Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Hardware

TÓPICO: Toshiba Satellite L750 com problema.

Toshiba Satellite L750 com problema. 14 Dez. 2015 16:36 #1

Boa tarde.

O meu Toshiba Satellite L750 na grande maioria das vezes funciona bem, mas por vezes sem razão aparente simplesmente desliga, ficando duas luzes a piscar. A 2ª e 3ª luz fica a piscar até eu desligar a ficha da corrente. Já procurei nos códigos de luzes para avarias mas não encontro nada para o meu modelo. Se alguém já aconteceu o mxm e me puder ajudar agradeço.

Cumprimentos

Toshiba Satellite L750 com problema. 14 Dez. 2015 16:53 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
A maioria dos casos é excesso de aquecimento do processador.
Um dos problemas dos portáteis é, muitas vezes, a deficiente entrada de ar para permitir a refrigeração do cpu. Ao fim de algum tempo, os ventiladores ficam com resíduos o que impede uma boa refrigeração e dissipação de calor. O equipamento auto desliga-se.

Mas, existem alguns casos em que problema é agravado por deficiente configuração. Basicamente, existem demasiados programas a correr simultaneamente o que fazem com que o CPU fique no limite de funcionamento.

Certifique-se que as entradas de ar estão desimpedidas, é frequente colocarmos o aparelho tapando as entradas dos ventiladores.
Abra o task manager e verifique se o CPU está próximo dos 100%.
Se a BIOS permitir veja a temperatura do CPU (compare com o normal funcionamento do processador).
Certifique-se que a ventoinha do CPU ou outras adicionais funcionam normalmente(só funcionam quando o CPU atinge determinada temperatura, não estão sempre a funcionar e têm diferentes velocidades)
Os seguintes utilizadores Agradeceram: david_csintra

Toshiba Satellite L750 com problema. 14 Dez. 2015 17:37 #3

Eu tenho sempre o computador ligado a um cooler mas de facto ele desliga mais vezes quando puxo mais por ele. Pode haver algum defeito na refrigeração do pc. vou tentar verificar o que indicou a ver se o problema está mxm ai.

Agradeço desde já o suporte prestado.

Cumrimentos

Toshiba Satellite L750 com problema. 14 Dez. 2015 18:25 #4

As ventoinhas estão a funcionar mas de facto parece que funcionam até vezes de mais. Estive a verificar e por exemplo ter um jogo a fazer update e estar a ver alguma coisa no youtube é o suficiente para o cpu ser utilizado a 100% e raramente baixa dos 90% de utilização. Não sei muito bem mas n me parece muito normal até pq este portátil até tem boas características funcionais. Haverá alguma razão para esta utilização excessiva do CPU que acaba por provocar o aquecimento deste e por sua vez se desliga?

Agradeço desde já os comentários.

Cumprimentos

Toshiba Satellite L750 com problema. 14 Dez. 2015 18:31 #5

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Deduzo que utilize o windows, não importa muito a versão.
Existem muitas aplicações que se instalam e ficam a correr em background, essas aplicações devem ser removidas e o pc limpo.
Com frequência uso este utilitário para remover todo o lixo carregado no regedit...
www.macecraft.com/jv16-powertools-x/ (limpar com segurança fazendo um backup, em 99% dos casos pode ser removido tudo o que está em excesso)

Pode não ser a causa principal, se a temperatura aumentar (a tal dissipação deficiente) o processador processa mais para compensar. Sopre as entradas de ventilação, veja se tem alguma diferença.
Última Edição: 14 Dez. 2015 18:41 por Rui.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: david_csintra

Toshiba Satellite L750 com problema. 14 Dez. 2015 22:55 #6

Nunca tinha usado esse utilitario antes mas vou experimentar e ver se ajda. Soprar as saidas de ar n me parece fazer diferenca. Vou talvez abrir o computador para ver se tem cotao ou assim nas saidas de ar.

Agradeco a informacao sobre o utilitario.

Cumprimentos

Toshiba Satellite L750 com problema. 15 Dez. 2015 09:11 #7

O utilitario funcionou bastante bem. Pude apagar bastantes processos secundários que de facto estavam a exigir muito do CPU e não tinham qualquer utilidade para p pc.

Agradeço imenso pela dicca pois não conhecia o utilitário. O pc ficou logo mais rápido e o CPU deixou de estar sobrecarregado.

Cumprimentos

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema