Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Seguidor Solar

Re: Seguidor Solar 23 Mar. 2009 14:00 #11

  • asena
  • Avatar de asena
  • DESLIGADO
  •   
  • Mensagens: 86
  • Agradecimentos 1
Nenhum painel capta luz de noite, a luminosidade ambiente da luz é tão fraca, que nem deve chegar aos micro-amperes de energia fornecida...

Contudo, para o painel acompanhar o movimento do sol, e como este movimento não é numa órbita linear, será aconselhado usar dois pares de LDR.

Um par para cada eixo de deslocação. A imagem que deixei, num posto logo no início, é suficientemente explanatória.

Pode usar-se a ponte em H para comandar os motores, o que pode originar que os mesmos estejam constantemente a certar a posição e a gastar muita energia.
Ou pode usar-se um microcontrolador a verificar os LDRs, e a deslocar o painel, caso haja alguma diferença significativa de valores.

Isto não é complicado, mas se se tornar demasiado simples, então não tem os resultados esperados.
Cumprimentos,

António Sérgio Sena

Tlm.: +351.967.033.209
Fax.: +351.236.215.256

SENAengenharia - http://www.senaeng.com

- Soluções em Sistemas Electrónicos e de Microcontroladores.

- Formação em Microcontroladores PIC

.

Re: Seguidor Solar 23 Mar. 2009 17:34 #12

  • WebLogs
  • Avatar de WebLogs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 214
  • Agradecimentos 13
WebLogs escreveu:
Estou a fazer este trabalho e só vou utilizar um LDR, a meu ver de noite o painel solar só vai captar uns 4/5 da luz nocturna e em dia solar é po-lo a captar os 360ºc. Penso eu e é como vou/estou faze-lo.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Amigo eu só uso 1 (um) LDR e á noite a posição é Por do Sol e de manhã é Narcer o Sol, isto é de manhã o painel estará na posição de continuar a captar a luz solar a 100%.
O saber não ocupa espaço,temos é que nos instruir.
Última Edição: 23 Mar. 2009 17:36 por WebLogs.

Re: Seguidor Solar 26 Mar. 2009 16:23 #13

  • tgei346
  • Avatar de tgei346
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 9
Na minha opiniao, para se fazer este projecto como deve ser o circuito deve conter 4 LDR's.
2 para orientar o seguidor solar na direcção, e outros 2 para orientar a inclinação.
O problema é que nao sei como fazer o circuito. . alguem tem algo?

Outra coisa que tambem achei interessante, era fazer um software para que o seguidor solar fosse controlado via PC. Se alguem me poder ajudar nestes dois aspectos agradecia muito ;)

Re: Seguidor Solar 26 Mar. 2009 16:33 #14

  • asena
  • Avatar de asena
  • DESLIGADO
  •   
  • Mensagens: 86
  • Agradecimentos 1
Alguns posts mais atrás, eu coloquei um simples circuito com 4 LDRs. Vá lá ver se isso o ajuda.

Tem alguma experiência de programação de software? ou procura alguém que lhe faça o programa?
Cumprimentos,

António Sérgio Sena

Tlm.: +351.967.033.209
Fax.: +351.236.215.256

SENAengenharia - http://www.senaeng.com

- Soluções em Sistemas Electrónicos e de Microcontroladores.

- Formação em Microcontroladores PIC

.

Re: Seguidor Solar 26 Mar. 2009 16:42 #15

  • tgei346
  • Avatar de tgei346
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 9
Procuro alguem que me oriente. . nao teria piada fazer este projecto se mo fizessem. ..

;)

Re: Seguidor Solar 26 Mar. 2009 16:44 #16

  • tgei346
  • Avatar de tgei346
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 9
Mas nao . . nao tenho qualquer tipo de experiencia em programação. ..
tenho apenas algumas bases em c. . nada mais. .

Re: Seguidor Solar 26 Mar. 2009 16:48 #17

  • asena
  • Avatar de asena
  • DESLIGADO
  •   
  • Mensagens: 86
  • Agradecimentos 1
Para ter o sistema controlado pelo PC, teria que ser algo completamente diferente do que está no outro esquema.
Estamos a falar de um circuito microcontrolado, que é autónomo, mas pode receber ordens do PC.

É preferivel começar pelo circuito externo, e depois pensar no PC. Mas claro, nao esquecer o PC enqt se está a desenhar o circuito externo.
Cumprimentos,

António Sérgio Sena

Tlm.: +351.967.033.209
Fax.: +351.236.215.256

SENAengenharia - http://www.senaeng.com

- Soluções em Sistemas Electrónicos e de Microcontroladores.

- Formação em Microcontroladores PIC

.

Re: Seguidor Solar 19 Out. 2009 18:11 #18

estou a pensar faxer um projecto, que é um painel solar a seguir o sol diariamente. alguem tem informaçoes sobre isso???
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema