Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: LM35 FALSIFICADOS?

LM35 FALSIFICADOS? 23 Set. 2023 19:58 #1

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 794
  • Agradecimentos 28
Boa noite.
Alguém já fez alguma montagem com o sensor de temperatura LM35? É que, já é a terceira vez que faço uma encomenda destes sensores e nenhum funciona. Se alimentar o circuito com uma tensão acima de 6v ele aquece de maneira que não se aguenta o dedo em cima dele. Será que vem todos falsificados? Estou farto de verificar o datasheet e penso que estou a fazer tudo corretamente.
Bino.

LM35 FALSIFICADOS? 23 Set. 2023 23:10 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8007
  • Agradecimentos 3178
Onde comprou essas peças ?
Não terá algum erro na montagem ?
Deveriam funcionar com voltagens vcc de 40V max.

Tente ligar resistência em seria com alimentação ( + ) e verifique a corrente de alimentação e tensões.

LM35 FALSIFICADOS? 24 Set. 2023 00:02 #3

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Atenção ao seguinte:

Encontrei alguns CI em que os pinos 1 e 3 estão trocados.

Note que deve testar. A ligação inversa pode danificar o CI.

Também encontrei esta troca no DS18B20 em alguns CI.

Encontrei outro problma com o LM35. Alguns circuitos divulgados na Internet têm alimentação a 3,3V, porém, o integrado tem uma tensão de funcionamento minima de 4V.

Muitas vezes até funciona com os 3,3V dá valores errados mas consegue funcionar.

O DS18B20 já funciona com 3,0V e o MSP430 com 1,8V.
Última Edição: 24 Set. 2023 00:05 por Rui.

LM35 FALSIFICADOS? 24 Set. 2023 20:23 #4

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 794
  • Agradecimentos 28
De facto, onde comprei estes CIs não é muito credível. Foi da china, pela internet. Mas tenho comprado muitas coisitas assim e não tenho tido grandes problemas, apenas estes “meninos” estão malucos.
Não há erro na montagem porque ainda não há montagem nenhuma. Estou apenas a testa-los ligando o +5v e o –, e na saída um voltímetro para medir os milivoltes consoante a temperatura. Acontece que na saída aparecem uns números aleatórios com o sinal – (negativo).
Agradeço ao zurca1599 e ao Rui pela atenção. Obrigado. Vamos ver se conseguimos descobrir o “mistério”.
Bino.

LM35 FALSIFICADOS? 26 Set. 2023 19:00 #5

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 794
  • Agradecimentos 28
Amigos, hoje continuei às voltas com o meu LM35 e constatei uma coisa engraçada. Com o voltímetro na escala de verificar díodos, comecei a testar o CI como se estivesse a testar um transístor e cheguei à conclusão que as medidas eram iguais às de um transístor NPN, cuja base é o pino do meio. Então eu fiz a montagem que junto em anexo. Controlar o brilho de um LED, como se fosse um transístor verdadeiro e, para meu espanto funcionou. E mais, se trocar os pinos 1 pelo 3 funciona na mesma. Será que um LM35 verdadeiro fará isto? Vou tentar comprar alguns sem ser da china para poder comparar.
Bino.
Anexos:

LM35 FALSIFICADOS? 26 Set. 2023 20:57 #6

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8007
  • Agradecimentos 3178
Pf veja no datasheet do LM35,
Functional Block Diagram.

Quanto aos valores de resistências até pode ser como diz ,note que está a medir os valores do transístor de saída e outras partes internas do ci.

Quanto a montagem que fez , mais uma vez veja o datasheet,
na realidade esta a controlar o opam e transístor de saida e sim "vai parecer" que está trabalhar como um NPN.

Mas essa não é montagem correcta como sabe

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema