Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Hardware

TÓPICO: Fonte ATX com transistor a fazer contacto no dissipador

Fonte ATX com transistor a fazer contacto no dissipador 05 Jan. 2016 13:49 #1

  • gsousa
  • Avatar de gsousa
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 8 anos
  • pt  
  • Mensagens: 32
  • Agradecimentos 7
Boas Amigos!!!

Como estou a iniciar-me nestas andanças de electrónica, resolvi pegar nas minhas fontes atx que tinha em stock em casa, e comecei a estudar componentes, ligações, esquemas, não sei se é a melhor forma de começar, mas..... era o que tinha em casa mais à "mão"

segui vários vídeos no youtube e alguns tutoriais de análise e concerto de fontes, e tenho aqui uma que me está a deixar confuso.... para quem tem experiência pode até ser um caso simples, para mim está a ser difícil kkk

comecemos pelo princípio:

com um multímetro comecei a testar a parte primária da fonte, tenho tensão nos vários componentes, testado componente a componente com a fonte em off, não me apercebi que algum tivesse problemas.

resolvi passar para a fonte secundária, não tenho tensão nenhuma, em qualquer voltagem, comecei a testar componente a componente, e...... o detectei que um dos transístores que está fixado no dissipador de alumínio, medindo com o voltímetro na posição de díodo, quando encosto uma ponteira no perno do meio e no alumínio, faz bip e continuidade, retirei-o, fiz testes fora da placa, e parece-me que está bom, pelo sim pelo não coloquei outro, soldei, meço e exactamente a mesma coisa, está a haver passagem entre o ponto do meio e o dissipador, verifiquei outra vez a fita isolante que está entre o transístor e o dissipador, verifiquei o parafuso com aquela peça de plástico e tudo me pareceu ok, verifiquei as soldas, a placa e não consigo encontrar nada que faça contacto.

alguém já teve alguma situação destas??? que poderás estar a fazer passagem??? outro componente??? para quem é iniciante nisto não estou a conseguir descobrir o gato kkkk

a fonte não tem interesse colocar a funcionar, apenas me interessa aprender ;-)

obrigado
Gilberto

Fonte ATX com transistor a fazer contacto no dissipador 05 Jan. 2016 14:38 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Veja estes dois artigos
Fonte de alimentação comutada (chaveada))

Medir o transistor no circuito dá quase sempre mau resultado ainda mais não sabe se é mesmo um transistor bipolar ou não.

1.Verificar que tipo de transistor é (ver referencia e olhar para o datasheet)
2.Para medir o transistor faça-o fora do circuito usando este método.

Medir transistor

Ao medir semicondutores no circuito, exceto se estiverem em curto, o medidor apresenta sempre valores dos circuitos circundantes.
Não use o medidor de díodos use diretamente o ohmimetro, se o transistor tiver fuga numa junção apenas com o ohmimetro consegue ter essa noção

Fonte ATX com transistor a fazer contacto no dissipador 05 Jan. 2016 15:56 #3

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8007
  • Agradecimentos 3178
gsousa

Os transístores de potência costumam ter esse pino ligado internamente à parte metálica da package.
Ao encostar o transístor ao dissipador passa a ter contacto entre o transístor e dissipador e logo também ao pino.
Tem de ver e confirmar no datasheet desse que está nessa fonte

Se usar isolante eléctrico de mica entre o transístor e o dissipador e não estiver isolado é porque montou mal ou os isolantes eléctricos têm defeito.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema