizem que aqueles trimers são potenciómetros de volume, essa é a única informação que tenho ( veja a imagem ).

O material chaga já na próxima semana vou testar e ver o resultado final, se não me agradar volta-se a colocar tudo como estava e pronto fica a trabalhar assim.

Um abraço e bom trabalho.
Anexos:
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema