Olá coléga Ademir Freitas Machado,meus cumprimentos .
Sim,você pode trocar o tubo ( cinescópio ) deste monitor que está com a tela marcada por outro de qualquer outra marca existente,desde que respeite as características técnicas e geométricas do original,é praticamente como se fôsse-mos procurar ou, melhor,fazer uma equivalência de transistores.
Temos que verificar vários parâmetros e tentando manter a paridade entre o original e o substituto,se alterar-mos algum parâmetro,dependendo do circuito utilizado pode até ser que não faça a menor diferença,em outros casos pode ser que prejudique-mos ainda mais o circuito em reparo,por isso,é muito bom ser rigoroso e lógicamente saber-mos com profundidade o funcionamento dos circuitos envolvidos.
Com relação à padronização dos tubos ( cinescópios ) digo-lhe que nos primórdios do surjimento da televisão eles até que possuíam um certo padrão,durante décadas utilizaram o cinescópio cromático de sistema delta, onde os cátodos eram separados entre si em 120 graos.
Este veio à ser substituído pelo de sistema in line, cuja disposição dos canhões ( cátodos ) é em linha horizontalmente.
O do sistema in line perdura até os dias atuais,mas andou sofrendo várias alterações específicas de um ou outro fabricante.
Hoje nos deparamos com as novas tecnologias do LCD,PLASMA E OLD, que com certeza irão aposentar os TRCs.
Pois é,amigo,eis que o progresso de hoje é o futuro de amanhâ.
Se for tentar trocar os tubos ( cinescópios ), verifique com muito cuidado a disposição dos pinos e as características elétricas individuais dos mesmos e também muito cuidado com a MAT ( Muito Alta Tensão ) esta por sua vez quando está fora do normal,costuma gerar ou irradiar Raio-X,trazendo sérios riscos à saúde,provóca Câncer.
Aqui neste site tem algumas informações úteis para você,dê uma olhada no tópico TV-Electrônica na lateral esquerda do seu monitor,ok !!
Valeu,por hora é só que já estou no pó !!
Qualquer coisa posta aqui no fórum.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Fui !!!