Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparação de aparelhos linha branca. Máquinas de Lavar, Frio, Ar Condicionado

TÓPICO: Hotpoint Ariston KIB 644 CE (Copreci)

Hotpoint Ariston KIB 644 CE (Copreci) 10 Out. 2023 10:33 #1

Olá.

Preciso de ajuda para reparar uma placa de indução. Apesar de a marca ser italiana (Ariston KIB 644 CE), vim a descobrir que todo o circuito é de projeto espanhol, da Copreci.

A placa avariou porque entrou água para os seus circuitos, na PCB de potência (referência Copreci EC00K7G POT).

Tanto quanto percebo, a água entrou junto a uma das pontes retificadoras (seta azul na imagem). A ponte retificadora tem dois díodos queimados. Isto queimou também dois IGBTs (setas vermelhas).

Cada um dos IGBTs apresenta zero ohm entre qualquer um dos terminais, o que me leva a crer que apareceram centenas de volt no circuito de controlo do IGBT onde só deveria chegar a uns 20 volts no máximo.

Estou em crer que U2 ou U4 são pares de transistores complementares que devem ter sofrido, e é natural que alguns capacitores cerâmicos também tenham rompido devido a excesso de tensão (ainda não os testei ainda). Contudo, não sei a referência nem de U2 ou U4 (marcação 100TU só) e muito menos as características dos condensadores.

Agradeço todas as recomendações de pessoas com experiência neste tipo de avarias e que me possam dar dicas úteis.
Se por acaso alguém tiver um manual de serviço da Indesit/Ariston ou Copreci que possa partilhar seria fantástico.
Anexos:

Hotpoint Ariston KIB 644 CE (Copreci) 12 Out. 2023 18:47 #2

  • Mark7
  • Avatar de Mark7
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos
  • pt  
  • Mensagens: 22
  • Agradecimentos 6
Os transístores costumam ser iguais e IGBT essa referência será abreviada é pesquisar por Igbt + o que se conhece a ponte trocar por igual voltes e amperes condensadores se estiverem inchados trocar
Bons cozinhados.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: etmabreu

Hotpoint Ariston KIB 644 CE (Copreci) 13 Out. 2023 08:03 #3

  • M.C.Silva
  • Avatar de M.C.Silva
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  • pt  
  • Mensagens: 97
  • Agradecimentos 15
Bom dia etmabreu.
Tenho uma placa dessas que tirei de uma indução, está com avaria.
E tirei duas fotos veja, estas placas não são nada fáceis de reparar, mas tente.
A marcação do U2 e U4 na minha diz 100TK, veja, na pequena pesquisa que fiz aparece por ex. FAN 3100/FAN3100TXS, veja as características.
Corrija os componentes aparentemente com defeito Igbts **H20R1203 **40RR21 e outros componentes, pistas na placa +, e ensaie, porque penso que os U2 e U4 provavelmente estarão bons, era o que eu fazia.
Espero que consiga reparar a placa.
Anexos:
Os seguintes utilizadores Agradeceram: etmabreu

Hotpoint Ariston KIB 644 CE (Copreci) 25 Out. 2023 15:09 #4

Faz sentido que U2 e U4 sejam de facto uns FAN3100, uma vez que são gate drivers. O datasheet mostra tensão máxima de 20V e é por isso que eu tenho "medo" que estes drivers e os condensadores à volta tenham ido para o galheiro: os IGBT rebentados são um perfeito curto entre todos os terminais, gate incluída. Isso quer dizer que podem ter aparecido cerca de 325V (=220Vac retificados e filtrados) naquilo que deveria ser apenas a baixa tensão.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema