Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Controlador - Visualizar o estado de nivel de um TANQUE com Led's

Controlador - Visualizar o estado de nivel de um TANQUE com Led's 05 Set. 2011 12:55 #1

Boas pessoal,

alguem tem esquemas electricos que permitam visualizar o estado de nivel do deposito de um tanque?

O que eu pretendo montar é um deposito de 40.000L, consituido por Led's aglomerados que indicam o nivel de água.

Preciso de um interruptor on/off que indica se existe água ou não a entrar para o deposito.
É necessário também um potenciometro para regular o nivel, e um sistema que permita simular a actuação da bomba.

O meu projecto tem de ser controlado pela programação de um PIC18F458, que funciona de 2 a 5,5V com 8 entradas analogicas

Alguem tem sugestões? Precisam de mais alguma explicação?

Espero que me possam ajudar,
Obrigado

Re:Controlador - Visualizar o estado de nivel de um TANQUE com Led's 05 Set. 2011 16:09 #2

qual a precisão do nivel do tanque vc deseja? Pode ser utilizado eletrodos metálicos de preferencia inox (quantos forem necessários de acordo com sua precisão) imersos na água e um circuito que se sensibilize quando a água tocar esse "sensor", pode ser um circuito simples com transistores BJT ou também amplificadores operacionais; a implementação do algoritimo vai depender do que vc vai utilizar no projeto como quantidade de sensores, se vai haver histerese para acionamento da bomba.

Re:Controlador - Visualizar o estado de nivel de um TANQUE com Led's 05 Set. 2011 16:14 #3

A ideia é fazer uma simulação com o PIC. Do genero, ligamos a água através de On/Off, "o deposito enche", e isso vai ser controlado por um potenciometro, e sinalizando o nivel através de LED's.
Tudo por simulações de botões, etc..

Não necessitamos de ter o tanque nem sensores de nível de água.

Muito Obrigado

Re:Controlador - Visualizar o estado de nivel de um TANQUE com Led's 05 Set. 2011 16:22 #4

qual simulador vc utiliza? Para simulações de µcontrolador utilizo o Proteus.

Re:Controlador - Visualizar o estado de nivel de um TANQUE com Led's 05 Set. 2011 16:27 #5

Eu estou a começar a fazer o esquemático no Eagle. Depois faço a placa e ligo ao PIC.

Re:Controlador - Visualizar o estado de nivel de um TANQUE com Led's 05 Set. 2011 19:09 #6

Então faça o seguinte: tenha inicialmente todo o projeto em mente, todas as entradas e saídas do PIC, se possível faça um esboço em um papel contendo todo o hardware como dito na mensagem anterior, depois é so passar o circuito para o eagle e inserir o algoritmo previamente feito, depois disso é só rodar a simulação.
OBS: Eu utilizo o MPLab da Microchip para fazer o algoritmo e programar o PIC, não sei qual vc utiliza mas o algoritmo deve estar pronto.

Re:Controlador - Visualizar o estado de nivel de um TANQUE com Led's 05 Set. 2011 20:35 #7

Também uso o MPLab, mas ainda não tenho nada programado, é o proximo passo.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema