Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Painel com Led´s 5 mm 12V

Painel com Led´s 5 mm 12V 03 Ago. 2008 21:32 #1

Olá, estou pensando em montar uma painel com Led´s de forma que se acionando uma chave de toque (mantendo pressionada) e o painel acenda gradativamente um led por vez, a idéia é escrever uma palvra com os led´s e fazer acender os leds (quando os led´s acenderem, tera um efeito de escrita), não tenho conhecimento nessa area, só lido com Tv´s e Som. se alguém fizer o esquema elétrico, o resto eu dou conta.
\"A ética é a linha que separa o homem da medíocridade.\"

Re: Painel com Led´s 5 mm 12V 08 Ago. 2008 01:58 #2

pergunta?
por favor olhem o link e depois me respondam!

no CI que é ligado os dois transistores BC 548 respectivamente pino 1 e 2 cujos os seus emissores sao ligados aos coletores dos transistores que fazem a saida de sinal. A pergunta é, nesse CI os pinos 4 e 15 são fechados, e eu vi em um outro projeto que só utiliza 10 saidas e o fechamento nele era 2 e 15. Eu posso usar a saida 4, 5, 6, 7 e fechar o 9 com o 15. ai o meu sequencial teria 70 canais. é possível ou eu to ficando mrio pancado e confundi tudo, quem tiver mais experiencia da uma dica ai...

PS. as saidas vão ser ligadas cada transistor em um LED.
\"A ética é a linha que separa o homem da medíocridade.\"

Re: Painel com Led´s 5 mm 12V 08 Ago. 2008 01:59 #3

\"A ética é a linha que separa o homem da medíocridade.\"
Última Edição: 24 Nov. 2015 04:08 por Rui. Motivo: retificação link

Re: Painel com Led´s 5 mm 12V 08 Ago. 2008 10:23 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
O pino 15 é o RESET, ou seja, no 4017 se pretendermos apenas 5 saídas, ligamos a saída 6 ao reset. neste caso se o pino 1 estiver ligado ao 15, podemos colocar 50 saídas.

este circuito usa um 4017 para polarizar o transistor de saída, ou seja, podemos ter 10x10 saídas deiferentes. no entanto, a saída 1, 11, 21,31.... é sempre a mesma, embora o transistor de saída não seja polarizado e não tenha saída.

Por isso está correcto o seu raciocínio

Re: Painel com Led´s 5 mm 12V 08 Ago. 2008 19:45 #5

obrigado por sanar essa duvida, é que eu não fiz curso tecnico, aprendi sozinho mesmo e em alguns casos que não tenho muita experiencia eu fico meio perdido. Aprendi a trabalhar na bancada, consertando TV e Som.



obrigado pela atenção!!!
\"A ética é a linha que separa o homem da medíocridade.\"

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema