Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Interruptor

Interruptor 18 Jan. 2009 20:56 #1

Boa Noite,

Estou a desenvolver um projecto que consiste em a partir de um computador desligar um luz da rede domestica. No fundo é um interrupto que liga com 5v e desliga quando tem 0v. Se alguém me poder arranjar um esquema de como isso se pode fazer, visto que no local onde pretendo ligar este interruptor como se pode ver na imagem em anexo é constituída por dois interruptores (1 e 2) e quando ligo a luz no interruptor 1 posso desliga-la no mesmo ou no 2 ou vise versa.

Caso não tenha sido bem explicito posso tentar explicar-me melhor.

Desde já muito obrigado pela ajuda.

Re: Interruptor 18 Jan. 2009 21:26 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Há no site vários esquemas que lhe permitem controlar dispositivos externos através do PC, veja esta URL

Controlo de Dispositivos Através do PC
Última Edição: 25 Nov. 2015 15:29 por Rui.

Re: Interruptor 19 Jan. 2009 01:36 #3

Obrigado pela resposta agora só gostava que me explicassem como é que funciona o esquema que eu expliquei em cima já que se eu ligar os dois interruptores sem existir uma lógica faz curto circuito se fosse com tensões de 5 volts utilizava apenas uma porta XOR onde ligava os dois interruptores e penso que teria o funcionamento que vemos em nossas casas. No entanto com este tipo de tensões n imagino como funciona.

Se Alguem me poder ajudar agradecia.

Re: Interruptor 19 Jan. 2009 06:00 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
esse circuito utiliza certamente o principio do interruptor de "comutação de escadas"

Se utilizar um relé pode utilizar o mesmo principio, pode verificar o circuito nesta url.



O comando pelas portas LPT é feito por software que pode programar como entender e saber se tem a luz acesa ou apagada.
Última Edição: 25 Nov. 2015 15:28 por Rui. Motivo: remoção link sem destino

Re: Interruptor 19 Jan. 2009 13:34 #5

Não sei se percebi muito bem o que me disse no ultimo post, por isso por via das duvidas aqui vai:
O que eu entendi do que disse foi que poderia ligar o circuito (controlado por pc) directamente a lâmpada, e deixar o circuito de interruptores já existente que o mesmo funcionaria da mesma maneira. É que o objectivo é esse mesmo a lâmpada pode ser acesa pelo pc ou pelo interruptor mecânico.

Sinto que estou a complicar algo que parece muito simples, se assim for peço imensas desculpas.

Desde já muito obrigado.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema