Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: [Area de projecto 12ºano] Robô baterista

[Area de projecto 12ºano] Robô baterista 02 Out. 2008 15:07 #1

Boas,
somos um grupo de quatro alunos do 12º ano, cujo projecto de Area de Projecto envolve electrónica.
A ideia inicial é fazer um robo que toque numa bateria improvisada por nos com latas e chapas.

Nada de muito complexo, deve ter dois braços e uma perna, na qual a perna vai servir para tocar num bombo baixo, um braço para o hi-hat e outra para a caixa. Os braços nao se movimentam lateralmente, apenas para cima e para baixo.

Temos como ideia usar um motor para cada membro, no entanto, temos algumas dúvidas, visto que somos iniciados em electrónica:
-Como controlar o batimento? (Basicamente, como funciona um metrónomo?)
-Será melhor tentar usar motores que andem para a frente e para trás ou utilizar um sistema mecânico para as baquetas moverem verticalmente?
-Como fazer para definir a altura em que cada baqueta bate? (O pé no primeiro tempo, uma mão no terceiro e a outra mão nos quatro tempos, e repete)

Por agora, é só isto.
Desculpem lá tantas perguntas... Nós não queremos que façam o trabalho por nós, no entanto somos muito iniciados em electrónica.

Com o avançar do projecto iremos colocar aqui mais algumas dúvidas que possam surgir.
Obrigado desde já.

Re: [Area de projecto 12ºano] Robô baterista 02 Out. 2008 17:51 #2

  • asena
  • Avatar de asena
  • DESLIGADO
  •   
  • Mensagens: 86
  • Agradecimentos 1
Rapazes,

caio na tentação de vos dizer que estão a carregar a camioneta com muita areia :D
Como iniciados que são em electrónica, penso que deveriam embarcar num projecto mais ao nível dos vossos conhecimentos.
Mas atenção, não quero com isto deitar abaixo as vossas expectativas. Há que louvar alunos que queiram fazer alguma coisa!


Bom, para os motores, eu sugiro duas situações ::

# usarem servos, iguais aos que são usados em modelismo. Estes têem que ser controlados com alguma electrónica.

# usarem um motor simples, com fins de curso para saberem quando os braços têem que parar. Também precisa de alguma electrónica.


Os vossos professores já vos falaram nos PICAXE ?
Acho que é a solução ideal para vocês, e aprendem bastante, e rápidamente.

Com o PICAXE, vocês podem controlar exactamente como querem que os motores funcionem, e assim porém o boneco a tocar a bateria.


Bom trabalho,

António Sérgio Sena

www.senaeng.com
Cumprimentos,

António Sérgio Sena

Tlm.: +351.967.033.209
Fax.: +351.236.215.256

SENAengenharia - http://www.senaeng.com

- Soluções em Sistemas Electrónicos e de Microcontroladores.

- Formação em Microcontroladores PIC

.

Re: [Area de projecto 12ºano] Robô baterista 13 Out. 2008 22:30 #3

Asena aqui? Epá, devias ser mesmo considerado um Deus para o pessoal do secundário que se está a aventurar na electrónica :D

Rapaziada, vós sois músicos como eu (quase de certeza), porque que não facilitam a situação e metem só ele a marcar um ritmo constante? Podem colocar 3 motores passo (2 mãos e uma perna) para executar o movimento.
O metronomo não e nada mais nada menos do que um cristal a oscilar com determinada frequência. O ritmo comum é de 100minimas por minuto, f=100/60. Se gerarem um sinal com determinada frequência e colocarem os controladores dos motores de passo todos sincronizados, conseguem fazer com o ritmo bata certo... Uma mão marca a pulsação constante no prato, a outra marca sim não sim não (caixa), o pé podem faze-lo bater sim não sim não contrário à caixa. Assim vai dar o ritmo: bombo caixa bombo caixa, sucessivamente... Sempre com o prato a marcar o ritmo...

Sugestão, visitem o electronicapt.com ;)

Eu estou a trabalhar num projecto com motores de passo e o asena tem ajudado imenso, estão lá várias dicas ;)

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema