Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Ajuda Fonte 1,2-12V 3A?

Ajuda Fonte 1,2-12V 3A? 30 Jan. 2012 19:12 #1

Sou novo no fórum, e estou com um problema no projeto de uma fonte de alimentação regulável.

Seguinte, estou precisando de uma fonte de alimentação onde eu possa regular a tensão e a corrente de saída, para ligar diretamente diodos lasers.
Estou pensando em usar uma antiga fonte ATX para fornecer uma tensão de 12V ao CI lm350, onde atravez de um potenciômetro eu regulo a tensão de saida entre 1,2-10,5V.
A parte da tensão está tudo Ok, mais o problema esta na regulagem da corrente, como faço pra regular a amperagem de saída que a fonte ira soltar para o diodo laser?

Re:Ajuda Fonte 1,2-12V 3A? 30 Jan. 2012 20:55 #2

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2433
  • Agradecimentos 358
-
-
Boa noite.

Veja esta montagem que não sendo muito simples, é muito eficaz.

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: Fonte_Regul_vel_Elektor.pdf
Tamanho do Ficheiro: 298976
O trabalho dignifica o Homem

Re:Ajuda Fonte 1,2-12V 3A? 31 Jan. 2012 03:25 #3

Eu gostaria de um circuito simples, onde eu pudesse regular a tensão e a corrente da fonte ATX.
A corrente de que eu falo é o nível máximo de amperagem que a fonte ira fornecer, não a amperegem que a fonte esta consumindo e função da carga (resistência) usada.
Ex:
Como os diodos laser praticamente não tem resistência, a corrente que passara por eles sera a corrente máxima que a fonte liberar, assim caso eu ligue o diodo diretamente na fonte ATX com o CI LM350, independente da tensão a corrente será sempre 3A que é o nivel maximo que o CI ira fornecer, queimando assim o laser.


Peço a ajuda de vcs para tentar regular a corrente dessa fonte?

:S

Re:Ajuda Fonte 1,2-12V 3A? 31 Jan. 2012 19:53 #4

  • MFM
  • Avatar de MFM
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 117
  • Agradecimentos 3
Boas,

Com permissão do colega "Electrohd",vou dar umas dicas.

Primeiro,uma fonte controlável, simultaneamente, em tensão e em corrente é sempre mais complexa do que uma só controlada em tensão.

Dito isto,não têm outra hipótese senão fazer uma destas.

Segundo,existe um método de alimentar um laser com uma fonte de corrente constante variável.
Esta fonte é muito simples e basta verificar os datasheets dos vários fabricantes,que quase todos
tem um esquema prático da mesma.

Verifique estes datasheets do LM350 :

www.zlgmcu.com/on/ds_ldo/LM350-D.pdf
www.ti.com/lit/ds/symlink/lm350-n.pdf

No primeiro tem uma fonte controlável em tensão e corrente na página 8 primeiro esquema
em cima ;defeitos: é mais complicada por ter dois LM350 e usar uma tensão negativa.
Mas é possível ser feita usando os -12V da fonte ATX,no esquema são -10V mas suponho
que não haja problemas em usar -12V.
Esta fonte regula desde 0V até ao máximo que tiver na entrada e regula desde 0 a 1.5A.

No segundo ficheiro tem uma fonte de corrente variável,desde 10mA até 3A -ver página
13 em baixo á esquerda.
Talvez seja esta fonte o ideal para alimentar o seu diodo laser,porque controla a corrente
e tem a certeza que não vai ter problemas.
É lógico que quando variar a corrente a tensão nos terminais do laser também varia.
No lugar de R1 utilize um potenciómetro de 220 ou 470 ohms-ATENCÂO que o
potenciometro tem de auguentar a potência dissipada-toda a corrente passa por ele.
Também pode substituir o potenciómetro por uma resistência calculada pela fórmula
que está junto do esquema,isto se não for necessário retocar muitas vezes
na corrente para o laser.

Nota: na fómula "Vref" é igual a 1.25V


Espero ter ajudado

Boa sorte

MFM
Última Edição: 31 Jan. 2012 19:59 por MFM.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema