Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Placas de circuito impresso

Placas de circuito impresso 19 Jul. 2012 21:21 #1

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 794
  • Agradecimentos 28
Boa noite

Olá amigos do fórum, já várias vezes tentei construir placas de circuito impresso utilizando o verniz Positiv 20 mas sem sucesso. Não consigo aplicar uma camada uniforme. Limpo bem a placa com “palha-de-aço” ou com um produto próprio para limpar metais, a placa fica a brilhar e até já tentei depois passar algodão embebido em álcool ou água com sabão para retirar alguma gordura que porventura ainda existisse, mas sem resultado. Ao aplicar o spray a placa parece que não o quer absorver, fica com se estivesse engordurada e não se espalha uniformemente como devia, acumula mais nuns lados do que nos outros. O spray já o tenho há alguns anos, mas penso que não terá perdido as características.
Alguém conhece alguma técnica para aplicar este produto corretamente?
Obrigado.


Bino

Re:Placas de circuito impresso 19 Jul. 2012 22:34 #2

  • 2207
  • Avatar de 2207
Boa noite colega Bino

Tenho feito imensas placas de circuito impresso e ficam todas impecáveis. Ainda há dias fiz 4 para
construção de 4 voltimetros com ICL7107, acerca do qual trocamos algumas impressões.

Para lavar as placas, primeiro passo com esfregão tipo palha d'aço, e depois esfrego com CIF ou algo
do género, que para além de ser um abrasivo suave, tem a capacidade de desengordurar. Seco com
um secador de cabelo, para não contaminar a placa com qualquer gordura.
Coloco a placa na horizontal e pulverizo com uma camada não muito espessa de Positiv 20.
Ainda que pareça não estar uniforme, ao fim de 1 ou 2 minutos ficará (para isso não pode estar num
ambiente muito quente). Nesta altura coloco num forno a +/- 70 graus durante meia hora (não meta
no forno da cozinha, porque o Positiv 20 deixa cheiro no forno e terá que aturar a patroa).

Se tudo tiver sido bem feito, é tiro e queda.

Quanto ao Positiv 20 ter alguns anos, provavelmente não estará bom. O prazo de validade costuma
ser 1 ano, mas se for guardado no frigorifico pode durar mais. Estou a utilizar um com 2 anos sem
qualquer problema.

Cumprimentos.

Re:Placas de circuito impresso 19 Jul. 2012 22:50 #3

  • inadim
  • Avatar de inadim
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top10 em número de mensagens
  • uy  
  • Mensagens: 1879
  • Agradecimentos 270
Boa noite 2207:

Uma pergunta: o qué é Positiv 20?
Agradeço detalhes.
Obrigado.
Abraço.

Re:Placas de circuito impresso 19 Jul. 2012 23:13 #4

  • 2207
  • Avatar de 2207
Boa noite inadim:

Positiv 20 é o nome de uma tinta fotossensivel fabricada pela empresa Kontakt Chemie. As de outras
empresas teem outros nomes.

Esta tinta destina-se a ser exposta à luz ultra violeta, que a "destroi". Nas partes da placa que foram
expostas, a tinta sai quando mergulhada num liquido revelador. As partes que não foram expostas,
ou seja as que foram protegidas pelo desenho das pistas do circuito, não saem.

Cumprimentos.
Última Edição: 19 Jul. 2012 23:14 por 2207.

Re:Placas de circuito impresso 19 Jul. 2012 23:29 #5

  • inadim
  • Avatar de inadim
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top10 em número de mensagens
  • uy  
  • Mensagens: 1879
  • Agradecimentos 270
A resposta foi muito ilustrativa,infelizmente no Uruguai nao existe
esse produto.
Obrigado 2207, e até já. :)

Re:Placas de circuito impresso 20 Jul. 2012 03:30 #6

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Esse POSITIV20 não deve estar bom, no entanto, faça um teste mesmo sem ter uma camada uniforme, se não atuar bem com a luz (pode mesmo colocar uma lâmpada fluorescente normal para testar) é porque já perdeu as características.

Re:Placas de circuito impresso 20 Jul. 2012 17:17 #7

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 794
  • Agradecimentos 28
Boa tarde

Mais uma vez agradeço as dicas dos nossos amigos.
Hoje estive a fazer mais umas experiências com o positiv 20 mas foi a mesma coisa. Para ficar coberta tem de se aplicar uma camada muito espessa. Tive depois a ver a validade do produto e realmente já passou há muito tempo, (05/09/2003). Eu já fiz algumas vezes aquilo que o amigo Rui indicou mas desapareceu tudo (pistas e tudo), mas fiquei em dúvidas com revelador que tenho, ele não é bem próprio, é um líquido verde usado em tipografias que um amigo meu me deu. Penso que é muito forte, pois até em placas pré sensibilizadas ele umas vezes dá bem, outras “come” as pistas também. A soda cáustica para dissolver em água só se vende em grandes quantidades e para um litro de água só é preciso uns 7 gramas e como não tenho balança que pese quantidades tão pequenas, não sei que quantidade hei-de pôr assim a “olho”

Obrigado


Bino

Re:Placas de circuito impresso 20 Jul. 2012 19:13 #8

  • 2207
  • Avatar de 2207
Boa tarde Bino:

O revelador é muito simples de fazer, e completamente seguro, mas é como diz o ditado:

"Entre o veneno e o remédio, a diferença está na dose".

No meu caso, também era perseguido pelo fantasma dos 7 gramas de soda caustica, até que resolvi
acabar com isso. Fiz experiencias, e cheguei à conclusão que a quantidade certa sem precisar de balança
é a seguinte:

1 colher de 5 ml (daquelas que são usadas para tomar os xaropes) de soda caustica em pequenos grãos
(tipo açucar), dissolvida em 1 litro de água.

A placa deve estar mergulhada neste revelador durante rigorosamente 2 minutos (é o tempo suficiente
para remover todo o Positiv 20, sem atacar as pistas.

Faço um revelador novo de cada vez que vou construir uma placa (se for do mesmo dia não, claro).
Afinal a soda caustica não é assim tão cara. 1 Kg deverá custar algo entre 1 e 2 €. Se comprar 1 Kg e fizer
1 litro de revelador por dia, terá certamente para muito tempo.

Cumprimentos.

Re:Placas de circuito impresso 20 Jul. 2012 21:42 #9

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 794
  • Agradecimentos 28
Boa noite

Não sei como agradecer toda a informação que me tem dado.

A colher que refere será uma colher de chá ou de sobremesa?

Quanto ao fazer um revelador para cada placa, o problema não será o custo da soda caustica mas como se trata de produtos químicos poluem o ambiente.
Onde devemos deitar o produto usado?

Por outro lado a embalagem da soda caustica tem de ser bem fechada senão perde as características. Certo?

Então, se com uma colher fazemos um litro, com meia colher podemos fazer meio litro e assim já deitamos fora menos produto.


Bino

Re:Placas de circuito impresso 20 Jul. 2012 22:33 #10

  • 2207
  • Avatar de 2207
Colega Bino:

Fico bastante sensibilizado com a sua consciencia ecológica. De qualquer modo, não me parece que a soda
caustica seja dos produtos mais agressivos para o ambiente, ainda por cima numa percentagem tão
pequena. Aliás, ela é usada para desentupir os canos de esgoto, em concentrações muito superiores.
Por isso, não tenha qualquer problema em despejar o revelador depois de usado na sanita ou no
lavatório.

Quanto à colher, parece-me que a mais parecida é uma colher de chá. Mas como deve compreender,
colheres, copos, chavenas e afins não teem medidas exactas. Por isso mencionei as colheres que
acompanham muitos dos xaropes, que medem 2,5 ml, 5 ml, 10 ml, etc.

Quanto a fazer 1/2 litro, 1 litro, 2 litros, etc., o seu raciocínio está correcto. É só aplicar a regra de 3
simples.

Este tipo de soda caustica em grão compra-se em frascos plasticos. Se nunca se meter uma colher
molhada e estiver sempre bem fechada para não entrar humidade, mantém as propriadades por muitos
anos.

Não hesite em colocar qualquer outra dúvida sobre o assunto.

Cumprimentos.
Última Edição: 20 Jul. 2012 22:37 por 2207.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema