Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: 12V 555 circuito astável interface Dimmer 220v motor universal

12V 555 circuito astável interface Dimmer 220v motor universal 30 Set. 2020 07:42 #11

  • Kika37
  • Avatar de Kika37
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 4 anos
  • hr  
  • Mensagens: 26
  • Agradecimentos 2
Viva Zurca,

muito agradecida pelo eu tempo. O esquema do Zarb está claro e perceptível para mim. a minha dúvida, como fiz também chegar ao Zarb é "se neste esquema do Zarb, tendo o PWM a ser controlado pelo 555 não vou perder a regulação dos tempos on e off do 555? (estou a usar o modelo de circuito 555 que coloquei anexo com 2 potenciómetros, 1 para controlar o tempo on e outro para controlar o tempo off do 555)

Vocês são impecáveis. Obrigada :)

12V 555 circuito astável interface Dimmer 220v motor universal 30 Set. 2020 08:41 #12

  • zarb
  • Avatar de zarb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 204
  • Agradecimentos 56
Boas, Nao precisa de dois Pot.Por isso esta configurado para pwm e 1khz.Montar na portoboard e atesta.Mais informacoes de cálculos existe no aqui para 555. Baixa os datasheets dos componentes que e o manual deles.Pwm penso aqui também existe aqui a explicação.
Reparação de electrónica domestica e industrial,automóvel
Última Edição: 30 Set. 2020 08:43 por zarb.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Kika37

12V 555 circuito astável interface Dimmer 220v motor universal 30 Set. 2020 10:44 #13

  • Kika37
  • Avatar de Kika37
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 4 anos
  • hr  
  • Mensagens: 26
  • Agradecimentos 2
Viva Zarb,

muito grata pelo seu tempo com o meu problema :)

Como havia dito, sou autodidata pelo que a teoria ainda está um pouco em falta. :) Nesse sentido entendo o diagrama mas não estou a entender como o PWM vai controlar o tempo off (1h) e on (20s) do 555 e ao mesmo tempo controlar a velocidade do motor ac. Se puder ser um pouco mais KISS (Keep It Simply Simple) ficareu eternamente grata :)

Obrigado pelo seu apoio ao meu problema :)

12V 555 circuito astável interface Dimmer 220v motor universal 30 Set. 2020 11:59 #14

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Com o esquema do zarb não permite isso.
Tem que usar o circuito que colocou com o relay
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Kika37

12V 555 circuito astável interface Dimmer 220v motor universal 30 Set. 2020 17:02 #15

  • Kika37
  • Avatar de Kika37
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 4 anos
  • hr  
  • Mensagens: 26
  • Agradecimentos 2
Viva Divercentro,

grata novamente pelo seu tempo. A minha dúvida com o relay é como o ligo entre o timer e o dimmer.

Entendo que o pin 3 (output do 555) irá ligar à bobine do relay para o colocar em on/off. Mas depois em que ponto do circuito dimmer ligo os outros pinos do relay? É essa a minha dúvida principal :(

Novamente grata Divercentro

12V 555 circuito astável interface Dimmer 220v motor universal 30 Set. 2020 18:25 #16

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Tem que usar um transistor (BC237 por exemplo) para controlar o relé. Entre o pino 3 e a base do transistor use uma resistência de 470 ohms.
Os contactos do relay use em sedie use em serie com entrada de 230 volts.

12V 555 circuito astável interface Dimmer 220v motor universal 01 Out. 2020 02:49 #17

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8007
  • Agradecimentos 3178
Kika37 escreveu:
Viva Zarb,

grata pelo seu altamente válido input. Ficou clara para mim a ideia em termos de interpretação. Grata pelo seu tempo :) A minha dúvida neste esquema é que tendo o PWM a ser controlado pelo 555 não vou perder a regulação dos tempos on e off do 555? (estou a usar o modelo de circuito 555 que coloquei anexo com 2 potenciómetros, 1 para controlar o tempo on e outro para controlar o tempo off do 555)

Grata novamente pelo seu tempo e apoio tendo em vista a solução :)

Kika37

Vamos ver se me faço entender, já que quer perceber.

Um ci tipo opto como o indicado tem internamente um led e um triac.
Entre estes não existe qualquer ligação galvânica.
A activação do triac é feita apenas pela luz emitida pelo led e recebida do lado da saída por elemento foto sensível.

Assim a resposta à sua pergunta é : não altera nada o timer e os tempos do mesmo.

A figura seguinte mostra como funciona.Note que não há ligação fisica entre eles.
Pense o seguinte, do lado esquerdo tem o seu timer ligado a um led .
Do lado direito tem o seu circuito circuito dimmer mas com um switch.
Se o lede acende o switch fecha , se o led apaga o switch abre.

Assim tem as figuras seguintes do exemplo e os sinais na carga em que pode ver a acção do timer e do dimmer


circ1.jpg



8050_b.jpg



8050_c.jpg
Última Edição: 01 Out. 2020 02:51 por zurca1599.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Kika37

12V 555 circuito astável interface Dimmer 220v motor universal 01 Out. 2020 20:06 #18

  • Kika37
  • Avatar de Kika37
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 4 anos
  • hr  
  • Mensagens: 26
  • Agradecimentos 2
Viva Zurca,

A sua paciência e tolerância para com o meu caso é de louvar. Grata por isso. A sua explicação foi excelente e ficou um pouco mais claro para mim. Entendo o funcionamento do octocopler no sistema que colocou anteriormente em anexo no outro post e que funciona sem interação física entre um circuito DC e AC. Mas neste continuo com dúvidas relativamente à montagem dos 2 circuitos: dimmer e timer. Neste circuito que posta o led do pin3 do 555 não vai ligar a nenhum ponto do circuito dimmer? Sobre o switch que refere: esse switch é o octocopler? Desculpe as perguntas básicas, mas como autodidata tenho alguns problemas de entendimento se a terminologia usada nas palavras fugir um pouco ao que estou habituada. Novamente grata pela sua atenção e dos restantes colegas uma vez que me estão a ajudar com base no vosso conhecimento e sacrifício que tiveram em obtê-lo! Espero naturalmente no futuro poder também fazer o mesmo a alguém o que vocês estão a fazer por mim. ????

12V 555 circuito astável interface Dimmer 220v motor universal 01 Out. 2020 21:27 #19

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8007
  • Agradecimentos 3178
Kika37

No post anterior o led e switch foi apenas para explicar como funciona o opto.Não seria uma peça real.
Mas tem peças reais que fazem essas funções.
Veja a figura
Em A tem o circuito que usei para explicar.
Em B tem peça real um opto.
Em C tem peça real um relé.



COMP1.jpg



Talvez pegando nas suas imagens seja mais fácil para si como faz as ligações para adaptar aos circuitos que já tem.


Seu_zarb1.jpg



Aproveite e veja aqui o funcionamento das peças.

www.electronica-pt.com/componentes-eletronicos
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Kika37

12V 555 circuito astável interface Dimmer 220v motor universal 02 Out. 2020 10:54 #20

  • Kika37
  • Avatar de Kika37
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 4 anos
  • hr  
  • Mensagens: 26
  • Agradecimentos 2
Viva Zurca,

"Se não consegue explicar para uma criança de 6 anos é porque não entende bem do assunto" by Albert Einstein. :) E no seu caso as suas explicações foram sendo sempre cada vez mais simples até que eu pudesse perceber o conceito. Está perfeitamente claro agora quando usou as Figuras A, B e C bem como quando usou como exemplo das ligações nas fotos que eu havia anexado.

Vou testar como me orientou. Não tenho como lhe agradecer! Bem haja
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema