Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: teste para fonte

teste para fonte 23 Fev. 2009 15:59 #1

  • mmilan
  • Avatar de mmilan
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 2
ola, estou tentando montar um teste simples para fontes de computador, apenas para acender um led para saber se ela tem as tensões nas saidas, alguem teria um esquema desses? ou uma ideia de como montar?
obriago antecipado a todos

Re: teste para fonte 26 Fev. 2009 01:32 #2

  • djalma milan
  • Avatar de djalma milan
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • DJALMA MILAN--TÉCNICO EM ELETRÔNICA
  •   
  • Mensagens: 1537
  • Agradecimentos 1
De : milan para milan ,me explica melhor por que voce quer montar um teste a diodo led se tem por ai nas lojas multi teste analogo a R$ 19,00 ,se for comprar uma caixa ,leds resistores,etc. mais o trabalho de montar,a não ser que seja por hobi,ai tem uns esquemas de multi teste a led que indica de : 1v a 12v,me esplica melhor qual é sua intenção ,se for o caso ,procuro algum esquema para voce,um abraço ,
djalma milan .

Re: teste para fonte 27 Fev. 2009 03:58 #3

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Antes de avançar com o projecto tenha atenção ao seguinte, tenho notado que a maior parte dos informáticos, quando não tem tensão substitui a fonte, mas em metade dos casos o problema não é na fonte, a fonte não tem tensão na saída porque os circuitos da motherboard criam excesso de consumo e a fonte deixa de funcionar.

Se juntar os 5V ou 12 com a massa na saída da fonte, ela não queima, simplesmente deixa de funcionar porque se trata de uma fonte comutada que regula o consumo.

Este pessoal dos BAITOOOOS que nos arranja os computadores a nós, mete byte tira byte, tem alguma dificuldade nesta área, em mais de 50% dos casos as avarias eletricas diretas devem-se a deficiente colocação do keyboard, juntam os pinos, na motherboard está um fúsivel de superficie normalmente aberto, parece que a fonte está off que a motherboard está off na realidade foi a inclusão do teclado que provocou o dano e a fonte fica em sobrecarga posteriormente.

Verificar isto com um led não serve de grande coisa, no entanto não entendi direito se a sua ideia é esta mesmo.
Fique à vontade para fazer as perguntas que entender.

Re: teste para fonte 02 Mar. 2009 19:41 #4

  • mmilan
  • Avatar de mmilan
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 2
djalma milan escreveu:
De : milan para milan ,me explica melhor por que voce quer montar um teste a diodo led se tem por ai nas lojas multi teste analogo a R$ 19,00 ,se for comprar uma caixa ,leds resistores,etc. mais o trabalho de montar,a não ser que seja por hobi,ai tem uns esquemas de multi teste a led que indica de : 1v a 12v,me esplica melhor qual é sua intenção ,se for o caso ,procuro algum esquema para voce,um abraço ,
djalma milan .

Eu entrei no curso de eletronica e os professores passaram meio por cima em leds, eu gostaria de me aprofundar mais nesse assunto. achei em alguns sites os os valores e algumas tabelas de calculo, mais são muito genericos. dizem que basta ligar um resistor no diodo que não queima, http://www.hebeiltd.com.cn/?p=zz.led.resistor.calculator, nesse site tem um esquema basico, acho que posso me basear por ele, mais a minha ideia é apenas para poder intender melhor mesmo os leds.

Re: teste para fonte 02 Mar. 2009 20:03 #5

  • OHM
  • Avatar de OHM
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • tecnico de electronica e telecomunicações
  •   
  • Mensagens: 31
ola !!
o led nao passa de um diodo,tem o anado e catado. o led quer disser diodo emissor de luz como ja disse funciona como um diodo e emite luz

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema